Em seu propósito de alimentar o futuro, o iFood acredita que é possível combinar tecnologia, inovação e pessoas para transformar a educação no Brasil. Para seguir nessa trilha, a empresa apoia ONGs que realizam ações de impacto socioambiental positivo.
Uma delas é a Fundação 1Bi, uma organização que surgiu oficialmente em 2018. A missão da Fundação 1Bi é diminuir as desigualdades sociais no Brasil usando a tecnologia digital para criar oportunidades inclusivas para jovens em situação de vulnerabilidade.
“As empresas que atuam no setor de tecnologia devem olhar para além do lucro e colocar em suas metas e objetivos a criação de soluções que também auxiliem na integração social”, afirma Kelly Baptista, diretora-executiva da Fundação 1Bi.
Para atingir esse objetivo, a organização atua em duas frentes: usar ferramentas digitais para melhorar a aprendizagem e compartilhar com mais parceiros seu conhecimento em tecnologia.
AprendiZAP: aulas e exercícios no WhatsApp
No primeiro eixo de atuação, a Fundação 1Bi desenvolveu uma ferramenta digital de aprendizagem chamada AprendiZAP. Essa plataforma atende a professores e alunos da rede pública e já beneficiou mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.
Os professores têm acesso a aulas e exercícios prontos e podem compartilhar esse conteúdo em sala de aula. Além disso, têm ajuda para preparar planos de aula e avaliações.
Na outra ponta, os estudantes recebem conteúdo pelo WhatsApp, selecionando o ano e a matéria de interesse. O AprendiZAP oferece mais de 2.000 aulas e exercícios alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Compartilhando conhecimento em tecnologia
O outro eixo de impacto positivo da Fundação 1Bi está no apoio a ONGs, negócios sociais, coletivos e Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com conhecimento em tecnologia, comunicação e gestão.
Nessa seara, a Fundação 1Bi já atendeu diretamente mais de 150 ONGs selecionadas. Esse suporte é realizado por meio de dois programas.
Um deles é o 1Bi Labs, uma aceleradora de iniciativas sociais. Seu objetivo é promover melhorias de gestão e o aumento do impacto social positivo de organizações, negócios e projetos que incentivam oportunidades educacionais e inclusivas para jovens em situação de vulnerabilidade ou grupos minorizados.
FoodLovers em ação
O atendimento a organizações também pode se dar no formato de consultoria. Nesse caso, o programa é o Potencialize, onde um time de colaboradores do iFood (FoodLovers) se torna responsável por ajudar as instituições a resolver problemas de gestão.
O processo inclui a criação e a implementação de um plano de gestão, bem como a capacitação das pessoas que irão colocar em prática as soluções construídas.
Em 2022, a fim de impulsionar suas atividades, a Fundação 1Bi fechou parcerias com outros players do mercado de educação e do terceiro setor, como Instituto Reúna e TODXS Brasil.
Para 2023, as prioridades serão projetar novas soluções para o AprendiZAP e estabelecer pontes com secretarias municipais de educação, além de atualizar os programas voltados para ONGs.
Em suas ações, a Fundação 1Bi já contou com o trabalho de mais de 500 voluntários entre os colaboradores do iFood – foram 131 só em 2022. A empresa também disponibiliza para a ONG suas estruturas e o suporte backoffice.
Como fazer doações para a Fundação 1Bi no app do iFood
Qualquer pessoa pode colaborar com a missão da Fundação 1Bi pelo próprio aplicativo do iFood —mesmo quando não estiver fazendo um pedido.Para doar pelo app do iFood, basta entrar em Perfil, rolar a tela para baixo, clicar em “Doações” e escolher a Fundação 1Bi.
Todas as doações arrecadadas pelo iFood são repassadas para as ONGs parceiras em até sete dias, e os recursos serão utilizados nos projetos informados na página da organização, com prestação de contas posterior para o time de Doações do iFood.