Executivos do iFood e startups se encontraram para trocar ideias sobre inovação aberta no iFood Innovation Day, realizado no dia 12 de setembro. Como novo integrante do Cubo Itaú, em São Paulo, a empresa recebeu empreendedores para pensar, já no presente, em soluções voltadas para o futuro.
No evento, os líderes do iFood apresentaram os principais desafios enfrentados, sua visão de futuro e como as startups podem ser parte da solução, tendo o iFood como um ecossistema completo e cheio de inovação.
O diretor de inovação da empresa, Marcos Gurgel, abriu o evento dando as boas-vindas ao público e ressaltando a importância da chegada do iFood ao Cubo Itaú para se aproximar da comunidade de empreendedores e startups. Em seguida, convidou o CEO Fabricio Bloisi para a primeira palestra.
O poder da inovação aberta
Fabricio apresentou uma linha do tempo com a história do iFood, uma empresa 100% brasileira, desde a fundação da Movile, passando pelos primeiros investimentos até chegar ao modelo atual.
Ele enfatizou que nessa trajetória foram necessárias muitas mudanças de estratégia, aprendizados e testes, além da importância da inovação para superar desafios e das parcerias com startups para criar novos negócios.
Para encerrar, comentou sobre o “jeito de trabalhar” no iFood, com alma empreendedora, foco em alta performance em busca de resultados e usando o poder da inovação para criar um futuro mais próspero.
Startups parceiras do iFood
Na sequência, Gurgel conduziu um bate-papo com líderes de startups que já são parceiras de negócio do iFood. Participaram da roda de conversa Jonas Casarin, CEO da Anota AI (chatbot para delivery), Eduardo Pietraroia, co-fundador da Frexco (delivery de hortifruti), e Manuel Coelho, CEO da Speedbird Aero (drones para delivery).
Durante o painel, os executivos falaram da importância de fechar parcerias estratégicas de startups com grandes empresas. Entre as vantagens competitivas dessa relação, eles citaram a potencialização do crescimento com otimização de processos e operações e o acesso a ferramentas e ao ecossistema do iFood, além da abertura de portas para o mercado e investidores e o ganho de credibilidade.
Além disso, passaram sua experiência para os representantes das startups presentes para a melhor escolha de um parceiro estratégico, entre elas a importância de ter alinhamento e confiança para construção de um negócio perene.
Executivos do iFood fazem pitch reverso
Para fechar o encontro, executivos do iFood fizeram um pitch reverso, apresentando os desafios de suas áreas com oportunidades para as startups presentes trazerem soluções inovadoras.
Arnaldo Bertolaccini, vice-presidente de Restaurantes, falou das oportunidades dentro do portfólio de soluções de Software as a Service para restaurantes. Marcel Alonso, diretor sênior de Logística, comentou sobre as necessidades para os próximos passos em logística para os serviços de Restaurantes e Mercado.
Por fim, Gustavo Queiroz, head de Inovação, trouxe o desafio de acelerar as categorias em desenvolvimento no iFood: Farmácia, Bebidas, Pet Shop e Shopping.
Para terminar, houve ainda um happy hour, momento de conexão e de acesso direto aos líderes após o entendimento das oportunidades apresentadas.