Brasileiros dobram compras online de alimentos e bebidas

Maioria dos consumidores usou sites e apps para comprar comida pronta, aponta pesquisa Webshoppers, da NielsenIQ Ebit

A comodidade está levando os brasileiros a aumentar suas compras online, especialmente as de alimentos e bebidas. O número de pedidos nesse segmento cresceu 128% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, revela o estudo Webshoppers, realizado pela NielsenIQ Ebit. 

Sete em cada dez pessoas usaram sites e aplicativos como alternativa de compra no país nos seis meses anteriores à pesquisa. A maioria (63%) comprou comida pronta, 38% adquiriram produtos de farmácia e 31% fizeram supermercado.

O comércio eletrônico, como um todo, cresceu no período e faturou 6% a mais do que nos seis primeiros meses de 2021, atingindo um faturamento de R$ 118,6 bilhões. O tíquete médio, porém, encolheu 8%: foi de R$ 447 na primeira metade de 2021 para R$ 412 no mesmo período de 2022.

Com o aumento no número de pedidos, o setor de alimentos e bebidas agora fica com a segunda maior fatia do bolo do e-commerce (12%), empatando com perfumaria e cosméticos, atrás apenas de casa e decoração. Em 2021, o segmento tinha a sexta maior fatia (6%). Na região Sudeste, que concentra 61% do consumo online, a categoria cresceu 27%, chegando a uma fatia de 8%.

Preferência pela comodidade

Segundo o estudo, o crescimento das compras online durante a pandemia de Covid-19 começa a se consolidar em um amadurecimento desse canal e em um novo comportamento dos consumidores, que estão explorando novas categorias, com destaque para a de alimentos e bebidas.

Quanto aos hábitos de consumo, a pesquisa mostra que os brasileiros preferem fazer compras online durante a semana, especialmente de terça a sábado. E que estão fazendo compras online em busca de praticidade, sempre de olho em promoções especiais. 

As principais razões pelas quais as pessoas usaram apps de delivery de supermercado no primeiro semestre de 2022 são a comodidade de não sair de casa (65%), as promoções especiais (59%), a economia de tempo (47%), a entrega rápida (42%) e a facilidade de usar um aplicativo (32%). As promoções preferidas nesse tipo de app são frete grátis (79%), cupom de desconto (54%) e desconto nos preços (58%).

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas