Realidade virtual: saiba tudo sobre essa tecnologia

Descubra o que é a realidade virtual, quais são as suas aplicações e como ela se difere da realidade aumentada

Presente em diversos setores, a realidade virtual movimenta um mercado de bilhões de dólares todos os anos e ganha cada vez mais adeptos e espaço, em especial no metaverso. 

Ainda assim, muita gente tem dúvidas sobre como ela funciona e onde é aplicada. Neste guia, explicamos tudo isso e damos alguns exemplos, além de tratar de sua importância e da diferença para realidade aumentada.  

O que é realidade virtual?

É o uso de tecnologia para criar ambientes virtuais tridimensionais com os quais as pessoas podem interagir, alterando sua percepção do mundo. 

Suas aplicações ampliam os sentidos de visão, tato e audição, enriquecendo a experiência dos usuários nesses ambientes virtuais tridimensionais e multissensoriais.  

A realidade virtual consiste em tecnologias de interface entre usuários e um sistema operacional. São elas que permitem a imersão, a navegação e a interação em ambiente virtual. 

Como a realidade virtual funciona?

A realidade virtual funciona por meio de dispositivos tecnológicos que geram ambientes nos quais uma pessoa interage com o mundo virtual em três dimensões e em tempo real.  

O ambiente gerado é baseado nos conceitos de  imersão, interação e envolvimento. Imersão diz respeito à sensação de presença física no ambiente virtual. 

Enquanto isso, a interação tem a ver com manipulação de objetos virtuais pelo usuário por meio de dispositivos de entrada tridimensionais, como óculos de realidade virtual, por exemplo. 

Já o conceito de envolvimento diz respeito ao grau de motivação do usuário com atividades de interação e manipulação dos objetos no ambiente virtual. 

Óculos de realidade virtual: entenda seu funcionamento

Os óculos de RV são acessórios utilizados em jogos, filmes, locais de exposição, como museus, na educação e medicina, entre outros. 

Esses óculos são compostos por um ou dois displays LCD por olho. Para cada olho, é gerada uma imagem diferente da outra. 

Essas imagens são tridimensionais e dão uma ideia de profundidade de percepção ao usuário. 

Além disso, os sistemas de rastreamento dos óculos de realidade virtual fazem um mapeamento dos movimentos dos usuários, ajustando as imagens de acordo com esses movimentos. 

Se uma pessoa estiver usando óculos para projetos de arquitetura, por exemplo, poderá simular uma caminhada no local e, ao seu redor, poderá visualizá-lo de diferentes ângulos. 

Atualmente existem quatro tipos de óculos de realidade virtual: PC VR, console VR, smartphone e standalone —que são completos, sem necessidade de se conectar a um dispositivo externo.  

A importância para as empresas

As empresas estão valorizando seu uso em áreas como medicina, turismo, segurança, arquitetura e marketing, entre outras. 

Com isso, o mercado de realidade virtual e realidade aumentada deve atingir US$ 451,5 bilhões até 2030, segundo projeção da empresa de consultoria Acumen. 

A RV pode trazer uma experiência imersiva em um ambiente real em tempo real para diferentes finalidades, como treinamentos de segurança ou  vivência em um determinado local de trabalho remoto sem necessidade de deslocamento. 

Além disso, é uma ferramenta eficaz de comunicação e aprimora a experiência dos usuários quando estão imersos no metaverso. E que permite que compradores em potencial tenham informações detalhadas de um determinado produto. 

Realidade aumentada x virtual

Tanto a realidade virtual como a realidade aumentada modificam a forma como as pessoas percebem a realidade e o mundo, porém fazem isso de formas diferentes. 

A realidade aumentada adiciona elementos virtuais à realidade, sobrepondo figuras virtuais em cenários e ambientes físicos. Um exemplo clássico é o jogo Pokémon Go. 

Já a RV cria ambientes totalmente virtuais, oferecendo uma experiência imersiva e interativa em ambientes e cenários  totalmente digitais. 

Onde a RV já é utilizada?

A realidade virtual já é usada em diversos setores produtivos e de diferentes formas em áreas como medicina, turismo, marketing, varejo, construção civil, educação, finanças, recursos humanos e indústria 4.0

Treinamento de pessoal e de segurança, desenvolvimento de protótipos, visitas virtuais em museus, treinamentos médicos e jogos educativos são algumas utilizações de RV.   

Apesar de essa tecnologia estar em desenvolvimento, a redução nos custos de equipamentos, a popularização e adesão de empresas ao seu uso vão se tornar cada vez mais comuns. 

Exemplos de uso

Existem diversos exemplos de como empresas têm utilizado a realidade virtual em seus negócios, do varejo à educação. Veja abaixo alguns exemplos do uso de RV. 

A Nike aderiu à realidade virtual no metaverso, com o jogo Nikeland, em parceria com a plataforma de jogos online Roblox, lançado em 2021. 

O McDonald’s lançou, em 2016, do Happy Goggles, um headset de realidade virtual feito a partir de uma caixa do lanche para uma experiência imersiva com o smartphone. 

Na medicina. a empresa Osso VR é um exemplo de plataforma de avaliação e treinamento cirúrgico usando a RV para procedimentos de baixa à alta complexidade.  

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