A habilidade de se expressar de forma clara, objetiva, direta e respeitosa, ou seja, estabelecer uma comunicação assertiva, faz toda a diferença no ambiente de trabalho, desde a resolução de um conflito até o momento de pedir um aumento de salário.
Essas capacidades formam a base da comunicação assertiva, e existem diversas técnicas e exemplos de como praticá-la no trabalho.
O que é comunicação assertiva?
Comunicação assertiva é a habilidade de falar e interagir de um modo que seja respeitoso às opiniões e aos direitos dos outros, mas sem deixar de defender seus próprios direitos, necessidades e limites.
Como técnica, ela se desenvolveu nos ambientes organizacionais como uma maneira de diferenciar a comunicação agressiva e passiva-agressiva de um estilo respeitoso e assertivo.
Além da fala clara e objetiva, a comunicação assertiva engloba comportamentos e a linguagem não-verbal, como gesto, postura e olhar.
Qual a importância para as empresas?
Para as empresas, esse tipo de comunicação é extremamente importante pois consiste em uma ferramenta para gerenciar relações, negociar, informar e reduzir o estresse.
É também uma forma de desenvolver e aprimorar os processos de comunicação de modo a criar oportunidades para discussões com diferentes opiniões.
Com o uso da comunicação assertiva em empresas, necessidades e escolhas são acolhidas e consideradas com respeito, para que se encontrem soluções em que todos ganham.
10 benefícios de uma comunicação assertiva no trabalho
Há diversos benefícios de desenvolver uma comunicação assertiva no trabalho, pois uma comunicação saudável torna o ambiente corporativo mais eficaz e agradável a todos.
Além disso, colaboradores, gestores e CEOs que a praticam tendem a ter mais consciência sobre si mesmos, autoimagem mais positiva, mais autoconfiança e autoestima.
A comunicação assertiva no trabalho também ajuda a evitar e resolver conflitos interpessoais, facilita negociações e colabora para encontrar soluções positivas.
Controlar o estresse, reduzir a ansiedade e fortalecer os relacionamentos são outros benefícios dessa comunicação no trabalho e ambiente corporativo,
Tipos de comunicação assertiva
Os tipos de comunicação assertiva têm a ver com o tipo de resposta assertiva que se dá a uma determinada mensagem.
São 5 tipos: assertividade básica e assertividade escalonada, mensagem do eu, asserção de confronto e asserção de confronto.
Assertividade básica
Tem a ver com a defesa pessoal de direitos, crenças, pontos de vista, sentimentos e opiniões e também do reconhecimento deles nos outros ou o simples fornecimento de informações.
Assertividade escalonada
Quando a assertividade básica é ineficiente e não produz nenhum efeito no receptor da mensagem, é usada então a assertividade escalonada.
Esse tipo de resposta é dada pelo aumento ou escalonamento do grau de assertividade, ou seja, o emissor fornece detalhes e novas informações ao receptor da mensagem.
Asserção empática
É aquela em que há o reconhecimento de uma situação e/ou validação dos sentimentos do receptor quando ele se sente ofendido com a expressão de um sentimento ou desejo.
Esse tipo é usado quando o relacionamento com o outro é importante para o emissor ou quando se deseja diminuir a probabilidade de uma reação defensiva do receptor.
Asserção de confronto
Esse tipo de resposta é usada quando existem contradições na fala do emissor da mensagem, por exemplo, ele diz algo e faz o oposto do que está sendo dito.
Quando essas contradições são confrontadas apenas as descrevendo como fatos, a resolução de conflitos é mais efetiva, pois evita uma reação defensiva do interlocutor.
Mensagem do eu
Trata-se de uma resposta na qual a pessoa assume a responsabilidade por aquilo que ela diz e/ou sente, incluindo expressões de desejo, de sentimentos e asserções.
4 técnicas de comunicação assertiva
Essas técnicas podem ser usadas por qualquer pessoa nos mais diferentes contextos e situações, tanto pessoais como profissionais.
Veja abaixo 4 delas:
- Técnica do disco riscado: consiste em repetir mais de uma vez algo sem levantar o tom, ritmo ou volume da voz e sem a intenção de entrar em confronto;
- Técnica de nevoeiro: pode ser resumida pela frase “o cliente sempre tem razão”. Ou seja, ela evita a continuidade de um confronto dando razão a quem se sentiu lesado;
- Técnica para a mudança: trata-se de dar uma visão global de uma discussão, relativizando-a a fim de reduzir níveis de estresse e agressividade;
- Técnica da pergunta assertiva: é dar como resposta uma pergunta que traz um aspecto positivo de algo que está em discussão.
Qual a relação de uma boa comunicação assertiva com a gestão de pessoas?
A relação de uma boa comunicação assertiva com a gestão de pessoas é extremamente benéfica, pois melhora o ambiente e o clima organizacionais e facilita os relacionamentos.
A comunicação assertiva também ajuda no aumento da produtividade, evitando o retrabalho, diminui conflitos e desentendimentos e fortalece a confiança e respeito entre todos.
Comunicação assertiva: exemplos
Um exemplo de comunicação assertiva é o uso do pronome “eu” sempre que quiser comunicar claramente como se sente à outra pessoa.
Linguagem não verbal, como um sorriso, contato visual, postura ereta e braços e mãos abertos, também denotam a comunicação assertiva.
Ouvir de forma ativa, refletir os sentimentos da pessoa que os expressou, pedir esclarecimento e repetir palavras-chave que alguém disse são outros exemplos.
10 dicas de como ter comunicação assertiva no trabalho
Ter uma comunicação assertiva no mercado de trabalho é uma forma eficaz de cultivar um ambiente saudável e produtivo para todos.
Selecionamos 10 dicas de como ter comunicação assertiva no trabalho baseadas neste artigo do portal de desenvolvimento de carreira Better Up.
- Use sempre o pronome “eu” nas frases. Desta forma, necessidades são respeitadas e o ponto de vista valorizado;
- Pratique o contato visual quando está conversando com alguém;
- Use a linguagem corporal adequada de modo a transmitir confiança;
- Diga “não” sem rodeios quando necessário;
- Ensaie suas conversas, apresentações e reuniões para ter uma ideia de como a mensagem vai soar para o receptor;
- Faça pedidos claros e diretos, evitando rodeios e desculpas;
- Fale na hora certa e quando for solicitado;
- Esteja aberto/a a feedbacks positivos e negativos. Evite minimizar as críticas positivas e não fique na defensiva com críticas negativas ou construtivas;
- Expresse-se de forma positiva e evite expressões e falas negativas;
- Pratique a comunicação assertiva em situações simples e rotineiras.