Marcos Gurgel, diretor de Corporate Ventures, Open Innovation & Jet Skis, traz um pouco do clima do evento
Mentes inovadoras se reuniram de 13 a 16 de janeiro para trocar ideias no Rio Innovation Week. O evento, realizado no Rio de Janeiro, trouxe 500 palestrantes — entre eles o cofundador da Apple, Steve Wozniak, e o presidente da Virgin, Richard Branson — e atraiu mais de mil startups.
O diretor de Corporate Ventures, Open Innovation & Jet Skis do iFood, Marcos Gurgel, também se apresentou: ele conversou com o público sobre o modelo Jet Ski de inovação adotado na foodtech. “O grande mote do evento foi empreendedorismo e novos negócios, com muitas empresas e startups desejando criar coisas novas”, afirma. “Houve um consenso de que o evento foi muito maior do que a expectativa, o que revela um interesse gigantesco das pessoas pelos temas de inovação e empreendedorismo.”
Ele conta que, entre os palestrantes e expositores, uma boa amostra do ecossistema de inovação brasileiros esteve representada no evento, cobrindo temas variados, de agtech ao setor de turismo. No seu estande, o iFood mostrou inovações como veículos autônomos, e atraiu a atenção dos empreendedores. “Notei bastante interesse naquilo que estamos fazendo em termos de inovação tecnológica.”
Nessas interações, muitos empreendedores e startups puxaram conversa com o iFood por estarem interessados em trabalhar em parceria com a foodtech. “Umas 50 startups me procuraram querendo desenvolver algo em conjunto ou para falar de soluções aplicáveis no iFood. Isso mostra que eles nos veem como um possível parceiro com quem desenvolver novas ideias”, afirma.
E muita gente quis saber o segredo do iFood: como manter o espírito de inovação ativo mesmo sendo uma grande empresa. “A partir do momento em que o iFood vira uma grande corporação, com quase 6.000 profissionais, eles querem saber como mantemos a velocidade no ritmo de inovação”, revela Marcos —que responde a essa pergunta neste artigo.