Conheça algumas atitudes simples que podemos adotar para aproveitar os alimentos ao máximo
Desperdiçar comida nem sempre é sinônimo de comprar mais do que precisamos e depois jogar o excesso fora. Esnobar uma fruta feia ou comer porções maiores do que deveríamos também entra nessa conta, sabia?
Esse é um problema sério em todo o mundo: cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo humano são desperdiçados ou perdidos, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Isso significa 1,3 bilhão de toneladas por ano —se só um quarto disso fosse salvo, por exemplo, daria para alimentar 870 milhões de pessoas que passam fome, de acordo com a entidade.
Quando os alimentos se perdem entre a colheita e o varejo, isso é chamado de perda, esclarece a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). E, quando eles são inutilizados no varejo e na nossa casa, é desperdício.
Essa distinção é feita para que agricultores, produtores, estudiosos e consumidores saibam diferenciar as diferentes causas do problema e entender como combatê-lo. Quer saber como reduzir ou (por que não?) zerar o desperdício de alimentos em casa? Confira essas dicas da FAO de atitudes simples que todos podemos adotar para não jogar comida fora:
Planeje as refeições
O primeiro passo para não desperdiçar alimentos é comprar apenas o que você precisa. Para isso, planeje as refeições da semana e faça uma lista de compras em vez de comprar por impulso. É uma ótima maneira de não desperdiçar nem comida nem dinheiro.
Compre os feios
Não julgue a comida pela aparência, alerta a FAO. Frutas e vegetais com formatos estranhos ou machucados são muitas vezes jogados fora no mercado porque não atendem a padrões estéticos que não têm nada a ver com a qualidade. Os feinhos têm o mesmo sabor, e as frutas maduras podem ser usadas para fazer vitaminas, sucos e sobremesas.
Organize a geladeira e o armário
Para não esquecer de comer o que foi comprado há mais tempo, mova os produtos mais antigos para a frente do armário ou da geladeira e os novos para a parte de trás. É sempre bom usar recipientes herméticos para manter alimentos abertos frescos na geladeira e fechar bem os pacotes para impedir a entrada de insetos.
Cuidado com a gula
A comida que sobra no prato também vai pro lixo. Para que isso não aconteça, as dicas da FAO são: em casa, coloque porções menores no prato; no restaurante, compartilhe a refeição com alguém para não jogar nada fora.
Guarde as sobras
Se você não conseguir comer tudo o que cozinhou para uma refeição, congele a porção ou use as sobras como ingrediente de outro prato.
Doe alimentos
Se você não pretende usar logo um alimento que vai vencer, doe para um banco de alimentos. E procure saber se na sua vizinhança você pode doar refeições e alimentos para alguém.
As nossas decisões de compra também podem ajudar a combater a perda de alimentos. A dica da FAO é apoiar, sempre que possível, os produtores locais. Assim, você apoia agricultores familiares e pequenos negócios em sua comunidade e ajuda a combater as perdas do campo ao varejo. E ainda faz sua parte para reduzir a poluição do ar, já que os produtores reduzem a distância de entrega, realizada em caminhões e outros veículos.