A Califórnia, que tem o maior mercado automobilístico dos Estados Unidos, vai banir a venda de carros e caminhões novos movidos a gasolina até 2035. Essa iniciativa, pioneira no país, faz parte de um plano ousado para combater o aquecimento global em um estado que tem sofrido com incêndios florestais históricos devido aos recordes de temperatura registrados nos verões dos últimos anos.
Segundo as novas regras, aprovadas no final de agosto, a partir de 2035 todos os carros novos devem rodar com eletricidade ou hidrogênio. Os californianos vão poder continuar dirigindo carros, caminhões e utilitários movidos a gasolina, mas só terão direito a comprar esse tipo de veículo se ele for usado.
Além disso, o estado ainda permitirá que um quinto das vendas de carros novos após 2035 sejam de veículos híbridos, que funcionem tanto com a bateria elétrica como com a gasolina. O plano aprovado também estabelece metas provisórias e exige que 35% dos novos veículos de passageiros vendidos até 2026 não emitam gases poluentes. Após esse marco, sobe a meta para 68% em 2030, até zerar em 2035.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse à ABC News que a medida é um divisor de águas nas metas do país para reduzir sua dependência de combustíveis fósseis e que está confiante de que outros estados do país seguirão o exemplo.
Segundo o The New York Times, essa nova política deve acelerar a transição global para o uso de veículos elétricos. “Mais de uma dúzia de outros estados normalmente seguem o exemplo da Califórnia ao definir seus próprios padrões de emissões de automóveis”, relata a publicação. “Se esses estados seguirem adiante, e a expectativa é que a maioria adote regras semelhantes, as restrições se aplicariam a cerca de um terço do mercado automobilístico dos Estados Unidos.”
Inspiração para outros países
Os governos do Canadá, da Grã-Bretanha, e de ao menos outros nove outros países europeus —como França, Espanha e Dinamarca— já estabeleceram metas para eliminar gradualmente a venda de novos veículos movidos a gasolina entre 2030 e 2040. Mas nenhum uma política concreta como a da Califórnia, afirma a publicação.
“Esse regulamento estabelecerá o marco global para a transição acelerada para veículos elétricos”, disse ao jornal Drew Kodjak, diretor executivo do Conselho Internacional de Transporte Limpo.
O setor de transporte é o que mais contribui para as emissões de gases de efeito estufa nos Estados Unidos, aponta o The Guardian, destacando que a rápida adoção de carros não poluentes pode, até 2050, salvar 110 mil vidas no país, poupar US$ 1,2 trilhão em gastos em saúde pública e reduzir as emissões em 92%.
Segundo o jornal britânico, a Califórnia tem cerca de 80 mil estações de recarga públicas, por isso vai precisar expandir esse número para acomodar o aumento de veículos elétricos. No primeiro trimestre de 2022, apenas 16% dos carros novos vendidos no estado eram não poluentes.