Você já viu uma bike cargueira? Conheça aqui a sua história

Criado no século 19, esse modal sustentável volta a ser tendência no delivery

Quando o pedido do iFood chega até a sua casa, você já deve ter visto que alguns entregadores chegam de bicicleta, tradicional ou elétrica —especialmente agora que o iFood Pedal chegou a seis capitais do país.

Mas já pensou se, quando você for à porta receber uma outra entrega, até mesmo volumosa, você der de cara com essa bike aqui?

Essa é uma bicicleta cargueira, criada no século 19, que está voltando às ruas como uma opção de modal não poluente para realizar grandes volumes de entregas. No Brasil, muitas empresas estão adotando essa bike para reduzir a emissão de poluentes e o custo das entregas, aponta um estudo da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas). Segundo a associação, por aqui cosméticos, roupas e alimentos são os produtos mais transportados pelas bicicletas cargueiras.

No mundo, as bikes cargueiras estão voltando como uma tendência no mercado de entrega pelos mesmos motivos: além de reduzirem a emissão de carbono, diminuem os custos e podem ser usadas para percorrer as mesmas rotas das vans, só que de forma mais curta e rápida. Essa forma de delivery pode crescer 11,6% até 2031, tendo a Europa como principal mercado, segundo o Future Markets Insight. 

Onde surgiu a bicicleta cargueira?

De acordo com o International Cargo Bike Festival, o inventor das bikes cargueiras foi o inglês James Starley, também conhecido como pai da indústria da bicicleta. Por volta de 1877, ele criou três protótipos para transportar pessoas e mercadorias, mas todos eram muito pesados e tinham pouca capacidade de carga.

No entanto, foi John Kemp Starley, sobrinho do inventor, quem popularizou essa bicicleta como conhecemos hoje. A criação do modelo Rover, com rodas de mesmo tamanho e corrente de transmissão, foi o que viabilizou o uso das bikes cargueiras. Dessa forma, havia mais liberdade para posicionar o ciclista e a carga e ainda reduziu-se o esforço para pedalar, o que tornou esse tipo de transporte mais vantajoso e lucrativo. 

Legenda: Bicicletas cargueiras surgiram por volta de 1877, na Inglaterra. (Foto: International Cargo Bike Festival)

Foi no início do século 20, também na Inglaterra, que surgiu a ideia de posicionar uma caixa de madeira relativamente grande na frente do ciclista, logo acima de um eixo dianteiro horizontal articulado com uma estrutura principal. Assim, nasceu a clássica bicicleta cargueira de três rodas. Atualmente, há opções com apenas duas.

Ao longo do tempo, as bicicletas de carga se tornaram mais firmes e maiores. Ao receber dois tubos horizontais mais afastados, o quadro principal ganhou rigidez e se tornou maior, abrindo um espaço de até dois metros de comprimento para a carga. Aros mais largos e pneus melhores também tornaram a invenção ainda mais eficiente, ideal para agricultores, artesãos, carteiros, entregadores de jornais e muitos outros profissionais.

Legenda: Exemplo de bike cargueira contemporânea

E no Brasil?

Quem nunca viu o pão fresquinho sendo entregue de bike? Há alguns anos, as bicicletas cargueiras ou mesmo as tradicionais já são utilizadas no mercado de delivery. O crescimento do e-commerce, principalmente durante a pandemia, representa um novo momento para esse tipo de transporte.

Legenda: Em São Paulo, os triciclos de entrega são comuns há alguns anos. (Foto: Vanessa Gebin/ Aliança Bike)

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas