Hortas urbanas de Curitiba vencem prêmio de cidade sustentável

Programa de agricultura urbana e segurança alimentar fica em primeiro lugar no Latam Smart City Awards

As hortas urbanas de Curitiba (PR) foram premiadas, em junho, no Latam Smart City Awards, o mais importante evento voltado para iniciativas para tornar as cidades inteligentes, organizado pela ONU Habitat

A ação vencedora do prêmio foi o programa Agricultura Urbana, que reúne 115 hortas urbanas —implantadas em vazios urbanos, escolas e outros espaços institucionais—, a Fazenda Urbana, que é voltada para a educação para a prática agrícola sustentável nas cidades, e os Jardins de Mel, onde caixas abrigam colônias de abelhas sociais nativas sem ferrão.

O Agricultura Urbana concorreu, com outros dois finalistas, na categoria “Desenvolvimento Urbano, Sustentabilidade e Mobilidade”, que premia iniciativas que buscam tornar as cidades mais sustentáveis e reduzir os impactos das mudanças climáticas. Em 2022, a organização do prêmio recebeu projetos inscritos por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de países latinoamericanos. 

As 115 hortas urbanas de Curitiba reúnem 5.700 produtores que, em uma área de 157.500m², produzem alimentos que beneficiam 17.900 pessoas. O programa também conta com 60 hortas de mel espalhadas pela cidade. 

Produção solidária

Criada em 2020, a Fazenda Urbana distribuiu em seu primeiro ano de operação 1,4 tonelada de hortaliças para instituições de caridade que integram o programa Mesa Solidária e para casas de acolhimento. “O que a agricultura urbana vem realizando na área de segurança alimentar é admirável”, comentou o prefeito da cidade, Rafael Greca.

“Os alimentos colhidos na Fazenda Urbana vão para as nossas marmitas solidárias, acrescentando mais valor nutricional às refeições. Quando há excedente, a hortaliça é entregue com as cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade que apoiamos”, afirma Roberto Watanabe, cofundador da Ação Entre Amigos Japão-Brasil (Jabra), instituição que participa do Mesa Solidária, ao site da prefeitura de Curitiba.

Vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, o Agricultura Urbana não só foca na segurança alimentar como promove a educação e o engajamento comunitário em meios de produção sustentável e na promoção da alimentação saudável, especialmente entre as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Esta é a terceira vez que Curitiba recebe a premiação internacional. Em 2018, a capital paranaense já havia vencido o Latam Smart City Awards com o aplicativo Saúde Já, e em 2021, com o Vale do Pinhão.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas