Comida japonesa vai muito além do sushi, sashimi e pratos frios. À base de dashi, o caldo rico em umami, há vários pratos quentes perfeitos para aquecer nos dias frios.
E, de sobremesa, não faltam opções, como os doces que mais parecem pequenas esculturas.
Aqui você encontra tudo sobre a comida japonesa, características, curiosidades, pratos quentes e frios, doces e como encontrar a melhor comida japonesa no iFood.
O que é comida japonesa?
Comida japonesa é aquela que tem origem na culinária japonesa, desenvolvida ao longo de cinco séculos no Japão, país insular da Ásia Oriental, banhado pelo oceano Pacífico.
Chamada de washoku, a comida japonesa entrou para a lista de Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade da Unesco em dezembro de 2013.
Com forte influência chinesa, portuguesa e holandesa, a comida japonesa desenvolveu sua identidade própria, especialmente nos pratos à base de peixe, frutos do mar e arroz.
Dividido em oito regiões diferentes, o Japão é um país composto por um grupo de ilhas banhado pelo oceano Pacífico e o Mar do Japão e com forte tradição pesqueira.
Por isso, peixes e frutos do mar, além de algas, estão presentes na comida japonesa. O consumo de peixes e frutos do mar é, em média, de 23,2 quilos per capita no Japão.
A carne bovina shimofuri – aquela altamente marmorizada – também é muito apreciada no Japão. A mais conhecida é a produzida na região de Kobe, proveniente de novilhos da raça nativa wagyu.
Macarrão (men) é um alimento também muito apreciado por lá, especialmente em pratos como lamen ou ramen, prato quente com carne de porco, caldo, ovo, alga nori e vegetais.
Sobá, um tipo de macarrão típico da culinária japonesa, é consumido fresco em um caldo quente ou acompanhado de um molho.
Grávida pode comer comida japonesa?
Grávida pode comer comida japonesa desde que tenha alguns cuidados em relação ao peixe cru, alertam os médicos. O peixe cru podem conter parasitas que transmitem doenças,
A recomendação é para que o peixe cru seja previamente congelado para que eventuais parasitas que estejam em contato com o peixe sejam eliminados.
Outra forma de evitar o contato com o peixe cru é usar a técnica de selar o peixe, técnica que usa altas temperaturas para criar uma crosta na superfície do alimento.
Quais as principais características da comida japonesa?
As principais características da comida e culinária japonesa são a técnica, diversidade, equilíbrio e saudabilidade, com respeito aos sabores e frescor dos ingredientes.
Além disso, os japoneses prezam pelo uso de técnicas específicas, pela sazonalidade e regionalidade dos pratos e pela apresentação e decoração que lembram animais e plantas.
A base da comida japonesa é o arroz, tão reverenciado na culinária japonesa que pratos com o cereal fazem parte de rituais religiosos, casamentos, cerimônias e outras festividades.
Conheça os tipos de comida japonesa
Os tipos de comida japonesa variam de região para região, mas eles têm em comum a presença do arroz, soja (missô e soyu), peixes e frutos do mar, macarrão, vegetais e outros.
Lamen ou ramen é a tradicional sopa japonesa feita com o dashi (caldo rico em umami, o quinto sabor do paladar), macarrão, carne de porco ou frango, guarnecido com ovo, espinafre e algas tipo nori.
Também entre os pratos quentes, há o champon, uma sopa com ingredientes sazonais, ossos de galinha e porco, carne de porco, frutos do mar, vegetais e macarrão.
Conhecido como o “fondue japonês”, suyikaki é um prato quente para se comer em família ou entre amigos. Os ingredientes são preparados em uma panela que fica no centro da mesa.
Teppan também é um prato quente, em que peixes, como salmão e anchova, carnes ou legumes são grelhados em uma chapa de ferro em alta temperatura.
De influência lusitana, o tempurá (que vem do verbo temperar), composto por legumes empanados e fritos, foi um prato introduzido no Japão por missionários portugueses no século 16.
Já entre os pratos frios, são conhecidos os diversos tipos de sushi – que quer dizer arroz azedo. Existem diversos tipos de sushi, como tirashizushi, niguiri, hossomaki, temaki, uramaki e gunkan.
Sekihan, feito de arroz glutinoso (de grão curto) e feijão azuki, e o mochi, bolinho de arroz consumido no Ano Novo para trazer boa sorte, são exemplos de pratos festivos.
Há doces japoneses – os wagashi – que podem ser considerados pequenas obras de arte, como o rakugan, bolinhos feitos com farinha de soja e moldados em diferentes formatos e cores.
Dango é uma sobremesa feita com farinha de arroz com a consistência do moshi e vendida em espeto com diferentes coberturas. Daigaku-imo é um doce de batata doce glaceada.
Comida japonesa perto de mim
Comida japonesa ganhou tanto prestígio que, de norte a sul do país, é fácil encontrar um restaurante japonês, com suas delícias frias e quentes.
Até meados dos anos 80, a comida japonesa estava restrita a São Paulo, onde a comunidade japonesa é a maior fora do Japão.
Atualmente, o costume de comê-la está muito mais disseminado por todo o Brasil, bem como na plataforma do iFood, que é uma empresa brasileira.
Restaurante de comida japonesa
Para encontrar um restaurante de comida japonesa, você pode abrir o app do iFood e ir à aba “restaurantes”. Em seguida, aparecerá a opção “japonesa”. Lá, há diversas opções.
Em São Paulo, os melhores restaurantes de comida japonesa, segundo ranking da revista Exame, são Aizomê, Murakami, Makoto San, Kan Suke, Jun Sakamoto e Nózu, entre outros.
Barca de comida japonesa
Para encontrar comida japonesa no iFood, acesse a opção de busca no app e digite “barca de comida japonesa”. Você também acha nas opções “restaurantes” >> “japonesa”.
Comida japonesa iFood
Para encontrar comida japonesa no iFood, acesse a opção de busca no app e digite “comida japonesa”. Você também acha nas opções “restaurantes” >> “japonesa”.
Escolha a cidade onde você está e comece a sua busca. Você também pode refinar a busca por critérios como avaliação, taxa de entrega, menor distância e preço.
Como fazer comida japonesa?
Para fazer comida japonesa em casa, você vai precisar dos ingredientes básicos: arroz japonês, o de grão curto, alga nori, shoyu, missô, vinagre, açúcar e sal para temperar o arroz.
Se optar por algum tipo de sushi, tenha peixes diversos, como salmão, atum ou peixe branco, e frutos do mar, como camarão e polvo.
Caso seja vegano ou vegetariano, use pepino, cogumelos, abacate, manga, cenoura, tomate seco, alface, repolho roxo e tofu.
Lave o arroz umas 4 ou 5 vezes ou até a água ficar transparente. Cozinhe a quantidade de arroz com o dobro de água, sem mexer, entre 25 e 30 minutos, ou em uma panela de arroz.
Prepare o tempero: em uma panela, misture uma colher (sopa) de açúcar, uma colher (sopa) de sal e uma xícara de água e leve ao fogo médio até o açúcar dissolver.
Retire o arroz da panela e, com ajuda de uma tampa, abane bem até esfriar. Aos poucos, vá despejando o tempero em cima do arroz. Não misture o arroz, apenas faça “cortes” com uma espátula.
Deixe esfriar fora da geladeira, se possível. Enquanto isso, prepare os recheios conforme seu gosto. Com a alga nori, dá pra montar futomakis, temakis e hot rolls.