A importância dos escritórios no modelo híbrido de trabalho

O trabalho remoto passou a predominar no pós-pandemia, e as empresas ganham novos desafios, como comunicação, criatividade e saúde mental —saiba qual é o papel dos escritórios

Na primeira semana de maio, o iFood participou do 18° Congresso InfraFM América Latina, o maior encontro de profissionais que atuam em Facility, Property & Workplace Management da América Latina. 

Em uma das visitas técnicas promovidas pelo evento, profissionais de diversas empresas visitaram a sede do iFood em Osasco para conhecer as iniciativas que o time de Facilities (responsável por toda a gestão de escritórios e soluções no ambiente de trabalho) vem aplicando para promover uma experiência incrível para os FoodLovers (como chamamos nossos colaboradores iFood) em nosso escritório. 

Além disso, Marcos Morgado, head de People Ops no iFood, palestrou no segundo dia do evento sobre “Modelos de Gestão em Facility Management”. Outro grande tema abordado ao longo do congresso foi o desafio de engajar os colaboradores a frequentar os escritórios das empresas onde a modalidade presencial não é obrigatória. 

trabalho híbrido
Equipe do iFood se reúne para foto durante a visita na sede de Osasco

Como é o trabalho híbrido no iFood?

No início da pandemia, iniciamos o “iFOS Beta” – o “Sistema Operacional iFood de Trabalhar”. Por meio dele, nos adequamos ao modelo de trabalho remoto, com atenção às ferramentas de comunicação e reuniões, ao suporte e atendimento remoto de FoodLovers, ao fornecimento de mobiliário e equipamentos para montarem seus escritórios em casa, entre outros. 

Já após a pandemia, oficializamos o formato Remote First, em que passamos a priorizar a experiência de trabalho de pessoas que preferem trabalhar em casa, sem gerar uma obrigatoriedade de ida aos escritórios.

Nos últimos tempos, porém, foram surgindo no mercado diferentes práticas, porém sem dados conclusivos sobre o que seria o modelo de trabalho nas empresas —100% presencial, 100% remoto ou híbrido.

Analisando as diversas práticas, entendemos que talvez não haja um modelo único a ser seguido, e sim um modelo que mais represente a cultura e cenário atual de cada empresa. 

Por isso, no iFood continuamos com o Remote First, dando também aos FoodLovers que valorizam os momentos presenciais a liberdade de frequentar nossos seis escritórios no Brasil e os dois hubs na Europa, além dos espaços de coworking que oferecemos gratuitamente nas demais regiões do país.

Trabalho remoto ou presencial?

Nem 100% remoto, nem 100% presencial. Para chegar a um equilíbrio ideal, damos autonomia para cada líder entender o que é melhor para a sua equipe. 

Também buscamos sempre inovar na experiência presencial, valorizando conexões e momentos que as pessoas só vivenciam no escritório. 

Em um modelo híbrido, é muito importante entendermos as vantagens e desvantagens de cada modalidade e potencializar os benefícios de ambas.

Vantagens do trabalho remoto:

  • Produtividade 
  • Satisfação de colaboradores
  • Economia

Vantagens do trabalho presencial:

  • Colaboração e comunicação
  • Melhoria da criatividade e da inovação
  • Melhor apoio à saúde mental

Cultura materializada na experiência dos escritórios

No iFood, procuramos potencializar cada uma das vantagens do trabalho presencial, além de fomentar o fortalecimento constante da nossa cultura em cada experiência da jornada dos FoodLovers. 

Um dos grandes desafios do trabalho híbrido aliado à cultura de flexibilidade é atrair as pessoas para promover um ambiente com mais conexão, colaboração, criatividade, saúde social e vivência cultural. 

Na sede de Osasco, fizemos um retrofit, que foi capaz de transformar um prédio construído na década de 1950 em um espaço que traduz nosso espírito jovem e inovador

Contamos com muitos espaços abertos e colaborativos para que os FoodLovers interajam. Para metodologias mais ágeis e colaborativas de trabalho, temos arquibancadas, lousas de vidro por todos os cantos e estações de trabalho open space

Alguns exemplos do que oferecemos em Osasco são:

  • Alimentação e Bebidas – Café da manhã com frios, suco natural, frutas, barras de cereal, bolos. Cafeteria com uma carta de diferentes bebidas quentes. Salada orgânica direto da nossa horta do terraço, além do cartão iFood Benefícios que permite que FoodLovers almocem onde e o que preferirem. Geladeira com suco integral, refrigerantes, chá gelado e cervejas à vontade. 
  • Bem-estar e Lazer – Sala iFood Baby, onde mães podem amamentar e cuidar de seus bebês, ambulatório com serviços médicos e de enfermagem (além do suporte online grátis de uma equipe de saúde completa) e quadra com profissionais de educação física dando aulas de futsal e vôlei. Espaço com videogame, mesa de bilhar, tênis de mesa e pebolim. Além disso, permitimos a entrada de familiares e pets semanalmente. 
trabalho híbrido
Visitantes conhecem a sala iFood Baby
  • Eventos e reuniões – Diferentes salas com recursos de reunião híbrida customizados para cada finalidade (trabalhos em grupo, workshops, treinamentos, grandes apresentações, etc), estúdio com capacidade de 260 pessoas para grandes eventos e transmissão com equipe audiovisual dedicada. Espaços para Happy Hour com opções sob demanda de karaokê, música ao vivo, bar e alimentação.
  • Inovação e Sustentabilidade – Horta orgânica no terraço do prédio com capacidade mensal de produzir 1,7 t de alimentos, robô que chamamos de Ada para levar café em diferentes locais do escritório. Vagas de estacionamento para carregamento gratuito de carros elétricos.
trabalho híbrido
Detalhe da horta orgânica instalada no terraço do prédio do iFood

Toda a nossa estrutura e recursos oferecidos conversam muito com nossos valores de Empreendedorismo, Resultados, Inovação e All together (em português, todos juntos). 

Acreditamos que o design dos ambientes é capaz de gerar conexão e criatividade —por exemplo, as salas que levam nomes de comida, a presença de motos e bikes elétricas distribuídas pelos andares, os livros disponíveis para motivar o desenvolvimento de pessoas e ocasiões de trocas. 

Tudo isso é pensado para os FoodLovers vivenciarem nossa identidade a cada visita, gerando também mais proximidade com nosso propósito de Alimentar o Futuro do Mundo.

Eficiência aliada à experiência

Valorizamos muito cada detalhe para promover uma experiência incrível em cada visita aos escritórios, porém a eficiência também faz parte do nosso espírito empreendedor. 

Apesar de acreditarmos que o engajamento de Foodlovers nos escritórios é muito importante para alcançar nosso sonho grande, investimos em tudo isso de forma muito consciente, revisando contratos, negociando com fornecedores, adotando práticas que geram economia, porém sem impactar a satisfação.

Nossos escritórios e a promoção da experiência para quem está longe (no envio de kit onboarding, mobiliário home office, viagens e coworking) têm papel fundamental no fortalecimento da cultura e da conexão #alltogether dos times. 

Por isso é muito valioso investir em recursos que potencializam o presencial e que valorizem momentos juntos com pessoas tão importantes no nosso dia a dia de trabalho. Aproveite o que sua empresa oferece e potencialize seus encontros presenciais. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas