A tecnologia e inovação andam de mãos dadas para garantir mais sucesso às empresas e, além disso, uma melhor experiência aos usuários.
Nesse sentido, o uso das novas tecnologias vem crescendo anualmente como forma de adaptar processos e serviços ao cenário de transformação digital.
Assim, diante de tantas mudanças em um curto período de tempo a inovação, por sua vez, chega com a proposta de organizar esse processo evolutivo sem deixar de lado as novas tendências.
Portanto, com objetivo principal de otimizar resultados e agregar valor ao negócio, esses dois termos precisam caminhar juntos dentro das suas particularidades. Mas e você, sabe a diferença entre eles?
Apesar de semelhantes, inovação e tecnologia são conceitos diferentes. Dessa forma, o investimento em ambos garante ferramentas necessárias para as empresas se manterem competitivas no mercado.
Assim, pensando nisso, separamos conceitos-chave que você precisa estar atento para se manter atualizado.
O que é tecnologia e inovação?
Antes de mais nada, inovar é sair do tradicional, buscar novas soluções criativas para produtos, serviços e processos que precisam de aperfeiçoamento para atender às necessidades do consumidor. Isso tendo como base, é claro, as tendências do mercado.
Dessa forma, o conceito amplo de inovação parte do princípio de aprimorar o que já está em andamento de forma a agregar valor, aumentar a competitividade e sustentabilidade das empresas.
Enquanto isso, a tecnologia garante que as oportunidades mapeadas no setor de inovação sejam colocadas em prática. Isso ocorre por meio da utilização de recursos avançados, como ferramentas, técnicas e modelos ágeis na construção de produtos e serviços.
Quais os benefícios da tecnologia e inovação para as empresas?
Ambos os conceitos estão interligados e quando trabalhados em conjunto resultam em oportunidades lucrativas e benefícios de negócio, como:
- Fortalecimento da cultura organizacional: com a implementação de novas tecnologias na empresa, os setores trabalham de forma sincronizada e ágil, fortalecendo a comunicação interna e prestação de contas.
- Evolução na experiência do cliente: processos mais eficientes no atendimento e resolução de problemas podem impactar diretamente na experiência do consumidor, que pode ou não recomendar seu serviço/produto.
- Produtividade nos processos: já ouviu a frase “menos é mais”? Com a tecnologia alinhado aos seus processos internos você ganha tempo e pode executar mais em menos tempo. Além de sincronizar a comunicação interna garantindo histórico de informações.
- Se manter competitivo no mercado: com o avanço rápido da tecnologia é necessário se manter atualizado sobre as oportunidades disponíveis dentro do seu setor. Isso evita estagnação e abre margem para novos negócios.
Assim, as opções para melhoria são inúmeras e devem ser adaptadas ao momento atual da sua empresa. Por isso, quando se trata de tecnologia e inovação você pode mapear:
- produtos que necessitam de melhorias;
- serviços que pedem adaptação às novas necessidades do público;
- técnicas de gestão de negócios;
- relacionamento interno e externo com stakeholders da marca;
- uso do marketing como responsável de promover os pontos anteriores.
Passo a passo para aplicar tecnologia e inovação nos negócios
Antes de mais nada, você se sente preparado para implementar os conceitos de tecnologia e inovação no seu negócio?
Portanto, agora que você já entendeu os conceitos por trás desses dois pilares é necessário olhar como implementá-los na prática -a gente mostra no passo a passo a seguir.
Pesquisa
Apesar de adotada por empresas de grande porte, o setor de pesquisa é responsável por se manter constantemente atualizado sobre as últimas tendências do mercado que podem impactar suas organizações. Etapa fundamental para mapear, criar hipóteses e validar novas sugestões de melhoria.
Assim, caso seu negócio se encaixe no modelo de empreendedor, também é possível propor uma análise de mercado e concorrência para identificar oportunidades.
Pesquisa aplicada
Caso identifique alguma oportunidade de negócio, use tecnologias já existentes para testar as soluções propostas.
Desenvolvimento
Como resultado dos testes anteriores vão servir de base para o desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços. O uso de protótipo, produto em fase de teste, é essencial nessa fase. Assim, o ideal é que o próprio público-alvo consiga ter acesso à primeira versão para coletar feedbacks assertivos.
Uma abordagem interessante para implementar na testagem é o design thinking, método focado nas reais necessidades do consumidor considerando o comportamento humano.
Engenharia
Assim, com o protótipo em mãos, chegou a hora de escalar seu produto ou serviço mapeando todos os recursos necessários para sua execução. A lista vai desde materiais, fornecedores, insumos e demais materiais necessários para o sucesso do seu projeto.
Fabricação
Qual a melhor maneira de entregar essa nova solução ao consumidor? Essa etapa pede um fluxo e processos bem definidos. No entanto, você pode optar pelo uso de softwares de modelagem de processos para otimizar tempo e custo.
