Para quem quer fazer uma doação, o que importa não é a quantia, mas o ato de generosidade. Esse é o espírito do Dia de Doar, que acontece em 29 de novembro. Neste ano, o iFood traz uma novidade: quem fizer um pedido vai poder arredondar o valor na hora de pagar no aplicativo e doar a diferença a uma das causas apoiadas pela empresa.
Em parceria com a ONG Movimento Arredondar — aplicação da metodologia de Growth, implementada por meio de consultoria—, o iFood estreia uma nova função no aplicativo, que depois permanecerá disponível. Ao final dos pedidos que tiverem uma margem de R$ 0,50 a R$ 0,99 para o valor cheio, o consumidor terá a opção de doar a quantia que falta.
Um exemplo: se o valor total do pedido for de R$ 27,15, será possível arredondá-lo para R$ 28. Esses R$ 0,85 centavos a mais, então, serão destinados à doação para organizações sociais.
A ONG é especialista em captar microdoações por meio do arredondamento do troco de compras, arrecadando mais de R$ 10 milhões em centavos desde 2011. Esses recursos apoiam dezenas de ONGs certificadas pelo Movimento Arredondar, que atuam em causas diversas, como educação, meio ambiente, saúde, proteção animal, entre outras.
“Trabalhamos a doação como um gesto fácil e acessível, incorporado à rotina de compras”, afirma Camila Pasin, coordenadora da área de Engajamento e Comunicação de Marcas do Arredondar. “É algo que passa a fazer parte da cultura da pessoa.”
Como o Movimento Arredondar atua?
Outra preocupação da ONG é conectar a doação às iniciativas com as quais marcas e pessoas mais se identificam, também para reforçar a naturalidade da atitude. “É importante que cada um descubra a sua causa”, diz Camila.
A estratégia do Movimento Arredondar sinaliza ainda para o poder do coletivo na prática da doação. “Se todo mundo doar, um pouco que seja, é a soma que vai fazer a diferença”, frisa Sulamita Santana, coordenadora de Comunicação Institucional da ONG. “A cultura da doação tem muito a crescer no país, e ela ganha muita força quando é incorporada por uma marca popular como o iFood.”
A continuidade é um aspecto que também precisa ser cultivado para uma cultura de doação, lembra a coordenadora. “O Dia de Doar é simbólico no sentido de passar a mensagem de que se trata de uma ação a ser praticada todo dia”, diz Sulamita.
Saiba mais sobre a parceria iFood e Arredondar e as funcionalidades no aplicativo aqui.
O que vai ser diferente no Dia de Doar?
No Dia de Doar, quem fizer um pedido no app vai poder usar essa nova funcionalidade ou optar pelas alternativas de fazer a doação no checkout ou no seu perfil. A diferença é que, nesse dia, o iFood vai dobrar tudo o que for arrecadado em doações.
Hoje, quem usa o aplicativo pode fazer doações para ajudar as sete ONGs parceiras do iFood —Ação da Cidadania, Gastromotiva, Orgânico Solidário, SOS Mata Atlântica, Gerando Falcões, Central Única das Favelas (CUFA) e Todos pela Educação— ou colaborar para campanhas de ajuda humanitária como as realizadas para ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas na Bahia, em Petrópolis (RJ) e Maceió (AL).
No dia 29, o foco do iFood será duplicar as doações, direcionando essa quantia para a causa da educação. Quem doar vai poder escolher também outras iniciativas apoiadas, ligadas ao combate à fome e a questões socioambientais.
O Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos em 2012, acontecendo na sequência de datas comerciais famosas como a Black Friday e a Cyber Monday. No Brasil, ele foi realizado pela primeira vez em 2013. No ano seguinte, passamos oficialmente a fazer parte do movimento global, que já conta com 85 países.