Inteligência artificial para gerir uma logística complexa

Hoje há mais de 100 modelos de inteligência artificial rodando dentro do iFood

A tecnologia é um dos principais pilares de inovação do iFood. Hoje há mais de 100 modelos de inteligência artificial rodando dentro da empresa, desenvolvidos internamente. “A empresa tem 6 mil pessoas, e metade ou é engenheiro ou é cientista de dados”, diz o VP de estratégia e finanças Diego Barreto. “Boa parte do iFood é gerido no dia a dia por esses modelos. A compreensão do tempo, da oferta, da demanda, da topografia, do horário, do dia da semana, de um ponto específico que envolva Copa do Mundo, um feriado e coisas do tipo, isso tudo é gerenciado por um algoritmo que usa capabilities de machine learning.”

É um processo que vem se desenrolando desde 2019. “Foi quando tomamos a decisão: precisamos ser uma empresa de inteligência artificial. O nível de complexidade do iFood não vai nos permitir fazer algo por meio de regras duras: se isso, então aquilo”. No mesmo ano, Sandor Caetano foi contratado como Chief Data Scientist. No ano seguinte, para acelerar a transformação por meio da aquisição de talentos, houve a compra da Hekima, startup mineira de IA. “A gente trouxe todo esse time para dentro, e eles se tornaram sócios do iFood. Estão aqui até hoje.”

Leia a matéria na íntegra publicada por: Forbes

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