No projeto premiado do arquiteto Carlos Moreno, a ideia é fazer tudo a pé ou de bike
Já pensou em poder sair de casa e fazer todas as tarefas do dia em até 15 minutos a pé ou de bicicleta? Essa é a premissa da Cidade de 15 Minutos, um modelo de planejamento urbano desenvolvido pelo arquiteto franco-colombiano Carlos Moreno para estimular um modo de vida mais agradável e menos dependente do carro.
O Cidade de 15 Minutos é um projeto para descentralizar as cidades para que seus habitantes possam resolver a vida no bairro mesmo, e ir rapidamente, a pé ou de bicicleta, ao trabalho, às compras, ao restaurante, ao médico, ao cinema, entre outros locais.
O benefício para a cidade (e o planeta) é que reduzir a dependência dos carros significa emitir menos gases do efeito estufa, uma das metas mais importantes dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
Para as pessoas, os maiores ganhos seriam combater o sedentarismo e encurtar o tempo gasto no trânsito, além de melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional (aqui vão algumas dicas do que mais dá para fazer em 15 minutos).
Inspiração para Paris, Roma e Milão
Em outubro de 2021, o Cidade de 15 Minutos ganhou o Obel Award, um prêmio internacional que reconhece contribuições arquitetônicas que se diferenciam por promover o desenvolvimento humano.
O modelo de Moreno pode ser adaptado para cada cidade, de acordo com as suas necessidades. E foi usado recentemente no planejamento de Buenos Aires (Argentina), Chengdu (China) e Melbourne (Austrália).
Em 2020, Moreno foi consultor especial da prefeita de Paris em sua campanha para a reeleição, na qual ela propôs implantar o projeto na capital francesa. Seu projeto também foi citado, na Itália, pelos prefeitos de Roma, Roberto Gualtieri, e de Milão, Giuseppe Sala.
Já em Lisboa (Portugal), o conceito está sendo aplicado no United Lisbon Education Hub, um centro de alto padrão que reúne tecnologia, trabalho, habitação e educação, e onde as pessoas podem fazer tudo em 15 minutos a pé ou de bicicleta.
Agora, Moreno e sua equipe estão desenvolvendo o conceito para cidades menores. “Precisamos implantar esse princípio da proximidade em cidades de menor densidade”, afirma o arquiteto.