Dia do Hambúrguer: o que faz um lanche perfeito?

Saiba quais são os melhores ingredientes para comer um hambúrguer gostoso, das carnes até o tipo de pão

Está chegando o Dia do Hambúrguer —e nada melhor do que aproveitar essa oportunidade para conhecer melhor um dos lanches mais icônicos do planeta.

O hambúrguer também é o lanche preferido no iFood: em 2022, mais de 123 milhões desses sanduíches foram vendidos pelo aplicativo.

Então, para saciar o apetite de quem curte um hambúrguer, criamos um guia que conta a sua história e traz dicas de como montar o hambúrguer caseiro perfeito —confira a seguir. 

Quando é o Dia do Hambúrguer?

O Dia Internacional do Hambúrguer é comemorado em 28 de maio, mas a origem da data e do hambúrguer permanece sendo um grande mistério. 

O que se sabe mesmo é que o dia dedicado ao lanche mais popular no mundo é recheado de comemorações, homenagens, atividades em todos os cantos. 

A origem do hambúrguer 

Sua origem remonta ao surgimento, no século 19, do bolo de carne de Hamburgo, feito com carne proveniente do gado da cidade da Alemanha que tem esse mesmo nome. 

A forma tradicional de preparar a carne de Hamburgo era triturá-la, temperá-la e dar forma de bolinhos redondos e achatados, como explica o historiador Andrew F. Smith no livro Hambúrguer – Uma História Global (Ed. Senac, 2012). 

Durante anos, restaurantes de origem alemã nos Estados Unidos serviram o bife de Hamburgo com acompanhamentos variados, como legumes, purê de batatas e molhos. 

Até o bife de Hamburgo encontrar o pão, que ainda era quadrado. Daí, surgiu o sanduíche de hambúrguer, depois chamado de hambúrguer e por fim, em inglês, burger

Pelo menos duas cidades norte-americanas dizem ser o lar original do prato: Atenas, no Texas, e Seymour, em Wisconsin. 

Em 1890, início da industrialização dos Estados Unidos, o Bife de Hamburgo servido entre dois pedaços de pães já havia se tornado um clássico norte-americano. 

Dos carrinhos de comida na porta de fábricas, o lanche conquistou espaço nos restaurantes, escolas, casas e livros de receita até ganhar um lugar próprio: a lanchonete. 

Criada em 1921, em Chicago, White Castle foi a primeira rede de fast-food do sanduíche do mundo, depois seguida por outras como McDonald’s, Jack in the Box, Burger King e Wendy’s. 

No Brasil, ele chegou em 1952, com a inauguração da lanchonete Bob’s, no Rio de Janeiro, a primeira rede fast-food do país. 

Tipos de hambúrguer 

Diversos tipos foram aparecendo desde a popularização do simples pão com carne. Primeiro, foram adicionados condimentos, como mostarda e ketchup. 

Daí surgiram as variações, como o cheeseburger,  nos anos 1920, em que foi acrescentada uma fatia de queijo tipo norte-americano à carne. 

Centenas de outras combinações foram feitas, como o chili burguer, com molho de pimenta, ou o bacon burger, com tiras de bacon. 

Desde então, o lanche tem evoluído em sabores e preços, como o hambúrguer gourmet de alguns milhares de dólares, ou o ramen burguer, com macarrão no lugar do pão. 

Veja abaixo mais sobre alguns dos tipos mais conhecidos, como gourmet, artesanal, americano, vegetariano, vegano e recheado. 

Americano 

O tradicional hambúrguer americano leva carne grelhada ou frita entre fatias de pão redondo  e rodelas de tomate, cebola e picles, alface e ketchup. Pode ser adicionado queijo derretido. 

Artesanal

O artesanal é feito à mão, sem maquinário, de forma simples, com ingredientes tradicionais: carne moída com gordura, cebola, alho e sal. 

Gourmet 

Carnes como a de origem japonesa Kobe Beef, foie gras, trufas, alho negro são alguns entre os variados ingredientes que compõem esse tipo de lanche.

Vegetariano e vegano 

Os vegetarianos têm cada vez mais adeptos, mesmo entre quem consome carne. Leguminosas, cogumelos, legumes e outros grãos são os seus ingredientes principais. 

Recheado 

O famoso hambúrguer recheado com queijo Jucy Lucy foi criado na lanchonete Matt’s, em Minneapolis, nos Estados Unidos, em 1954. De lá pra cá, ganhou diferentes versões. 

Qual a melhor carne?

A melhor carne de hambúrguer é aquela que dá sabor, suculência e estrutura ao hambúrguer.   Cortes como peito, alcatra, acém, fraldinha, contra-filé e patinho são os mais utilizados. 

Para um hambúrguer de carne é possível utilizar apenas um corte, porém um blend de carnes —mistura de diferentes tipos—  pode resultar em um hambúrguer mais suculento.

A composição do blend varia conforme o sabor que se busca. O ideal é que o hambúrguer tenha de 10% a 20% de gordura em sua composição.   

Qual o melhor hambúrguer de frango?

O melhor hambúrguer de frango é feito com a carne do peito de frango, por ser maior do que os outros cortes e mais fácil para moer e moldar. 

O ideal para um hambúrguer de frango perfeito é deixar a carne marinando em uma mistura com suco de limão e temperos, ou leite e temperos e condimentos variados, por exemplo. 

Dessa forma, a carne fica mais macia e com mais sabor. A carne pode ser moída e transformada em hambúrgueres, ou os cortes podem ser empanados e fritos. 

Qual o melhor pão?

O  melhor pão de hambúrguer é macio, de modo que absorva bem os sabores, porém com estrutura forte o suficiente para se manter íntegro com a carne e os demais recheios. 

O pão de leite é um dos mais utilizados em hambúrguer por sua composição macia, casca dourada e um pouco mais crocante que o seu interior. 

Macio e com sabor levemente adocicado, o pão de brioche, uma massa de pão utilizada tradicionalmente em sobremesas, ganhou espaço em hamburguerias nos últimos anos. 

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas