O OCR é um software de reconhecimento óptico de caracteres é capaz de ler informações que estão em documentos impressos ou manuscritos.
Já pensou se houvesse uma maneira mais fácil de encontrar dados na papelada que armazenamos e até mesmo checar se as informações são verídicas? A tecnologia do OCR faz exatamente isso, e tem ajudado pessoas e empresas (como o iFood) a guardar ou checar informações recebidas em documentos impressos, formulários e faturas, por exemplo.
O OCR (Optical Character Recognition, ou reconhecimento óptico de caracteres) é um software que converte imagens de textos digitados, manuscritos ou impressos em um texto codificado por máquina. Essa tecnologia é capaz de ler também o que está escrito em uma foto, como um cartaz ou a capa de um livro ou documento.
Ela é usada para digitalizar dados a partir de registros impressos em papel. Dessa forma, esses documentos podem ser armazenados de forma compacta e suas informações podem ser mais facilmente localizadas pelos computadores (e ninguém precisa mais digitar as informações para passá-las do papel para o digital).
Além disso, a OCR permite combinar a inteligência artificial e o machine learning para avaliar os dados desses documentos e até conferir se são legítimos. O software OCR pode, por exemplo, usar inteligência artificial para fazer um reconhecimento inteligente de caracteres e identificar idiomas ou estilos de caligrafia, por exemplo.
Como OCR isso é feito?
O reconhecimento óptico de caracteres (OCR) usa um scanner para processar a forma física de um documento. Depois de copiar todas as páginas, o software OCR converte o documento em uma versão em duas cores ou em preto e branco.
A partir daí, ela vai digitalizar e analisar a imagem. Vai funcionar assim: vai identificar as áreas ecuras como caracteres vamos precisar reconhecer e identificar as áreas claras como plano de fundo. As áreas escuras são então processadas para encontrar letras alfabéticas ou dígitos numéricos —os caracteres são identificados por algoritmos
Com esse reconhecimento de texto, os documentos digitalizados podem ser integrados a um banco de dados digital que pode até mesmo “ler” dados de documentos como extratos bancários e contratos. Isso elimina o trabalho humano de examinar documentos em busca de informações.
Como o iFood usa o OCR?
O iFood já utiliza OCR, por exemplo, para cadastrar com segurança novos entregadores e entregadoras. Funciona assim. Quando uma pessoa se candidata ao trabalho, o primeiro passo é fazer um pré-cadastro no aplicativo. Depois disso, vai enviar dados como documentos de identificação, foto do rosto, carteira de habilitação e conta bancária.
Depois disso, vamos verificar todos os documentos e usar a OCR para checar se as informações são condizentes com as que estão armazenadas em bancos públicos de dados.
Vale a pena implantar essa tecnologia?
Recapitulando: usar o OCR traz alguns benefícios para as empresas, como:
- Digitalizar formulários preenchidos à mão para otimizar a verificação, a revisão e a edição;
- Encontrar os documentos necessários pesquisando rapidamente um termo no banco de dados digital;
- Confirmar com clareza os dados informados.