O que você pode fazer no dia a dia para aderir também à agenda ESG
Quando o assunto é impacto ambiental, é comum que as letras ESG entrem na conversa. Afinal, essa sigla, em inglês, remete às boas práticas de uma empresa em relação ao meio ambiente (ou environment, o “e” da sigla), à sociedade (social) e à governança (governance).
Assim como as empresas, nós também podemos colaborar, com atitudes simples, para ter um impacto positivo no mundo e proteger o meio ambiente. “São pequenas revoluções no dia a dia, como buscar alternativas ao absorvente de plástico ou levar seu copo nos eventos”, aponta Amanda Costa, diretora-executiva do Perifa Sustentável e jovem embaixadora da ONU (Organização das Nações Unidas).
Com nossas ações, podemos inspirar conversas que levem a uma mudança de maior alcance, explica Amanda. “As transformações acontecem no nível individual, depois no coletivo e chegam ao político”, diz. Para inspirar essas mudanças, confira cinco atitudes simples que você pode adotar desde já para proteger o meio ambiente.
Leve seu copo e seus talheres
Por que usar copos e talheres descartáveis se você pode levar seu kit reutilizável para o trabalho ou para eventos sociais? Com eles, você evita descartar mais plástico no meio ambiente —só em 2021, o material correspondeu a cerca de 80% do lixo que foi parar em rios e mares brasileiros, segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
Fica a dica: ao pedir comida no iFood, você pode dispensar os itens plásticos: mais de 100 milhões de pedidos já foram feitos assim, sabia?
Tire os aparelhos da tomada
Os aparelhos que ficam sempre ligados na tomada, no modo stand-by, não estão desligados; estão, na verdade, consumindo o mínimo de energia. Ou seja, quando itens como televisão, micro-ondas, cafeteiras e consoles de video game estiverem ociosos, tire da tomada. Até a luzinha vermelha acesa gasta energia elétrica, mesmo que o eletrônico esteja desligado.
Reutilize água da máquina de lavar
Em vez de deixar todo esse volume de água escoar pelo ralo, por que não armazenar o líquido em um galão ou no tanque e usar para limpar as áreas externas ou o piso da casa? Dessa forma você ajuda a reduzir o consumo excessivo de água: no Brasil, a média é de 152 litros por pessoa por dia, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2020), mas a quantidade suficiente para atender às necessidades básicas é de 110 litros por dia por pessoa, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).
Escolha um meio sustentável de transporte
Será que você precisa pegar o carro para ir ali pertinho? Para colaborar com a redução da poluição do ar, dê preferência a ir a pé ou de bicicleta quando a distância for curta ou de transporte coletivo ou compartilhado para ir mais longe.
Pergunte antes de comprar
Muito do impacto ambiental que causamos vem do consumo excessivo (que acaba em descarte de mais itens e de suas embalagens). Por isso, antes de comprar mais uma peça de roupa ou algo que você não está precisando, Amanda sugere fazer uma reflexão para o consumo consciente. “É sempre bom se perguntar ‘será que eu preciso realmente consumir isso?’ ou ‘será que eu preciso reproduzir esse modelo de que eu preciso comprar algo para ser feliz?’ Esse é o primeiro passo para uma mudança permanente.”
Saiba mais:
- Amanda Costa: “Falar de clima é também lutar por justiça social”
- Ação afirmativa é medida fundamental para desenvolvimento humano
- Consumidores querem mudar hábitos para proteger o ambiente