Empreendedorismo negro é tema de live do iFood

Debate sobre o tema envolverá o Programa de Fomento aos Restaurantes de Empreendedores Negros, projeto-piloto da empresa em Salvador

O iFood aborda o empreendedorismo negro em uma live no canal do YouTube iFood para Parceiros, nesta terça-feira, 13 de junho, às 16 horas, a partir de um novo projeto da empresa: o programa de Fomento aos Restaurantes de Empreendedores Negros. 

A live será conduzida por João Barcelos, especialista em delivery e Embaixador iFood. E terá a presença de Angélica Vasconcelos, diretora de Equidade do iFood, e de empreendedores que são especialistas no segmento de restaurantes.

O Fomento aos Restaurantes de Empreendedores Negros vai promover ações para acelerar o crescimento desses estabelecimentos, inicialmente através de um piloto com empreendedores que possuem restaurantes na cidade de Salvador, Bahia.

Serão beneficiados tanto restaurantes da base do iFood, que corresponderão a 70% dos estabelecimentos abarcados pelo projeto, como os que não estão na plataforma – estes serão cerca de 30% do total de participantes.

O iFood entende que o empreendedor negro muitas vezes não tem recursos para uma estruturação estratégica adequada. Dessa maneira, o negócio muitas vezes passa anos em modo de sobrevivência e sem prosperar.

É preciso ainda ressaltar que as pessoas negras sofrem preconceitos diariamente. Nos restaurantes, ocupam majoritariamente funções operacionais, com oportunidades reduzidas de evolução dentro do empreendimento.

Dessa maneira, o Fomento aos Restaurantes de Empreendedores Negros tem como objetivo reduzir as desigualdades nesse ramo de negócio atuando em diferentes frentes.

Pilares do projeto

O programa será baseado em alavancas que apoiarão os empreendedores para potencializarem seus negócios. Dentre as alavancas está dar mais  visibilidade ao empreendedor negro no aplicativo do iFood.

Para performar melhor na plataforma, o empreendedor negro participante do programa também receberá consultoria de performance, além .de treinamentos de gestão e operação pelo Decola, plataforma de educação do iFood voltada para parceiros.

Além disso, terá orientações e acesso, quando necessário, a uma linha de crédito social, apoiando financeiramente seu negócio.  

O iFood tem procurado intensificar o diálogo com os restaurantes parceiros da plataforma. Para melhorar constantemente a experiência desses estabelecimentos, criou, por exemplo, a agenda de Melhoria Contínua, que objetiva a evolução de funcionalidades e ferramentas que facilitem a operação do dia a dia dos restaurantes.

A empresa também possui metas para reduzir desigualdades no mercado de trabalho. Uma delas é que 40% de seus colaboradores sejam negros.

No dia 26 de maio, Luana Ozemela, vice-presidente de impacto social do iFood, recebeu o Prêmio Sim à Igualdade Racial na categoria Liderança. A premiação é promovida pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil), com patrocínio do iFood, e reconhece pessoas, empresas e iniciativas que atuam ativamente pela igualdade racial no Brasil.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas