Nas transações digitais, são eles que garantem a segurança, mesmo sem a presença de intermediários
Os contratos inteligentes são uma parte essencial das ações realizadas em plataformas e aplicativos que funcionam em blockchain —como os que são usados para dar segurança às transações de criptomoedas ou de NFTs. Afinal, são eles os responsáveis pelo cumprimento das regras acordadas por quem usa essas redes virtuais.
A diferença para os contratos de papel é que os termos do contrato inteligente são escritos em linhas de código diretamente na blockchain e são executados automaticamente, sempre que uma condição programada é cumprida. Isso porque seu código segue a lógica “se x ocorrer, execute a etapa y”. Dessa forma, o contrato inteligente pode, por exemplo, mover automaticamente uma quantidade definida de criptomoedas de uma parte para outra quando os critérios são atendidos.
Por operar dessa maneira automática, os contratos inteligentes permitem que transações e acordos sejam realizados de forma confiável entre pessoas anônimas, sem necessidade de ter um escrivão, um advogado ou qualquer outra autoridade fiscalizando o processo, como acontece fora da web.
Quando a transação é concluída, o blockchain é atualizado. Isso significa que a transação não pode ser alterada e apenas as partes que receberam permissão podem ver os resultados.
Além de serem usados para automatizar a execução de um acordo, os contratos inteligentes podem ser usados também para automatizar um fluxo de trabalho, acionando a próxima ação quando as condições anteriores forem atendidas.
Os contratos inteligentes não executam tarefas muito complexas, para não sobrecarregar a rede. Hoje, os dois tipos de transação que eles mais executam são garantir o pagamento de fundos (quando uma ação é desencadeada) e impor penalidades financeiras se certas condições dos acordos não forem atendidas.
Benefícios do contrato inteligente
Agilidade
O contrato é executado imediatamente, sempre que uma das condições previstas por ele é atendida. Como são digitais e automatizados, não é preciso perder tempo preenchendo e processando papelada (muito menos corrigindo os erros que costumam acontecer no preenchimento manual de documentos).
Transparência
Esse tipo de contrato traz segurança contra fraudes, uma vez que não há pessoas envolvidas no processo e os registros das transações são criptografados (e por isso não podem ser alterados para benefício pessoal).
Segurança
Exatamente por serem criptografados, os registros das transações em blockchain são muito difíceis de hackear. Cada registro está conectado aos registros anteriores e aos seguintes, então hackers teriam que alterar toda a cadeia para mexer em um único registro.
Economia
Por dispensarem intermediários nas transações, os contratos inteligentes não sofrem com atrasos. E também poupam dinheiro em taxas.