Programa seleciona projetos para tornar a educação básica mais inclusiva; inscrições vão até 31/7
Para ajudar a combater a desigualdade educacional agravada pela pandemia de Covid-19, o 1Bi Labs, programa de aceleração da Fundação 1Bi —instituição social apoiada pelo Grupo Movile e pelas empresas investidas, como o iFood—, está selecionando projetos de ONGs e negócios de impacto social focados em aumentar oportunidades de educação inclusivas para jovens e grupos minorizados.
Na terceira edição desse programa de aceleração, os participantes terão dois meses de treinamento e mentoria online com profissionais da Movile e de suas investidas (iFood, Zoop, Sinch, SandBox, Sympla, Moova e Afterverse) e vão concorrer a um investimento de R$ 20 mil.
Poderão participar da aceleração iniciativas que trabalhem há pelo menos dois anos com o complemento da educação básica, com ações voltadas para alunos do ensino fundamental II, ensino médio ou educação de jovens e adultos (EJA) e que tenham projetos gratuitos ou de baixo custo.
As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, e podem ser feitas no site da Fundação 1Bi, na página do 1Bi Labs —onde está também o regulamento do programa. A seleção de projetos levará em conta critérios como o impacto do projeto quanto ao número de pessoas que podem ser beneficiadas, sua possibilidade de escala, a diversidade regional e a motivação do grupo em participar do programa.
“Sabemos que a desigualdade educacional no Brasil se agravou com a chegada da pandemia. Por isso, além de focar nas iniciativas de ensino de tecnologia, também queremos conhecer e incentivar projetos que já vêm encontrando caminhos para diminuir essas situações, seja com uso e ensino de tecnologia ou por meios mais ‘tradicionais’, como reforço no contraturno escolar e incentivo com cursos de idiomas”, explica Kelly Baptista, diretora-executiva da Fundação 1Bi.
Como é o programa
Após as inscrições, 15 organizações serão pré-selecionadas para participar de entrevistas individuais por videoconferência, na qual passarão por um raio-X para identificar seus desafios. Na próxima etapa, seis serão escolhidas para passar pela aceleração.
As selecionadas passarão por dois meses de aceleração e apresentarão um protótipo de resolução das dores identificadas na entrevista. O projeto vencedor será escolhido com base na evolução do desafio e na escalabilidade da solução.
Para incentivar novas possibilidades de investimento, representantes de empresas de tecnologia serão convidados para conhecer o trabalho dos participantes na apresentação final.
Nas duas edições anteriores, o 1Bi Labs atendeu 13 organizações e negócios sociais, impactando indiretamente a vida de mais de 3.000 pessoas. O destaque da primeira e segunda edição foram, respectivamente, a WoMakersCode (ONG que inspira e impulsiona meninas e mulheres que desejam fazer carreira em tecnologia) e o Programadores do Amanhã, que apoia jovens da periferia que querem entrar na área de tecnologia.
Serviço – 1Bi Labs
O que é: programa de aceleração de projetos de educação para grupos minorizados
Inscrições: até 31/7 no site da Fundação 1Bi
Cronograma:
De 11 a 31/7 – Inscrições
10/8 – Comunicação das pré-selecionadas
11 e 12/8 – Entrevista das pré-selecionadas
15/8 – Comunicação das selecionadas
22/8 – Kick-off do programa
25/10 – Apresentação final (pitch)