Uma comida saudável é aquela que é feita com ingredientes frescos e que faz bem para a nossa saúde. Aquela que a gente prepara de uma maneira que preserve ao máximo as qualidades nutricionais dos alimentos.
Para quem está querendo mudar de hábitos alimentares e busca inspiração para comer de uma maneira que faça bem para o corpo e para a mente, aqui vai um pequeno guia sobre o que é (e não é) comida saudável.
Qual é a diferença entre comida saudável e alimentação saudável?
A comida saudável é aquela que está em seu estado natural ou que é minimamente processada. E também a que tem o mínimo de gorduras saturadas, sal e açúcar adicionados.
É aquela que respeita as práticas alimentares da nossa cultura e que vem de fontes social e ambientalmente sustentáveis. Para entender melhor como ter uma alimentação saudável, é importante considerar os alimentos que escolhemos e como os consumimos.
Além disso, a alimentação saudável envolve o consumo de alimentos produzidos regionalmente e que sejam variados, “coloridos” e seguros para o consumo humano.
Isso significa, portanto, que a comida saudável faz parte de uma alimentação saudável. Por isso, devemos levar em conta também a forma como os alimentos são preparados e combinados entre si e quais nutrientes que possuem.
Por que é importante comer alimentos saudáveis?
Colocar alimentos dessa qualidade no nosso cardápio é importante porque eles contêm tudo o que uma pessoa precisa, em termos nutricionais, para ter uma boa saúde.
Isso porque esse tipo de comida é rico em macronutrientes (que são as proteínas, os carboidratos e a gordura) e micronutrientes (as vitaminas) e fibras, que formam a base de uma alimentação nutricionalmente balanceada.
Além disso, incluir a comida saudável na nossa rotina evita a má nutrição e o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principais causas de mortalidade no mundo todo.
Alguns tipos de comida saudável
Comer de modo equilibrado não exige tanto planejamento quanto se pensa. No iFood, por exemplo, os restaurantes e as lanchonetes oferecem diversas opções de lanches, almoço, jantar e comida saudável. Alguns deles são as marmitas fit, o PF (prato feito) e o nosso típico arroz e feijão.
Precisa de uma inspiração para planejar o cardápio? Confira a seguir algumas sugestões:
Comida saudável para emagrecer
Quem quer cortar calorias pode optar por refeições com saladas, wraps, smoothies, vitaminas, sucos naturais e lanches low carb, com baixos níveis de carboidratos (sim, inclusive pizza e bolo).
Dicas saudáveis para o lanche
Existem algumas opções para quem quer fazer um lanche mais leve e prático para o intervalo no trabalho, na escola ou na faculdade.
Algumas delas são a tapioca recheada, a crepioca, um ovo mexido, sanduíches e wraps com recheios naturais, açaí com frutas frescas e secas e granola e vitaminas.
Pratos equilibrados para o almoço
O tradicional PF (prato feito) é um exemplo de comida saudável para a hora do almoço. Afinal, tem alimentos de três grupos: carboidratos, proteínas e fibras. Por isso, o bom e velho feijão, arroz, carne e salada é, sem dúvida, um almoço nutricionalmente completo.
Pratos com massas e molhos caseiros também são uma pedida de comida saudável para almoçar. Por fim, o escondidinho é outro prato nutricionalmente equilibrado para essa refeição.
Comida saudável para jantar
Para terminar o dia, algumas pedidas para o jantar são sopas e caldos, uma torta salgada, crepe, quiches, sushi, lasanha fit, omelete e ceviche, por exemplo.
Comida na fritadeira elétrica é saudável?
Sim, a comida feita na fritadeira elétrica é saudável, porém médicos e nutricionistas recomendam que ela seja usada com moderação no preparo dos alimentos no dia a dia.
Por usar o método de convecção (alta temperatura), ela dispensa o uso de óleo sem prejudicar a crocância dos alimentos, como se eles fossem fritos por imersão.
Isso faz com que os alimentos feitos na fritadeira elétrica tenham menos calorias do que os fritos no óleo. Porém, a temperatura elevada pode eliminar nutrientes.
O que é não considerado comida saudável?
Alguns alimentos podem ser considerados saudáveis se consumidos com moderação, mas é bom não abusar deles na nossa dieta. Estamos falando dos que são ricos em açúcar, sódio e gorduras.
Um exemplo é o peito de peru: por ser um alimento da categoria de embutidos, ele contém altas quantidades de sódio, por isso é bom não exagerar.
As barrinhas de cereal também pedem moderação, pois muitas delas contêm altas quantidades de açúcar.