Já está mais do que consolidada a ideia de que as startups podem oferecer soluções a problemas emergentes, criar demandas a partir de novos modelos de negócios e também resolver velhos desafios com inovação.
Não é à toa que o crescimento de atividades de Open Innovation (Inovação Aberta) no Brasil tem sido de 125% ao ano desde 2016, de acordo com a Open Startups.
Ainda segundo o levantamento, a cada ano, o relacionamento entre startups e corporações aumenta 75% e se revela importante porque traz uma série de benefícios para as organizações envolvidas:
- Permite o acesso a ideias, conhecimento e recursos externos;
- Acelera seus processos de inovação;
- Reduz riscos e custos;
- Aumenta suas capacidades de inovar;
- Impulsiona seu crescimento;
- Mantém as empresas competitivas.
O iFood Labs sabe que essa relação contribui para consolidar a cultura da inovação, traz dinamismo e eficiência para o mercado e gera maiores oportunidades. Por isso, a empresa estabelece conexões estratégicas com startups.
iFood Labs: inovação e colaboração
O iFood está entre as três empresas brasileiras que melhor se relacionam com o ecossistema de startups. Essa aproximação acontece por intermédio das iniciativas do iFood Labs, o hub de inovação que promove a aceleração de novos negócios por meio de programas voltados para testar, co-desenvolver e investir em novas soluções
O objetivo do iFood Labs é promover a colaboração, revisar as práticas de inovação, empreendedorismo e modelos de negócios, para facilitar a criação de produtos e serviços que transformem cada vez mais a vida do público final. Desde maio de 2021, quando foi lançado o iFood Labs, essa vertical já realizou quase 500 conexões entre startups e investidores, hubs, aceleradoras e universidades.
E há espaço para várias dessas conexões acontecerem: informações da plataforma de inovação Distrito apontam a existência de quase 13 mil startups ativas no Brasil. Dessas, a maioria são fintechs, representando 12,7% do total das startups ativas, seguidas pelas martechs (10,16%) e pelas retailtechs (10,04%). Todas essas têm match com os principais pilares dos negócios do iFood e, além delas, as foodtechs e as logtechs também têm esse fit.
Oportunidades para startups no iFood Labs
Desde a automatização de envio de mensagens aos restaurantes da rede iFood até a entrega de refeições realizadas por drones e a moto elétrica, o laboratório de inovação do iFood Labs proporciona testes e aperfeiçoamento de inovações. As startups Anota AI, Speedbird Aero e Voltz, que desenvolveram esses três projetos em parceria com o iFood, foram beneficiadas com o know-how da empresa e com o próprio ecossistema.
Existem algumas outras vantagens de fazer parte desse ecossistema de inovação:
- Visibilidade e oportunidades para a startup expandir os negócios;
- Testagem e aperfeiçoamento das soluções;
- Implementação das inovações no mercado e agregação de valor;
- Métodos e comprometimento e foco para cocriar novos produtos e serviços;
- Análise da concorrência e observação de tendências;
- Aceleração de novos negócios;
- Reconhecimento do potencial inovador.
A abordagem de colaboração e os recursos oferecidos têm proporcionado oportunidades, parcerias estratégicas e consolidação de novas startups no mercado. Já é um dado conhecido que metade das startups encerram suas atividades em menos de 4 anos de existência. Por isso, o iFood Labs é um parceiro relevante no fomento ao cenário de inovação brasileiro.
Se você quer conquistar esses resultados para sua empresa, fazer novas conexões, contribuir para o ecossistema de startups e oferecer as melhores experiências aos consumidores, envie o pitch de sua solução para o iFood Labs e seja nosso parceiro!