Supply chain: como a tecnologia integra elos da cadeia logística

Saiba como otimizar a cadeia de suprimentos pode trazer benefícios à operação das empresas

O supply chain representa uma evolução da logística integrada ao englobar e gerenciar todas as fases do processo produtivo, tornando-o mais coordenado e otimizado. Isso garante mais eficiência na previsão de demanda, diminuição de estoque e ainda redução de custos operacionais. Ou seja, é mais do que um simples processo, sendo considerado um importante diferencial competitivo no mundo corporativo.

Mas, afinal de contas, como uma operação de supply chain bem desenvolvida pode integrar todos os elos da cadeia logística? este artigo, vamos explicar como isso funciona.

Supply chain integra os elos da cadeia logística

O termo supply chain, que traduzido do inglês significa “cadeia de suprimentos ou rede de suprimentos”, basicamente consiste na relação entre empresas e pessoas que fazem parte de todo o processo logístico de um determinado produto, da matéria-prima à entrega feita ao consumidor final.

De modo geral, várias áreas de uma empresa fazem parte da cadeia de suprimentos, tanto braços operacionais como estratégicos, como: 

  • Vendas; 
  • Contábil; 
  • Compras; 
  • Produção; 
  • Tributário; 
  • Marketing; 
  • Recursos humanos; 
  • Estoque e armazenamento. 

No entanto, uma supply chain completa também leva em consideração processos fora da empresa. Na prática, é uma corrente que se aplica aos pares e a outros atores da cadeia de suprimentos do negócio. 

Isso ocorre porque inclui-se a captação das diversas matérias-primas e produtos de abastecimento no gerenciamento estratégico, o que ajuda na identificação de necessidades e funcionamento de um segmento e o desenvolvimento de um processo mais estratégico de demandas e mercado. 

Por se tratar de uma abordagem complexa do fluxo de uma mercadoria, a aplicação eficaz do supply chain depende da tecnologia. Ou seja, somente com ferramentas e recursos avançados é possível automatizar tarefas como integrar e compartilhar dados, assegurar o cumprimento assertivo de prazos e ajudar no controle de indicadores de performance. 

Benefícios da cadeia de suprimentos otimizada

Mesmo sendo mais comum em indústrias e empresas de grande porte, o supply chain pode trazer benefícios para todos os tipos de empresa. Entre as principais vantagens destacam-se: 

  • Integração de setores

O foco da gestão de supply chain é a multidisciplinaridade, já que vários agentes internos e externos fazem parte da cadeia de suprimentos, mas a comunicação entre todos precisa estar alinhada. Com o gerenciamento correto, a empresa consegue integrar todos os setores envolvidos nos processos logísticos. 

  • Redução de custos

Hoje, uma das principais necessidades de uma empresa é reduzir custos para manter a competitividade no mercado. Nesse contexto, um dos seus maiores gargalos é a manutenção do estoque. Com o supply chain, é possível eliminar a ocupação desnecessária, ajudando a gastar menos com produção e estoque por meio da otimização da logística. 

  • Maior eficiência

Toda empresa que busca maior eficiência está sempre se atualizando porque entende que a melhoria contínua agrega valor ao seu negócio. Com uma boa gestão da cadeia de suprimentos, além de lidar com as demandas do mercado, a empresa se mantém atualizada, o que aumenta sua eficiência, um dos principais objetivos do supply chain. 

  • Maior competitividade

Para ter maior competitividade, a empresa deve estar preparada para lidar com diferentes cenários e traçar planos estratégicos da sua matriz de risco. E isso pode ser feito da melhor maneira possível com o supply chain. A operação permite levar em conta a sazonalidade de insumos, os períodos de alta demanda, questões de transporte, entre outros detalhes que afetam sua performance no mercado. 

  • Aumento dos lucros

Por fim, a boa gestão da cadeia de suprimentos também é fundamental para a saúde financeira da empresa ao diminuir a necessidade de ativos fixos como estoque ou manutenção. Isso ajuda a reduzir custos e garante maior equilíbrio das finanças. 

Conclusão

Em resumo, ter uma operação de supply chain é a principal característica das empresas que hoje são consideradas líderes no mercado. Trata-se de uma estratégia que garante o máximo de eficiência ao possibilitar que tudo esteja funcionando corretamente, desde a captação da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas