Brasileiros aprovam hábito de pedir comida via app

Pesquisa do PayPal revela que 93,5% estão felizes com a experiência, que faz parte do dia a dia de 66% dos entrevistados

 Durante a pandemia de Covid-19, o delivery se tornou um hábito para muitos brasileiros. Em 2021, 78% das pessoas que fizeram ao menos uma compra online pediram comida em casa, segundo uma pesquisa realizada pela Edelman a pedido do PayPal.

A quarentena deu um impulso a esse novo comportamento. Em março de 2020, cerca de 40% dos entrevistados pediam delivery no dia a dia; ao longo da pandemia, esse percentual saltou para 66%.

Os aplicativos de entrega foram o principal canal para comprar e pagar essas refeições (93,7%). A seguir, vieram as compras realizadas nas redes sociais, sites ou WhatsApp dos restaurantes (52%) e nos apps (41,1%) desses estabelecimentos.

Esse novo hábito, ao que parece, veio para ficar: nove em cada dez entrevistados no estudo disseram que vão continuar pedindo comida em casa mesmo depois que a pandemia passar.

“Durante a pandemia, as pessoas descobriram a nova experiência de aproveitar, em casa, a comida do restaurante. Esse hábito não deixou de existir quando as restrições de isolamento foram relaxadas. Isso indica um comportamento que veio para ficar”, opina Arnaldo Bertolaccini, diretor de Experiência do Restaurante no iFood. “Por isso, hoje é muito difícil imaginar uma empresa de alimentação que não explore o delivery.”

Segundo a pesquisa, a maioria (93,5%) das pessoas aprova a experiência de comprar e pagar online pela comida, e 73% disseram que preferiam comprar e pagar as refeições via aplicativo a ir até os estabelecimentos físicos.

A principal motivação para optar pelo delivery de comida foi a economia de tempo, apontada por 84% dos entrevistados —e 50,8% disseram que dessa forma matavam a vontade de se sentir em um restaurante durante a quarentena.

Preocupação com sustentabilidade e segurança

A pesquisa revela também outros aspectos do comportamento dos consumidores. A maioria dos entrevistados (76,9%) disse que pede comida por delivery nos finais de semana. E 87,2% disseram que usar o app para pedir comida ajuda no controle de despesas.

Entre os fãs do delivery, predominam duas preocupações. Uma delas é com o impacto ambiental do serviço: 78% disseram se preocupar com os resíduos gerados com embalagens descartáveis. O iFood está de olho nessa questão e tem a meta de acabar com a poluição plástica até 2025.

Além disso, os consumidores podem pedir, pelo app, que o restaurante não envie talheres descartáveis. Dessa forma, 80 milhões de talheres de plástico já deixaram de ser enviados para quem pediu comida no iFood.

A segurança dos pagamentos online foi outra preocupação relatada por 68,6% dos entrevistados. Para dar mais segurança às transações e zelar pelo direito dos clientes à privacidade de seus dados, o iFood não armazena dados dos cartões de crédito, faz testes periódicos de segurança e adota medidas para evitar o acesso, a eliminação ou o uso inadequado ou ilícito dos dados dos usuários.

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