O iFood é uma das empresas vencedoras do prêmio Innovative Workplaces da MIT Technology Review Brasil, que reconhece as organizações que se destacam no cenário brasileiro de inovação, incluindo cultura organizacional, métodos de trabalho e uso de tecnologia para melhorar a experiência dos colaboradores.
Essa é a quarta vez que o iFood (que já havia sido premiado em 2022, 2023 e 2024) recebeu o selo “MIT Innovative Workplaces Brasil”. A entrega foi realizada durante o evento realizado no dia 30 de setembro, em São Paulo.
“Esse tipo de premiação e reconhecimento reforça que estamos no caminho certo”, afirma Maria Rigatto, gerente de Open Innovation do iFood, que foi receber o prêmio.
“Quando pensamos em inovação no iFood, não é sobre um projeto ou iniciativa pontual, faz parte da nossa história. O impacto de inovação no iFood é estrutural, a empresa seria outra se não fossemos empreendedores com consistência. Ser considerada a empresa com maior capacidade de inovação no Brasil só reforça nossa cultura”, completa.
O que é o MIT Innovative Workplaces Brasil?
O Innovative Workplaces é uma premiação criada em 2022 pela MIT Technology Review Brasil para eleger as melhores 20 empresas mais inovadoras do Brasil. Durante um ano, as campeãs podem usar um selo que simboliza seu espírito de inovação em todos os setores da operação.
Seu objetivo é fomentar a cultura de inovação no ambiente corporativo do Brasil e promover o amadurecimento do uso da tecnologia, premiando as boas práticas e fornecendo relatórios com sugestões para aprimoramento.
Origem e objetivos da premiação
O MIT Innovative Workplaces é uma premiação criada em 2022 pela MIT Technology Review Brasil com o objetivo de eleger as 20 melhores empresas mais inovadoras do Brasil anualmente.
É uma iniciativa para fomentar a cultura de inovação no ambiente corporativo brasileiro, promovendo o amadurecimento do uso da tecnologia e reconhecendo as melhores práticas do mercado.
As empresas contempladas com o selo podem utilizá-lo por um ano completo, simbolizando seu espírito de inovação em todos os setores da operação. Este reconhecimento serve como diferencial competitivo e validação externa da capacidade inovadora das organizações.
Critérios de avaliação
Para conceder esse selo, a MIT Technology Review Brasil avalia as empresas levando em conta as ações relacionadas à inovação em quatro eixos: gestão, produtos e serviços, marketing e processos.
Para eleger as empresas vencedoras do Innovative Workplaces, chegar ao resultado, a MIT Technology Review Brasil avalia também critérios como diversidade, decisão por dados e inovação aberta.
Essa análise é quantitativa (as empresas respondem a um questionário) e qualitativa (entrevistas com os executivos das companhias). “Além de reconhecer a capacidade dessas empresas inovarem, privilegiamos as que entregaram projetos relevantes nos últimos 12 meses”, diz André.
Premiação 2025: novidades e destaques
Atualizações na Metodologia de Avaliação
Neste ano, a premiação teve atualizações. “Analisamos como três elementos-chave influenciam os processos inovativos: Inteligência Artificial, ESG e Ambidestria”, explicou Rafael Coimbra, editor-executivo da MIT Technology Review Brasil.
Ele afirma que o ambiente competitivo intenso demanda velocidade para inovar em duas frentes simultaneamente: no curto prazo, otimizando ao máximo os recursos organizacionais existentes, e no longo prazo, desenvolvendo produtos e serviços inéditos.
“Além disso, identificamos uma correlação evidente entre a implementação de inteligência artificial e a diminuição de custos operacionais nas empresas”, completa.
Lista dos Vencedores MIT Innovative Workplaces 2025
Nesta edição, mais de 2.000 companhias se inscreveram no prêmio. Além do iFood, foram premiadas:
- Ambev
- Ancar Ivanhoe
- Bradesco Seguros
- Brasilseg
- Claro
- Generali
- Grupo Boticário
- Hospital Moinhos de Vento
- Johnson & Johnson
- Leroy Merlin
- Lojas Renner S.A
- Minerva Foods
- NTT Data
- Petrobras
- Positivo S+
- Repsol Sinopec Brasil
- TIM
- Vivo
- WEG
Histórico de vencedores
Em 2024, as organizações reconhecidas foram:
- Alelo
- Ambev
- Boston Scientific
- Bradesco Seguros
- Brasilprev
- Grupo Boticário
- Generali
- Gerdau
- iFood
- Itaipu Binacional
- Mobiup
- NTT Data
- Oxygea Ventures
- Petrobras
- SAS
- Teleperformance
- TIM
- Vibra Energia
- VLI
- Vivo
Já no Innovative Workplaces 2023, as empresas premiadas foram:
- Algar Tech
- Boston Scientific
- Bradesco Seguros
- Brasilprev
- Braskem
- Carrefour
- Claro
- Generali
- Hilab
- Hospital Albert Einstein
- iFood
- Lojas Renner
- Mercado Bitcoin
- Nestlé
- Octadesk
- Petrobras
- Siemens
- Vibra Energia
- VIVO
- Wemobi
Na primeira edição, realizada em 2022, as vencedoras foram:
- Ambev
- Braskem
- C&A
- Banco Carrefour
- Cisco
- Conexa Saúde
- G4 Educação
- Generali
- Hospital Albert Einstein
- iFood
- Movida
- Nestlé
- Olist
- Omnify
- Reserva
- SAS
- Siemens
- Tecban
- Vibra Energia
- Wemobi