Conversamos com Eberson Terra, LinkedIn Top Voice e autor de autor de Carreiras Exponenciais, para entender como manter o foco nos objetivos traçados no início do ano
A cada virada de ano, traçamos metas e revemos planos que tínhamos previsto para o período que passou. Como evitar que essas metas se percam ao longo do tempo? Dicas como “foque em um único objetivo” e “estabeleça projetos possíveis” figuram entre os conselhos comuns, mas fomos buscar com um especialista como realmente colocar isso em prática e, principalmente, como nos manter em movimento e evolução contínua no campo profissional.
Eberson Terra, Top Voice do LinkedIn e autor do livro “Carreiras Exponenciais”, contou ao iFood News quais são os cinco passos essenciais para quem quer crescer profissionalmente em 2022. Confira:
1. Divida seus grandes objetivos em metas menores
“Assim como aquelas promessas que fazemos todo fim de ano (como emagrecer e praticar mais exercícios), nossas metas profissionais também precisam ser mensuráveis. Grandes objetivos precisam ser separados em pequenas metas com prazo e esforço definidos, que, quando somadas, nos permitem atingir o objetivo macro. Essa dica garante que as coisas saiam do papel pouco a pouco, sem parecer uma tarefa imensa, hercúlea e impossível de cumprir.”
2. Aproxime-se das novas tecnologias
“É inevitável que, daqui para a frente, todas as empresas utilizem a tecnologia não mais como ferramenta, mas como parte do seu core business. Logo, todas as atividades, das mais operacionais até as mais estratégicas, exigirão certo conhecimento em tecnologia —seja para apurar melhor dados em um grande datawarehouse ou controlar robôs que farão tarefas repetitivas. Eu diria que, mais do que se aproximar de tecnologias, tenha em mente como compreender como elas afetam o seu dia a dia e principalmente o seu ramo de atuação. Continuar fazendo a mesma coisa não será mais receita de sucesso.”
3. Saiba interpretar dados
“Em 2022, saber explorar dados será um diferencial competitivo para qualquer empresa e, por consequência, para qualquer profissional. Saber interpretar e usar corretamente dados pode transformar você e sua empresa em “game changers”, ou seja, quem de fato dá as cartas no mercado. Essa habilidade passa a ser essencial em processos de recrutamento e seleção e coloca esses profissionais algumas casas à frente dos concorrentes que apenas executam suas atividades e possuem conhecimentos técnicos de uma determinada área.”
4. Aprenda a se adaptar rapidamente a novas culturas
“Com o mundo cada vez mais volátil, é provável que a sua carreira seja cheia de experiências com duração mais curta e em empresas diferentes. Afinal, veja que a pandemia transformou o mercado de trabalho que parecia local em algo global, rompendo as barreiras geográficas. Logo, você concorrerá com profissionais de qualquer parte do mundo. Uma das habilidades mais importantes para ter sucesso em 2022 é assimilar e aprender a se adaptar rapidamente a culturas diferentes, a novos empregadores ou empresas em que você prestará serviço. Isso poupa bastante tempo e deixa os profissionais mais perto da produtividade que eles desejam, pois você se incorpora rapidamente em seus novos desafios como se já pertencessem ao lugar há bastante tempo.”
“Essa dica não vale apenas para 2022, e sim para a vida! Estamos experimentando um mundo de grande obsolescência – ou seja, tudo se torna velho muito rapidamente, assim como nosso conhecimento técnico. Costumo dizer que soft skills, ou habilidades socioemocionais, são como vinho: melhoram com o tempo e quanto mais exercitamos. Porém as hard skills, as habilidades técnicas, vão se perdendo pelo caminho e precisam ser renovadas periodicamente para continuarmos sendo profissionais desejados.”
Leia mais:
Tecnologia e inovação: entenda como a dupla é capaz de impulsionar negócios
Como uma grande companhia se mantém inovadora ao longo dos anos
O beabá da inovação: conheça as palavras-chave desse universo