O iFood é uma das 20 empresas vencedoras do prêmio Innovative Workplaces da MIT Technology Review Brasil, que reconhece as organizações que se destacam no cenário brasileiro de inovação, incluindo cultura organizacional, métodos de trabalho e uso de tecnologia para melhorar a experiência dos colaboradores.
Essa é a terceira vez que o iFood (que já havia sido premiada em 2022 e 2023) recebeu o selo “Innovative Workplaces Brasil 2024”. A entrega foi realizada durante o evento realizado no dia 4 de julho, em São Paulo.
A inovação é um dos pilares da cultura do iFood, tanto que a empresa tem times específicos, enxutos e multidisciplinares, para colocar as ideias em teste sem medo de correr riscos –são os Jet Skis.
“Nossa área está sempre buscando novas ideias e projetos, que chamamos de Jet Skis. Essa abordagem nos permite explorar novos territórios e oportunidades de inovação que ainda não foram abordadas, mantendo-nos sempre à frente”, afirma Marcos Gurgel, diretor de inovação do iFood.
Neste ano, mais de 2.000 companhias se inscreveram no prêmio – o dobro em relação ao ano passado. Além do iFood, foram premiadas:
- Alelo
- Ambev
- Boston Scientific
- Grupo Boticário
- Bradesco Seguros
- BrasilPrev
- Generali
- Gerdau
- Itaipu Binacional
- Mobiup
- NTT Data
- Oxygea Ventures
- Petrobras
- SAS
- Teleperformance
- Vibra Energia
- VLI
- Vivo
O que é o Innovative Workplaces?
O Innovative Workplaces é uma premiação criada em 2022 pela MIT Technology Review Brasil para eleger as melhores 20 empresas mais inovadoras do Brasil. Durante um ano, as campeãs podem usar um selo que simboliza seu espírito de inovação em todos os setores da operação.
Para conceder esse selo, a MIT Technology Review Brasil avalia as empresas levando em conta as ações relacionadas à inovação em quatro eixos: gestão, produtos e serviços, marketing e processos.
“Nosso objetivo é fomentar a cultura de inovação no ambiente corporativo do Brasil. Buscamos promover o amadurecimento do uso da tecnologia, premiando as boas práticas e fornecendo relatórios com sugestões para aprimoramento”, explica André Miceli, CEO da MIT Technology Review.
Para eleger as empresas vencedoras do Innovative Workplaces, chegar ao resultado, a MIT Technology Review Brasil avalia também critérios como diversidade, decisão por dados e inovação aberta.
Essa análise é quantitativa (as empresas respondem a um questionário) e qualitativa (entrevistas com os executivos das companhias). “Além de reconhecer a capacidade dessas empresas inovarem, privilegiamos as que entregaram projetos relevantes nos últimos 12 meses”, diz André.
No Innovative Workplaces 2023, as empresas premiadas foram: Algar Tech, Boston Scientific, Bradesco Seguros, Brasilprev, Braskem, Carrefour, Claro, Generali, Hilab, Hospital Albert Einstein, iFood, Lojas Renner, Mercado Bitcoin, Nestlé, Octadesk, Petrobras, Siemens, Vibra Energia, VIVO e Wemobi.
Na primeira edição, realizada em 2022, as vencedoras foram: Ambev; Braskem; C&A; Banco Carrefour; Cisco; Conexa Saúde; G4 Educação; Generali; Hospital Albert Einstein; iFood; Movida; Nestlé; Olist; Omnify; Reserva; SAS; Siemens; Tecban; Vibra Energia e Wemobi.