Cerca de 40 alunos e professores que se destacaram na Maratona Tech —a maior competição de tecnologia do país, que em 2023 impactou mais de 900 mil jovens— participaram no início de dezembro de uma imersão em tecnologia na Faculdade Insper e na sede do iFood.
Eles vieram de diferentes regiões do país para o evento, promovido pelo Movimento Tech 2030, uma coalizão de empresas e organizações (entre elas, o iFood) para investir na educação e empregabilidade na área de tecnologia.
A Maratona Tech é uma iniciativa gerenciada pelo Movimento Tech e pela Associação Cactus, ONG que atua na criação de cultura de protagonismo para jovens por meio da educação e que visa desenvolver jovens e adultos para as possibilidades da carreira na área, além de fomentar a formação e empregabilidade de pessoas de baixa renda no setor.
Na ocasião, além de se conectar com estudantes de outras regiões, os jovens conheceram também profissionais que são referências acadêmicas para quem quer trabalhar na área de tecnologia no futuro.
Eles visitaram as sedes da Faculdade Insper, Inteli e iFood e acompanharam palestras sobre a tecnologia e o futuro das profissões e sobre como é o dia a dia de quem trabalha nessa área.
Os painéis e palestras foram comandados por profissionais da área de tecnologia e recrutamento. Após a imersão, os alunos seguem com acompanhamento da Associação Cactus e ganharam bolsas da Alura Start, além de participarem da comunidade de ex-participantes da Maratona Tech.
Luanna Luna, diretora de educação do iFood e co-fundadora do Movimento Tech 2030, reforça que fomentar esse desenvolvimento e potencializar a formação técnica e comportamental de jovens no ensino médio, conectando-os com a área de TI, é de extrema importância.
“Estamos falando de uma fase de escolha da profissão, e essa estratégia é fundamental para aumentar o funil de entrada de profissionais na tecnologia e, com isso, criar massa crítica de capital humano no mercado”, comenta.
O que é a Maratona Tech?
Em 2023, 914 mil estudantes de 2.700 cidades brasileiras participaram da segunda edição da Maratona Tech —em 2022, foram 84 mil.
Essa é uma competição que busca despertar o interesse dos jovens pela tecnologia. Ela acontece em duas fases: na primeira, os alunos usam a tecnologia para resolver problemas de suas comunidades; na segunda, eles recebem conteúdos e quizzes via chatbot, por WhatsApp.
Os estudantes que tiveram o melhor desempenho na Maratona Tech também participaram de uma cerimônia de premiação realizada em Salvador. Entre os 300 que foram premiados, 30 compareceram ao evento, realizado no Senai Cimatec.