Criadas na indústria de softwares, as metodologias ágeis estão cada vez mais presentes em diferentes tipos de organizações.
Baseadas em autonomia, responsabilidade, transparência e colaboração, elas são poderosas aliadas das organizações que buscam mais eficiência e resultados.
Portanto, entenda tudo sobre metodologias ágeis, como funcionam, quais são os tipos mais importantes e como o iFood trabalha com as metodologias ágeis.
O que são metodologias ágeis?
Metodologias ágeis – também chamadas de agile – são um conjunto de métodos e estratégias usados nas várias etapas de um projeto, como produtos, apps, softwares e serviços.
Assim, seu objetivo é simplificar processos através da capacidade de rápida adaptação para se obter vantagens competitivas.
Os princípios das metodologias ágeis são: observar o fluxo de trabalho, tornar esse fluxo transparente, medi-lo, olhar os resultados e trabalhar de maneira colaborativa.
Além disso, a metodologia ágil é interativa (repetição que gera uma sequência) e incremental (construção e divisão do projeto em partes).
Desta forma, elas vêm acompanhada do desenvolvimento ágil, cujo foco é o método colaborativo, em que todos os envolvidos no projeto colaboram entre si.
Origens das metodologias ágeis
As metodologias ágeis surgiram dentro da indústria de software, quando profissionais observaram que projetos estavam dando errado pois eram usados métodos tradicionais.
Eles se deram conta de que a criação de softwares não podia ser feita com a metodologia tradicional, como aquela aplicada a projetos da construção civil, por exemplo.
O Manifesto Ágil (Agile Manifesto, em inglês), documento de 2001 assinado por 17 profissionais da indústria de softwares, consolidou as bases das metodologias ágeis.
Portanto, os princípios do Manifesto vão se basear em 4 pilares, que são:
- Valorização de indivíduos e as interações mais do que ferramentas e processos;
- Software em funcionamento deve ser prioridade mais do que documentos escritos;
- Resposta às mudanças no projeto em vez de seguir estritamente o plano traçado;
- Colaboração do cliente além do que está no contrato.
Diferenças entre metodologias clássicas e metodologias ágeis
Na metodologia tradicional, as etapas de desenvolvimento e implementação de projetos são executadas de forma rígida, delimitadas e sequenciais, chamado método “em cascata”.
Muito utilizada ao longo dos anos, a metodologia tradicional foi revelando desvantagens que engessaram projetos, desperdiçaram recursos e tempo e falharam na comunicação.
As metodologias ágeis, por sua vez, surgem para transpor essas dificuldades e desvantagens das metodologias tradicionais, reduzindo períodos de entrega a cada etapa do projeto.
Segundo o Guia de Metodologias Ágeis, outras vantagens das metodologias ágeis em relação às metodologias tradicionais são:
- Redução da complexidade do projeto;
- Entrega antecipada de etapas para avaliação do cliente;
- Detecção precoce de falhas;
- Melhora da comunicação e maximização da cooperação entre os integrantes do projeto;
- Estabelecimento de um conjunto de regras e práticas de gestão.
Benefícios das metodologias ágeis
Há muitos benefícios da adoção dessa estratégia para diferentes tipos de negócios. Equipes com mais autonomia, entregas mais rápidas e flexibilidade são alguns deles.
De acordo com a pesquisa 15th State of Agile Report, de 2021, os dois principais motivos pelos quais as empresas adotaram a metodologia ágil foram velocidade e flexibilidade.
Outros benefícios são:
- Melhorar a capacidade de gerenciar as mudanças no que é prioridade;
- Aumentar a produtividade da equipe;
- Aumentar visibilidade dos projetos;
- Diminuir riscos;
- Aumentar o alinhamento das equipes;
- Entregar um negócio de valor;
- Promover a satisfação do cliente/usuário.
5 tipos de metodologias ágeis mais utilizadas
Existem alguns tipos de metodologias ágeis para se aplicar à gestão de projetos a fim de otimizar e tornar mais eficientes cada etapa.
Assim, veja abaixo os 5 tipos mais utilizadas nas empresas.
- Srcum: é uma estrutura para o tratamento e resolução de problemas complexos e dentro da qual é possível empregar diferentes técnicas ou processos. Tem como objetivo juntar informações e feedbacks de um projeto com agilidade e rapidez.
- Kanban: consiste em uma ferramenta utilizada para visualizar o andamento de diferentes etapas de um projeto a fim de melhorar a qualidade e o fluxo de trabalho. Vamos dividir as tarefas em: para fazer, em andamento e concluída.
- Lean: método que identifica e elimina desperdícios como processamento impróprio e excessivo, excesso de produção, estoque e transporte, movimentos desnecessários, defeitos e retrabalho, espera e conhecimento intelectual não aproveitado.
- Smart: é baseado em cinco pilares: specific (específico), meta deve ser específica e objetiva; measurable (mensurável), deve ser medida em números; attainable (alcançável), metas devem ser alcançáveis e desafiadoras; relevant (relevante), metas devem ser relevantes para a organização; time-related (tempo), deve haver um deadline para a entrega do projeto.
- XP – Extreme Programming (programação extrema): é uma metodologia baseada em cinco valores: simplicidade, comunicação, coragem, respeito e feedback. É um tipo de metodologia ágil usado para equipes pequenas trabalharem com rapidez e eficiência.
Como implementar metodologias ágeis nos negócios?
Para implementar metodologias ágeis é necessário saber qual a estrutura de trabalho que os times dispõe, ou seja, qual tipo de metodologia ágil se encaixa no perfil daquela equipe.
Um próximo passo é identificar como a organização faz a gestão de pessoas, isto é, como as pessoas são promovidas, quem avalia quem e como os profissionais são valorizados.
Por fim, outro ponto é olhar para questões estruturais da organização: como cada time vai receber suas missões e quais problemas esses times vão resolver.
Como montar um negócio online e usar a internet para ganhar dinheiro? Confira nosso guia