iFood é top 3 entre as marcas mais fortes do Brasil

Foodtech está entre as empresas que se destacam em estudo realizado pela revista IstoÉ Dinheiro

O iFood é a terceira marca mais forte do Brasil, revela o estudo “As Marcas Mais Valiosas da Dinheiro”, realizado pela revista IstoÉ Dinheiro. A fintech Nubank e a metalúrgica Tramontina, respectivamente em primeiro e segundo lugar, completam o pódio das empresas nacionais de destaque.

“A digitalização, os novos hábitos de consumo e o relacionamento com clientes influenciaram a percepção de força e valor das marcas”, define a reportagem publicada no site da IstoÉ Dinheiro sobre os resultados do estudo.

Para Marcelo Bicudo, CEO da Superunion, consultoria de marca da WPP, as empresas de tecnologia (como o iFood) foram os grandes destaques dessa edição, por sua ascensão no ranking. 

“É muito interessante perceber como o contexto no qual vivemos os dois últimos anos e a intensa digitalização dos negócios modificaram a paisagem que nos acostumamos a ver das marcas mais fortes ou valiosas. Novos hábitos, novos comportamentos dos consumidores, em jornadas híbridas são, de certa forma, capturados pelo estudo que desenvolvemos”, explicou Bicudo ao site Marcas pelo Mundo.

O estudo voltou a ser realizado em 2022 depois de um hiato de dois anos por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo a IstoÉ Dinheiro, “uma marca valiosa combina dois critérios: está na mente e corações dos brasileiros e gera percepção de valor substancial a seus acionistas”.

Para esse ano, a publicação montou três rankings. Além das marcas 100% brasileiras que atuam no Brasil, foram eleitas também as marcas globais com forte presença no Brasil (vencida pelo Google) e as mais valiosas (com Mercado Livre na ponta).

Para elaborar esse conjunto de três rankings, foram avaliadas mais de 300 marcas de capital aberto, que têm a maioria de seus resultados financeiros no Brasil disponíveis para avaliação e/ou são de origem brasileira. 

O consórcio de empresas que liderou o estudo utilizou também os dados do Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta da agência WPP, de gerenciamento de marca e banco de dados, a partir de 17 mil entrevistas realizadas de outubro a dezembro de 2021. Confira, a seguir, o resultado.

As 10 marcas mais fortes do Brasil:

  1. Nubank
  2. Tramontina
  3. iFood
  4. O Boticário
  5. Lojas Americanas
  6. Magazine Luiza
  7. Natura
  8. Sebrae
  9. Cacau show
  10. Brastemp

As 10 marcas globais mais fortes no Brasil

  1. Google
  2. YouTube
  3. WhatsApp
  4. Netflix
  5. Instagram
  6. Windows
  7. Samsung
  8. Android
  9. Disney
  10. Apple

As 10 mais valiosas do Brasil:

  1. Mercado Livre – R$ 11,4 bilhões
  2. Itaú – R$ 8,2 bilhões
  3. Bradesco – R$ 4,2 bilhões
  4. Vivo – R$ 3,7 bilhões
  5. Nubank – R$ 3,6 bilhões
  6. Natura – R$ 2,9 bilhões
  7. Magazine Luiza – R$ 2,5 bilhões
  8. Skol – R$ 1,7 bilhão
  9. Petrobras – R$ 1,7 bilhão
  10. Atacadão (Carrefour) – R$ 1,6 bilhão
Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas