Mais do que tendência, transformação digital é regra para qualquer negócio

Saiba tudo sobre transformação digital, seus benefícios, como aplicá-la em uma empresas, quais os tipos e quais os benefícios.

Transformação digital deixou de ser exceção para ser regra em qualquer tipo de negócio, seja ele pequeno ou grande, nascido antes da era digital ou pós. 

Portanto, saiba tudo sobre o processo, seus benefícios, como aplicá-la em uma empresas, quais os tipos e quais os benefícios.

O que é transformação digital?

Transformação digital é o processo de incorporar novas tecnologias à criação de produtos, processos, serviços e experiência de usuário em uma empresa ou organização. 

Além disso, essas novas tecnologias estão remodelando a economia e expandindo as fronteiras da revolução digital, criando oportunidades de inovação nas diversas áreas do conhecimento.

Mais do que a adoção de novas tecnologias, o conceito tem a ver com estratégias e novas formas de pensar das organizações.   

No contexto competitivo, tem ocasionado fenômenos, como a descentralização da inovação, criação de plataformas digitais e a inovação combinada. 

Exemplos de transformação digital

Exemplos de transformação digital são a adoção de novas tecnologias como a inteligência artificial, big data, internet das coisas, blockchain, metaverso e computação em nuvem. 

Além disso, essas tecnologias podem ser aplicadas nas mais diversas áreas de uma empresa, como vendas e relacionamento com clientes, marketing e recursos humanos. 

Mas são as áreas de operação, produção e serviços as prioritárias para esse processo nas empresas de pequeno porte. 

Enquanto isso, nas empresas de médio e grande porte, o conceito é mais importante no sistema de gestão.  A conclusão é da pesquisa Transformação Digital, do Insper e Robert Half. 

Qual a importância da transformação digital?

A importância da transformação digital para uma empresa e para sociedade é a de gerar valor para o negócio, o que traz consequências positivas para todos. 

Nesse sentido, implementar o processo em uma empresa e na sociedade é uma questão de sobrevivência às mudanças constantes no ambiente organizacional.

Outro ponto importante é o fato que a difusão de tecnologias digitais está transformando a essência de transações, produtos e serviços. 

Benefícios da transformação digital

Os benefícios de se investir na transformação digital são inúmeros e de natureza diversa, mas abarcam os diferentes setores e níveis de uma organização. 

Otimização de tempo e recursos, melhoria na experiência do cliente, aumento de vendas e produtividade, inovação, criação de valor e novas formas de interação, são alguns benefícios. 

Por isso, cada vez mais cientes desses benefícios, organizações investem em tecnologias digitais. 

Investir mais em tecnologia em 2022 é prioridade para 59% das organizações, segundo a pesquisa Digital Leadership Report 2021, da empresa de tecnologia Nash Squared.  

Conheça os seus pilares

Os pilares da transformação digital são cinco, de acordo com Daniel Rogers, autor de Transformação Digital: repensando seu negócio para a era digital (2017). 

São eles: clientes, competição, dados, inovação e valor. Entenda mais sobre cada conceito: 

Clientes 

O processo modificou a forma como as empresas se relacionam com seus clientes, que deixaram de ser alvo de vendas para se tornarem mais influentes do que nunca. 

Eles se conectam e interagem de forma dinâmica com uma marca por meio de ferramentas digitais, cujo uso mudou a maneira como descobrem, avaliam, compram e compartilham. 

Competição 

Antes da transformação digital, a competição e parcerias eram vistas como opostos: empresas muito parecidas competiam entre si e empresas semelhantes cooperavam mutuamente. 

Mas as tecnologias digitais têm transformado este paradigma, em que empresas rivais buscam ter mais influência entre consumidores do que a concorrência em si. 

Dados 

Os dados são uma força vital e ativos estratégicos para qualquer empresa, alimentando ferramentas analíticas que servem de base para previsões, decisões e planejamento.

Nesse contexto, o big data tornou-se ferramenta essencial para as organizações alinhadas à transformação digital e que buscam, através dos dados, entender como podem gerar valor. 

