Carregar o carro elétrico no estacionamento de supermercados e de shoppings já é natural em alguns países do mundo. A novidade, agora, é o carregamento ultrarrápido que a rede varejista IKEA começou a oferecer nos estacionamentos de suas lojas nos Estados Unidos, informa a Fast Company.
Em parceria com a Electrify America, a IKEA vai instalar mais de 200 carregadores públicos em unidades de 18 estados do país, rumo à meta de ser uma empresa mais alinhada com a economia circular e climaticamente positiva até 2030.
Com a ação, a varejista vai quadruplicar a quantidade de carregadores em suas lojas, mas com um diferencial: os novos equipamentos são os mais velozes do mercado. Em 20 minutos de carga, eles garantem entre 300 e 500 quilômetros de autonomia para o carro (e atingem de 150 a 350 kW) –
Além da iniciativa voltada para os veículos elétricos dos clientes, a IKEA se juntou com a Electrify Commercial para viabilizar a instalação de equipamentos de recarga para a frota de entrega da própria varejista, com o objetivo de eliminar, até 2025, todas as emissões de carbono, das entregas de mercadorias aos seus destinos finais.
Segundo Javier Quiñones, CEO e diretor de sustentabilidade da IKEA norte-americana, o objetivo é contribuir com a viabilização de cidades de baixo carbono, facilitando a circulação de pessoas de forma conveniente, acessível e sustentável. “Isso significa oferecer aos clientes formas mais sustentáveis de locomoção às lojas e gerar e utilizar energia renovável em casa”, afirma.
Tendência mundial
Outras empresas norte-americanas, como a rede de supermercados Whole Foods e a rede de cafeterias Starbucks, também aderiram à iniciativa e disponibilizam carregadores para veículos elétricos nos estacionamentos de suas lojas.
Ações como essa ajudam a encorajar o uso desse tipo de automóvel: por demorarem um tempo consideravelmente maior para carga completa em relação a encher o tanque em um posto de combustível, por exemplo, a possibilidade de carregar o carro enquanto se faz compras em lojas de varejo traz mais facilidade e praticidade para os usuários.
No Brasil, o iFood foi o primeiro no setor de delivery a investir em motos elétricas como uma alternativa mais econômica e sustentável para os entregadores. Além da utilização de energia limpa para o funcionamento, os custos de manutenção e de combustível são consideravelmente menores em relação aos modelos movidos a combustível fóssil.
Além do carro elétrico
As ações sustentáveis da IKEA não se restringem à viabilização da recarga de veículos em seus estacionamentos. Ainda que as lojas da empresa geralmente fiquem em locais afastados dos centros urbanos, há um movimento para viabilizar outras formas de acesso.
É o caso de uma filial de Viena (Áustria), inaugurada em 2021, que fica em um bairro acessível por meio de caminhadas, transporte público ou bicicleta. A unidade, aliás, não possui estacionamento: é uma forma de desestimular o uso de carros. Como alternativa, a IKEA oferece a opção de entrega por bicicleta elétrica a quem comprar móveis grandes.