Mudanças de hábitos no último ano e a digitalização de estabelecimentos e sociedade levaram consumidores a realizarem diferentes tipos de compras pelos apps
Os últimos dois anos trouxeram transformações para diversos setores, como é o caso do comércio, que teve de se reinventar para continuar oferecendo produtos e serviços aos brasileiros. Por outro lado, a sociedade também passou por mudanças para se adaptar ao período dentro de casa durante os períodos mais críticos da pandemia.
Uma das grandes transformações foi a digitalização – ou a intensificação da digitalização. Isso porque a migração para os ambientes digitais – seja para se comunicar, trabalhar, pagar contas ou fazer compras – já vinha sendo observada há alguns anos. No entanto, o ano de 2020 fez o consumidor e os empreendedores descobrirem também novas possibilidades de se relacionar uns com os outros – haja vista o crescimento na busca por compras online de itens de supermercado.
O estudo “Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em 2020, mostrou que os brasileiros mudaram os hábitos de compras em lojas físicas e passaram a fazê-las de modo on-line. Segundo os dados, 61% dos clientes que compraram online durante a quarentena aumentaram o volume de compras devido ao isolamento social. Em 46% dos casos esse aumento foi superior a 50%.
Já a pesquisa feita pelo EY Parthenon, mostra que, dentre os novos hábitos adquiridos, houve maior consciência sobre higiene pessoal e limpeza (71%), preparo das próprias refeições (69%), menor número de visitas às lojas físicas (62%), redução nos gastos com produtos não essenciais (60%) e intenção em cuidar melhor da residência (59%).
Com isso, aplicativos de delivery, como o iFood, passaram a observar uma transformação nos hábitos de consumo dos clientes. Antes o delivery era sinônimo de pizza e fast food aos finais de semana, mas passou a ser considerado um serviço essencial durante a pandemia e acabou se consolidando no cotidiano dos brasileiros.
Neste mesmo ano de mudanças no comportamento de consumo e transformação digital, o iFood Mercado atingiu um crescimento de mais de 193% no número de pedidos entre julho de 2020 a julho de 2021. O estado de São Paulo alcançou a liderança da categoria de compras de mercado online e conquistou a preferência dos consumidores, empatado com o Pão de Açúcar, segundo pesquisa Datafolha (abril 2021).
Com a transformação digital do varejo, grandes redes e a indústria abraçaram definitivamente o comércio online, o que se revela, por exemplo, no extenso portfólio de produtos de mercado que o iFood hoje oferece ao consumidor.
“Estamos otimistas com o avanço do iFood na categoria Mercado. Evoluímos muito com novas soluções e possibilidades para o segmento, como a lista de compras e as entregas express, por exemplo. Conquistamos um extenso portfólio com parceiros, acompanhando a forte mudança nos hábitos de consumo observada nos últimos anos. Cada vez mais conectados e buscando novas oportunidades para as compras, os consumidores querem seus estabelecimentos preferidos no aplicativo, tanto para realizar compras pequenas e emergenciais quanto para compras maiores e planejadas, nos mais diversos segmentos – Mercado, Pet, Farmácia ou mesmo Bebidas e Conveniência. Seguimos em busca das melhores soluções para os nossos clientes e para os milhares de estabelecimentos cadastrados na plataforma, com capilaridade, presença nacional e expertise na logística de entregas. É um importante passo estratégico na expansão prevista para os próximos meses”, destaca Antonio Mello, Diretor de iFood Mercado.
Entre os parceiros na categoria hiper e supermercados do iFood estão Pão de Açúcar, Extra, Carrefour, Dia, BIG, Quitanda, Muffato, Angeloni, Barbosa, Oba Hortifruti, Lopes, Hirota, Hortifruti, Natural da Terra, Eataly, entre outros.