Inovação 

Inovação significa desenvolver, testar e lançar novas ideias no mercado. A transformação digital possibilitou um aprendizado contínuo e experimentação rápida. 

Isso significa que o processo de desenvolvimento de produtos inovadores, dentro desse contexto, economiza tempo, reduz custos e melhora o aprendizado organizacional. 

Valor 

O objetivo final é o valor ou proposta de valor que um negócio entrega a seu cliente. 

Se antes a proposta de valor era imutável e definida por setores, hoje é a evolução das necessidades do cliente que a determina. 

Tipos de transformação digital

Aplicação e uso de machine learning, inteligência artificial, big data, realidade virtual, business intelligence, data-driven marketing, 5G e metaverso, são alguns exemplos.

Essas tecnologias podem ser aplicadas desde chatbots no atendimento ao cliente e nas ferramentas de marketing, à detecção de fraudes e ao recrutamento de pessoal. . 

Como ela é feita?

A transformação digital em uma empresa é feita primeiramente pelo entendimento de seus benefícios por parte de executivos e CEOs, que devem aderir à ideia de mudança e inovação. 

Antes de mais nada, o processo deve ser cultural: todas as áreas e setores devem entender, absorver, respirar e praticar um mindset ágil e transformador. 

Quais são as etapas da transformação digital?

Em qualquer empresa pré-digital, deve ser feita em etapas, mas deve ser orientada por uma estratégia e não apenas pela implementação de tecnologias. 

Segundo artigo da  criadora de conteúdo e especialista em marketing digital Nancy White, há sete etapas fundamentais para a implementação da transformação digital. Confira: 

  1. definir qual o valor para o negócio ser digital, o porquê da mudança;
  2. preparar a equipe para a mudança e colocá-la no centro da transformação;
  3. começar com iniciativas pequenas e mensuráveis;
  4. escolha as soluções tecnológicas que estarão alinhadas com estratégias de longo prazo;
  5. procure parceiros que complementam seus pontos fortes e entendem de seu negócio;
  6. obtenha feedbacks, aprenda com a experiência e ajuste o que for necessário;
  7. escale e transforme, aplicando estratégias similares para diferentes áreas do negócio.

Inovação e transformação digital: entenda a relação

Inovação é qualquer mudança em um produto, serviço ou processo de um negócio que agrega valor a ele. Pode ser uma melhoria ou até a criação de algo novo e disruptivo. 

Na nova era, o processo de inovação exige experimentação rápida e aprendizado contínuo, o que só é possível quando um negócio passa por esse processo. 

Com as novas tecnologias, é mais fácil e rápido testar e validar ideias inovadoras, com custos menores e mais agilidade do que antes.

Consultor de transformação digital: quando contratar?

Um consultor de transformação digital deve ser contratado quando a empresa precisa de uma mudança assertiva, estruturada e que envolva toda equipe na jornada. 

Esse profissional vai identificar quais as necessidades da empresa e encontrar formas pelas quais as tecnologias podem melhorar a eficiência e diminuir gargalos do negócio.  

Como implementar a transformação digital nas empresas?

Implementar a transformação digital na empresa começa com o diagnóstico de maturidade digital, ou seja, que é uma avaliação de quais são as tecnologias usadas nos processos. 

Segundo a Harve -Escola de Inovação, os passos seguintes são a elaboração de um plano detalhado de transformação, o que pode levar até 15 dias. 

Em seguida, esse plano de ação é colocado em prática, juntamente com o acompanhamento da implementação das ações propostas, processo que dura, em média, 30 dias.  

Tendências e desafios da transformação digital

As tendências estão sendo consolidadas desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 acelerou mudanças, e negócios tiveram de se adaptar ao processo. 

O relatório Tendências Deep Digital Business 2022, da consultoria LLYC, traz as seguintes tendências: democratização de dados, metaverso, marketing inclusivo, multi cloud e IA. . 

Apoio inconsistente de lideranças e falta de profissionais qualificados são os principais desafios da transformação digital. 

As informações fazem parte de um relatório da empresa de consultoria em transformação digital Wipro com 1.400 executivos em 2019. 

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