O e-commerce, ou comércio eletrônico, são tipos de negócios online que cresceu 48% em 2021 em relação a 2020, movimentando R$ 2,3 bilhões.
“Negócios online envolvem comprometimento do empresário e muito foco no cliente“, afirma a consultora de negócios do Sebrae Vanessa de Oliveira.
A grande variedade de tipos de negócios oferece opções para diferentes especialidades, tipos de atividades, estrutura e rendimento.
Portanto, entenda mais sobre negócios online, quais os tipos existentes e dicas para ter um negócio online lucrativo.
O que são negócios online?
Negócios online são comércios e empresas conduzidos via internet, ou seja, no meio digital. Assim, eles envolvem a venda de bens, serviços e soluções, como softwares.
Portanto, todas as atividades em que produtos e serviços são negociados em plataformas digitais é considerado um negócio online.
Além disso, também são chamados de e-business ( electronic business, em inglês), podem ser classificados em dois tipos: pure-play – somente eletrônicos – e brick and click – existem online e offline.
Tipos de negócios online
Há vários tipos de negócios online, do e-commerce à mentoria e consultoria, que podem começar com pouco ou nenhum investimento financeiro.
No entanto, alguns desses tipos exigem conhecimento específico sobre o nicho no qual está sendo direcionado. Dessa forma, para outros tipos de negócio, há necessidade de um produto físico.
Portanto, entenda alguns dos tipos de negócios online abaixo:
- Prestação de serviço online – Diversas plataformas digitais podem ser usadas para encontrar empresas e pessoas físicas que precisam de serviços específicos, como design, produção de conteúdo, programação. Basta criar um perfil e ir em busca das oportunidades.
- Modelo de afiliados – Afiliado é a pessoa que faz a divulgação de produtos e serviços de outras pessoas na internet em troca de uma comissão. Em geral, é feita a venda de cursos online, ebooks, vídeo aulas etc. Existem diversas plataformas de marketing de afiliados.
- Produtor digital – É alguém capaz de produzir conteúdo sobre determinado assunto de um nicho específico para diferentes plataformas como site, blog e canal do YouTube.
- Lançador de infoprodutos e produtos – Ter conhecimento em marketing digital e dominar ferramentas de vendas é fundamental para lançar infoprodutos e produtos em geral
- Dropshipping – Modelo de e-commerce para atuar como intermediário entre fornecedores e consumidores. Nesse modelo, não é necessário ter estoque do produto vendido.
- Marketplace – Sites onde é possível se cadastrar para usar a plataforma desses sites para vender os seus produtos.
- E-commerce – Loja virtual para vender todo tipo de item, de roupas a comida.
- Dark kitchens e dark stores – Dark kitchens são cozinhas montadas para atender somente ao delivery de pedidos feitos pelos apps. As dark stores são locais de armazenamento, separação e envio de compras feitas exclusivamente online.
- Consultoria e mentoria – Especialistas em um determinado assunto podem prestar consultoria e mentoria a empresas, instituições de ensino e pessoas físicas.
5 ideias de negócios online
Há diversas ideias para se começar um negócio online lucrativo. Para isso, é necessário focar em pesquisa, comportamentos e necessidades do cliente alvo.
O empreendedor iniciante pode pensar em áreas de seu interesse e ver se faz sentido com o mercado consumidor, pois o negócio é feito para o cliente e não para o empresário.
Nesse sentido, levar ao mercado algo que satisfaça uma necessidade do cliente ao mesmo tempo que dê lucro para a empresa configura um negócio lucrativo.
“No início esse processo pode ser mais desafiador, então envolve comprometimento do empresário e muito foco no cliente”, explica a consultora de negócios do Sebrae Vanessa Helena de Oliveira.
Por fim, confira as ideias que são mais rápidas para ser lucrativas geralmente acompanham tendências de comportamento de compra.
Selecionamos 5 ideias para começar um negócio online. São elas:
- loja online ou e-commerce;
- vender por dropshipping;
- desenvolver APPs;
- fazer podcast;
- levar um negócio físico para venda online através de redes sociais e marketplaces.
Benefícios dos negócios online
São vários os benefícios dos negócios online, desde a disponibilidade para atender os clientes até os custos de manutenção.
E diversos negócios online dispensam o uso de ferramentas complexas e difíceis. Em muitos casos basta ter um e-mail e site para se fazer a comunicação
Veja abaixo alguns benefícios de um negócio online.
- Baixo custo de operação: comparado aos negócios tradicionais, os negócios online têm custos mais baixos de manutenção. Dependendo do negócio, não há estrutura física, o que ajuda eliminar gastos com aluguel, luz, água.
- Para alguns negócios, pouco investimento inicial: alguns negócios requerem apenas um dispositivo, como celular, computador ou tablet, conectado à internet.
- Disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana: por ser online é possível atender os clientes todos os dias da semana e em qualquer horário.
- Alcance global: negócios online podem atender públicos em diferentes locais.
- Operação remota: o negócio online pode ser operado de qualquer lugar com acesso à internet;
- Abundância de informação: tudo o que se faz num negócio online pode ser mensurado por meio de dados, que são uma poderosa ferramenta.
Como montar negócios online?
Para montar um negócio online o primeiro passo é entender o público-alvo, ou seja, buscar informações sobre esse público, suas necessidades e gostos.
“A internet é muito ampla com diversas possibilidades, então não tente vender ‘tudo’ para todos”, aconselha Vanessa.
Uma estratégia básica e eficaz para começar o negócio é focar em um público específico. Daí, direcione o mix de produtos, a precificação e estratégia comercial que atenda esse público.
Em seguida, deve-se focar na busca de fornecedores de qualidade e uma análise da concorrência que existe no nicho escolhido para desenvolver o negócio.
O próximo passo é definir quais são os canais que melhor atende essa ideia: será redes sociais, loja online, marketplaces?
Cada canal tem um jeito de funcionar e atende uma jornada de compra do cliente de maneira diferente. “Vale lembrar a importância em investir na capacitação do investidor nesses canais”, ressalta a consultora do Sebrae.
A escolha está voltada de acordo com o modelo de negócio que se está criando e que faça sentido para o mercado consumidor.
Plano de negócios online: como fazer?
O Plano de Negócios online é uma forma do empreendedor se planejar e até errar antes de investir seus recursos no negócio. Vai servir de parâmetro para tomada de decisões.
A etapa inicial do plano de negócio é a análise de mercado: cliente, fornecedor e concorrentes. Além disso, também passa por estrutura de negócio, análise financeira para ver a viabilidade da ideia até o plano de implementação.
Em um negócio digital o plano terá de conter características como:
- os meios de pagamentos digitais;
- as plataformas de venda;
- plataformas de divulgação;
- logística de entrega;
- atendimento digital, que precisa ter agilidade e levar uma melhor experiência de compra ao cliente.
5 dicas para gerir negócios online
A consultora de negócios do Sebrae Vanessa Helena de Oliveira dá cinco dicas para gerir um negócio online.
Veja abaixo quais são elas:
- Estude as plataformas e como elas funcionam;
- Observe as métricas do comportamento do cliente na hora da compra;
- Atenda lembrando que do outro lado tem pessoas;
- As máquinas e a internet não vendem sozinhas;
- Negócios online precisam de cuidados e gestão constante.