Marketing
Com o produto em mãos, você pode optar por pesquisas de marketing e testes com o público-alvo do produto a fim de medir o nível de aceitação.
Promoção
Com a finalização dos testes e os feedbacks em mãos, chegou a hora de estruturar o lançamento a nível nacional ou até mesmo global dependendo do porte do seu negócio.
Você pode se beneficiar de metodologias ágeis de marketing garantindo um planejamento assertivo.
Evolução contínua
Por fim, continue acompanhando as métricas e resultados dos novos produtos e serviços. Assim você garante evolução contínua e adaptações necessárias conforme as necessidades do público.
De que forma a tecnologia e inovação podem impactar a sociedade?
Quando falamos sobre impacto social através da tecnologia e inovação, associamos a uma via de mão dupla. Ou seja, ao mesmo tempo que grandes marcas utilizam desses recursos para se posicionar e gerar lucro, o lado social se fortalece com práticas de apoio.
Acompanhamos diariamente os efeitos do impacto ambiental causado por práticas insustentáveis ao longo dos anos. Além da desigualdade econômica escancarada, que ficou ainda mais em evidência durante a pandemia de Covid-19. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) demonstram que mais de 30% dos 211,8 milhões de residentes nos 5.570 municípios brasileiros tiveram de ser amparados com auxílio de R$ 600 aprovado pelo Congresso.
Logo, mostrar ao consumidor que o dinheiro que ele gasta está sendo investido para além do produto, com ligação a uma causa maior, é inserir a tecnologia e inovação no contexto de propósito.
Qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, pode externalizar sua visão por meio de práticas sociais onde seu público está inserido. E as ações são diversas, como destinar uma renda parcial ou integral a causas sociais, inserir processos sustentáveis no ciclo de vida de um produto, dentre outras ações colaborativas.
Ciência, tecnologia e inovação: entenda relação entre conceitos
Segundo o Plano de Ação para a Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI 2007-2010), a ciência, a tecnologia e a inovação “são, no cenário mundial contemporâneo, instrumentos fundamentais para o desenvolvimento, o crescimento econômico, a geração de emprego e renda e a democratização de oportunidades”.
Quando observamos cada um desses pilares separadamente, notamos que um complementa o outro. A ciência está diretamente ligada à qualidade de vida, garantindo avanços na saúde, alimentação, energias e outros; assim como a tecnologia que envolve um conjunto de ferramentas, métodos e técnicas capazes de solucionar problemas na prática.
O ato de inovar fecha os demais pontos ao observar o que já está sendo feito e propor melhorias com base em tendências.
A ciência, tecnologia e inovação são pilares essenciais de desenvolvimento da humanidade. Desafios globais como acesso a água, desigualdade social, descarte de lixo, alimentação de qualidade, consumo de energia e entre outros problemas precisam de soluções escaláveis.
As inovações pautadas na tecnologia são cada vez mais replicáveis devido sua aplicabilidade a partir de conhecimentos científicos.
No Brasil, o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) aponta três problemas principais na aplicação desses conceitos no Brasil:
1. déficit de recursos humanos qualificados, especialmente nas áreas de ciências básicas, engenharias e demais áreas tecnológicas;
2. baixa inserção científica e tecnológica no cenário internacional;
3. limitações nas relações universidade-governo-indústria (atores da Tríplice Hélice).
O Governo Brasileiro vem trabalhando uma série de documentos oficiais sobre a política pública de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2016 a 2022. O documento publicado foi nomeado como Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – ENCTI, com desafios, previsões e dados acerca de um estudo de caso do atual cenário brasileiro nessas frentes. Você pode se manter atualizado sobre o setor no próprio site do governo.
iFood, tecnologia e inovação
Pensando na conexão entre impacto social, tecnologia e inovação o iFood tem adotado uma série de soluções inovadoras para ajudar a combater problemas atuais, como a insegurança alimentar.
No Brasil, o acesso ao consumo alimentar de qualidade e quantidade ainda são sinônimos de privilégio. Com a pandemia do novo coronavírus esse recurso ficou ainda mais restrito, levando a união de empresas com propósitos semelhantes na busca de soluções.
Dessa forma, o iFood se juntou com a startup Begreen com a proposta de implementar hortas urbanas, com toda estrutura adequada para manter os alimentos em perfeito estado até chegar à mesa dos consumidores. Cerca de 1,7 toneladas de alimentos são doados mensalmente para o Banco de Alimentos de Osasco, impactando mais de 3 mil famílias. Essa e outras iniciativas estão alinhadas com a visão que o iFood tem sobre um futuro melhor.
Essa e outras iniciativas estão alinhadas a um dos pilares da cultura do iFood, a inovação. A capacidade de se reinventar, de forma ágil e orientada a soluções, são pilares do método de inovação disruptiva que utilizam para assumir novos projetos desafiadores.
Conheça essa e outras iniciativas propostas pelo iFood visando um futuro inovador e sustentável.