Projeto busca iniciativas, em todo o país, para fomentar o ecossistema de inovação
Fomentar a inovação e o ecossistema de startups é um dos pilares da atuação do iFood. A empresa busca constantemente soluções para o mercado de delivery — e para movimentar todo o ecossistema de tecnologia e alimentação.
Uma dessas iniciativas é o iFood Labs, um hub de inovação lançado em outubro de 2021 para testar, codesenvolver e investir em novas soluções para o mercado. Com a iniciativa, startups de todo o país podem se inscrever e fazer seu pitch para angariar investimento para seus projetos. Já fizeram investimentos públicos, por exemplo, as empresas Hekima, E-Comanda, Site Mercado e Synkar.
“Iniciativas como essa são fundamentais para incentivar novas ideias, em todo o país. O Brasil é imenso, com diferentes realidades e oportunidades de norte a sul. Poder encontrar soluções e propostas com tamanha capilaridade é dar espaço a todo esse potencial”, explica Marcos Gurgel, diretor de Corporate Venture, Open Innovation e Jet Skis do iFood.
Em apenas três meses, o iFood Labs possibilitou 180 novas conexões com o ecossistema, testando 45 startups. Ao todo, já foram gerados 30 novos negócios e 7 investimentos nas áreas de foodtech, logística, varejo, martech, fintech e greentech —pilares ligados ao negócio do iFood.
“Fechar o ano com tantas conexões e uma média de 10 novos negócios por mês é gratificante. Nos mostra que estamos no caminho. Como maior foodtech da América Latina, sabemos que é parte do nosso dever desenvolver a Nova Economia em nosso país”, diz Gurgel.
Como se inscrever?
Para se inscrever, é preciso acompanhar o calendário de pitches divulgado na página oficial da iniciativa.
O último pitch day aconteceu em 6 de dezembro, em Londrina (PR), para uma edição especial na cidade. Na ocasião, foram contempladas foodtechs de desintermediação de alimentos, logtechs de mapeamento e malhas urbanas e startups de varejo focadas em picking e PDV.
O próximo pitch day, de “Retail – PDV e sistemas de picking”, terá data divulgada em breve. No entanto, já é possível se inscrever. Podem se alistar startups que proponham novas soluções de PDV (ponto de venda) que ajudem a base de restaurantes na gestão de seus negócios; Do ponto de vista do mercado, buscam-se sistemas de picking (escolha e retirada de produtos) que garantam mais produtividade na gestão logística do iFood Mercado.