iFood agora faz parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável

Empresa se une a grupo que tem metas para ampliar o uso de veículos elétricos; saiba o que o iFood já vem fazendo nessa área

Em 2024, o iFood passa a fazer parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável, um grupo criado há dois anos para impulsionar a adoção de veículos elétricos e a infraestrutura de recarga no Brasil. Ao unir forças com a Aliança, a empresa quer aportar seu espírito inovador, sua expertise em logística e em tecnologia e seu alcance para colaborar com a causa da mobilidade sustentável.

“No iFood, reconhecemos a urgência de enfrentar os desafios ambientais, principalmente em um momento crucial no combate às mudanças climáticas”, afirma André Borges, diretor de Sustentabilidade do iFood.

Ele explica que essa parceria reforça a abordagem proativa do iFood em relação à sustentabilidade e é um movimento alinhado à visão da empresa de estar na vanguarda da mudança positiva. 

“Apenas com esforço coletivo conseguiremos construir um ecossistema de eletromobilidade que possa gerar impacto positivo para o nosso país”.
André Borges, diretor de Sustentabilidade do iFood

Quais são as ações do iFood para a mobilidade sustentável?

O iFood investe na mobilidade sustentável desde 2021, quando criou suas metas de meio ambiente. Com isso, tem o compromisso de reduzir a pegada de carbono das entregas com a ampliação de entregas feitas usando veículos limpos. Hoje, o iFood tem mais de 3.500 bicicletas elétricas e 850 motos elétricas fazendo entregas diariamente na plataforma.

Para isso, a empresa foca no uso de modais sustentáveis, como as bicicletas elétricas disponibilizadas aos entregadores no iFood Pedal, de locação desses veículos, e incentiva esses profissionais a adotar a moto elétrica. Resultado: um em cada cinco pedidos é entregue por meio de um modal não poluente.

Desde 2021, mais de 15 milhões de entregas foram feitas por meio do iFood Pedal nas sete cidades que oferecem essa opção (Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre). Falando em modais limpos, em 2022 o Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade no país a entregar 50% dos pedidos usando veículos não poluentes (bem antes de 2025).

Além disso, para mitigar os impactos em relação ao agravamento do efeito estufa, o iFood neutraliza 100% da emissão de CO₂ de suas operações de delivery desde julho de 2021. 

O que é a Aliança pela Mobilidade Sustentável?

A iniciativa reúne 19 empresas para impulsionar a eletrificação de veículos e a infraestrutura de recarga no país. O movimento inclui os setores de recarga, infraestrutura, montadoras, bancos, locação de veículos e transporte por aplicativo. 

Em dois anos, a Aliança investiu mais de R$ 245 milhões no avanço do ecossistema da mobilidade eletrificada no Brasil. Esses recursos foram direcionados a iniciativas para facilitar o acesso a carros híbridos e elétricos e a ampliação da infraestrutura de recarga.

A entrada do iFood na Aliança pela Mobilidade Sustentável marca a ampliação do escopo de atuação incorporando também motos elétricas nos planos da coalizão. Trata-se de um mercado que vem crescendo no Brasil nos últimos anos, mas ainda necessita de investimentos em infraestrutura, pesquisa e desenvolvimento e grandes fabricantes no Brasil para atingir todo seu potencial.

Mobilidade sustentável no iFood

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas