Comida de festa junina: qual é a típica de cada região? 

Conheça a origem dos pratos que vão à mesa dessa festa tão amada pelos brasileiros

Um dos momentos mais esperados do ano é a hora de se fartar com a comida de festa junina e se divertir com as danças, a música e as brincadeiras país afora, movimentando a economia e a cultura brasileira. 

No esquenta pro arraiá, que tal entrar na nossa quadrilha e descobrir a origem da comida de festa junina, quais são as mais populares em cada região do Brasil e até quais são as preferidas no iFood? Alavantú!

Antes de tudo, entenda a origem da festa junina

As origens dessa tradição remontam a festas europeias, especialmente portuguesas, que chegaram ao Brasil ainda no período da colonização, no século 16.  

Em Portugal, as festas do mês junho vão se chamar de Festas dos Santos Populares, que, como no Brasil, também celebram Santo Antônio, São João e São Pedro. 

Outra influência importante foram as festas pagãs europeias que celebram os deuses da colheita e das plantações durante o solstício de verão, que no hemisfério norte acontece em junho.

Foi dessas festas que surgiram as fogueira, as danças, os cantos e a prática de soltar balões nas festas juninas. No Brasil, a celebração recebeu influências também das culturas indígena e africana. 

E o que significa anarriê?

Na hora da quadrilha, as expressões que ouvimos são, na verdade, adaptações de frases francesas para o português. No início da dança, se diz “alavantú”, que significa “para frente” em francês. A esse comando, os casais andam para a frente, se aproximam e se cumprimentam.

Logo depois se diz “anarriê”, que vem de “en arrière” em francês. A frase significa “para trás”, então nesse momento os casais voltam para os seus lugares de origem.

Comida de festa junina: o que não pode faltar

A comida de festa junina é bem variada, e o cardápio das quermesses é repleto de sabores bem tradicionais da culinária brasileira, como milho, mandioca, amendoim, coco, feijão, arroz e carne seca.

Junto com a dança, fogueira e brincadeiras, no arraiá não podem faltar os pratos clássicos à base de milho, como pamonha, curau, cuscuz, canjica —e o próprio milho cozido. 

O amendoim é outro ingrediente de pratos que fazem sucesso nas festas, como paçoca e pé-de-moleque, mas também é consumido puro, torrado ou caramelizado. 

A mandioca, macaxeira ou aipim também é fundamental para o preparo de receitas típicas, como o bolo de aipim de São João. 

Há dois tipos de comida de festa junina: as doces e as salgadas. Esses quitutes têm forte presença e importância nas quermesses realizadas por todo o país, de Norte a Sul. 

Tem comida de festa junina que foi adaptada de pratos de origem indígena, africana, e portuguesa, como a pamonha, o vatapá e o arroz doce, respectivamente. 

Comida salgada de festa junina 

As comidas salgadas de festa junina são milho assado ou cozido, cachorro-quente, espetinho, pipoca, polenta, pinhão e buraco quente (pão com carne assada e molho). 

Comida doce de festa junina 

As comidas doces de festa junina são bolo de milho de São João, paçoca, pamonha, pé-de-moleque, cocada, arroz doce, canjica, amendoim doce e maçã do amor. 

Veja as comidas típicas de festa junina de cada região do Brasil

Além dos pratos tradicionais das festas juninas, principalmente à base de milho, há aqueles que são encontrados em algumas regiões do país. Veja alguns pratos típicos por regiões. 

Nordeste 

A comida da festa junina do Nordeste tem influência da culinária africana e da índigena, como o caruaru, curau, mungunzá ou canjica, cuscuz e aluá, bebida de milho fermentado. 

Completam o cardápio das festas juninas nordestinas o baião de dois, pé de moleque, pamonha, milho cozido e pratos com carne de sol. 

Norte 

A comida típica de festa junina do Norte tem muitos pratos com mandioca ou maniba, como bolo de mandioca, tapioca, maniçoba e tacacá com tucupi. 

Centro-Oeste

As comidas típicas de festa junina do Centro-Oeste são o bolo de amendoim, arroz doce, empadão goiano, broa de fubá e arroz Maria Isabel, feito com carne seca. 

Sudeste

A comida típica de festa junina do Sudeste é feita, em geral, com milho, como curau, milho assado, pipoca e cuscuz paulista. 

E também estão presentes nas festas juninas os tradicionais lanches e pratos da região, como cachorro-quente, pão de queijo, pastel e caldinho de feijão. 

Sul 

A comida típica no Sul é à base de carne, como os espetinhos, salsichão e arroz carreteiro. O pinhão e o quentão também são muito comuns nas festas juninas. 

Por que o milho é tão importante na festa junina? 

O milho é um dos ingredientes fundamentais das comidas típicas de festa junina, por ser um dos principais grãos produzidos no Brasil e base de pratos tradicionais da culinária brasileira. 

Comemorado no dia 24 de abril, o Dia do Milho homenageia esse cereal nativo das Américas. Ele foi cultivado no México entre 7 mil e 10 mil atrás a partir de uma planta de grande porte chamada teosinto. 

Por fim, no Brasil, o milho foi o principal alimento da população paulista, especialmente dos caipiras, figuras típicas do interior de São Paulo, e alma das festas juninas. 

Tem comida junina no iFood?

Ah, tem. Afinal, o milho é um alimento popular e matéria-prima de diversos pratos tradicionais. Só em 2022, o iFood registrou mais de 3 milhões de pedidos com milho, sendo junho e julho os meses com mais pedidos. 

Os principais pratos com milho pedidos pelo app são esfiha de milho, bolo de milho, pão de milho, broinha de milho com fubá, frango com creme de milho, pamonha e creme de milho. 

São Paulo é o Estado campeão de pedidos de pratos com milho, seguido por Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas