As maiores ações da área de Impacto Social do iFood

Conheça os resultados do primeiro ano da vice-presidência que investe em ações sociais e ambientais e na valorização de entregadores e restaurantes

Neste mês, a vice-presidência de Impacto Social do iFood completa o seu primeiro ano de vida. Essa é a área dedicada à melhoria das condições de trabalho e segurança dos entregadores e das entregadoras e à ampliação da equidade em todo o seu ecossistema, que inclui os restaurantes, em busca de contribuir para a mobilidade social.

A vice-presidência de Impacto Social nasceu da convicção do iFood de que as empresas podem conciliar o sucesso nos negócios com um impacto positivo sobre a sociedade e o meio ambiente.

“A área de sustentabilidade e impacto social não é responsável por ações acessórias. Ela trabalha profundamente em toda a estrutura do iFood.”
impacto social do iFood
Luana Ozemela
Vice-presidente de Impacto Social da empresa

O que faz a área de Impacto Social do iFood?

Uma das primeiras ações lançadas neste primeiro ano foi a Central de Apoio Psicológico e Jurídico, na qual a Black Sisters in Law atende entregadores e entregadoras que sofram discriminação, agressão e assédio no trabalho.

No mesmo mês foi criado o iFood Acredita, e depois o Acredita na Favela, que apoia empreendedores negros de restaurantes que estão no app. O piloto foi iniciado em Salvador e expandido para São Paulo, com foco inicial nas favelas de Heliópolis e Paraisópolis, em parceria com a CUFA e Favela Holding.

Em 2023, a área de Impacto Social do iFood lançou também o edital iFood Chega Junto, que distribuiu R$ 1 milhão a 25 projetos dedicados a entregadores e entregadoras.

Atuando também na redução de conflitos com entregadores e entregadoras, a área promoveu iniciativas de diálogo para entender as queixas dos entregadores e as raízes dos conflitos entre clientes, restaurantes e os profissionais do delivery.

Com base nisso, o iFood investiu em campanhas educativas, como o #BoraDescer, que busca conscientizar os clientes para que desçam para pegar seus pedidos, como um ato de gentileza e respeito.

“Pensando na proteção dos entregadores e das entregadoras, fizemos também melhorias significativas na captura de dados de incidência de acidentes para identificar alavancas de prevenção e melhorar o bem-estar e a segurança de todos”, explica Luana.

Além disso, a área de Impacto Social do iFood promove ações e campanhas contra preconceitos e agressões. Em 2023, o iFood lançou uma nova política de combate à discriminação e à violência, deixando claro que não aceita qualquer tipo de discriminação, preconceito ou violência contra entregadores, clientes, lojas, operadores logísticos e franqueados.

Investimento em educação

Outra frente importante da área de Impacto Social do iFood é a da educação de parceiros. Luana destaca o Meu Diploma do Ensino Médio e a melhoria da experiência de aprendizagem contínua no app do entregador. 

O Meu Diploma do Ensino Médio, realizado em parceria com a Termine seus Estudos, ajuda entregadores e entregadoras a completar o Ensino Médio —e em 2024 foi estendido a donos e colaboradores de restaurantes que estão no app. 

Em 2023, 5.264 entregadores se formaram na segunda turma do programa —em 2022, foram 950. Eles receberam o diploma do Ensino Médio depois de fazer o curso preparatório para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e passar no teste que dá o certificado de conclusão do ensino médio.

A área de Impacto Social do iFood abriga também a plataforma de educação Decola, que incentiva o desenvolvimento e a qualificação. Até hoje, mais de 330 mil pessoas (como entregadores, entregadoras, donos e donas de restaurantes e mercados) receberam certificados de conclusão de um dos seus mais de cem cursos gratuitos.

“Eu tenho um sentimento de muito orgulho pelo trabalho que a gente fez ao longo desse último ano e fico muito feliz pelo reconhecimento da efetividade das nossas ações e resultados por stakeholders nacionais e internacionais”, afirma Luana.

Para o segundo ano, vem mais por aí.

“Vamos continuar perseguindo a nossa visão de delivery sustentável, que envolve educação, um futuro de trabalho centrado no bem-estar e na segurança das pessoas”, diz Luana. “E vamos olhar para a frente de meio ambiente, para descarbonizar cada vez mais o nosso ecossistema e escalar o uso de embalagens sustentáveis.”

Resultados de Impacto Social

5.264 entregadores terminaram os estudos com o Meu Diploma do Ensino Médio em 2023
EDUCAÇÃO
300 mil entregadores capacitados pelos cursos gratuitos do Decola
EDUCAÇÃO
25 mil restaurantes parceiros alcançados pelos cursos do Decola
EDUCAÇÃO
250 mil entregadores certificados no curso Primeiros Passos para atuar no iFood
EDUCAÇÃO
27 mil entregadores certificados no curso Jeito iFood de Ganhar
EDUCAÇÃO
R$ 1 milhão distribuído a 25 projetos para entregadores no iFood Chega Junto
VALORIZAÇÃO
+ de 1.000 síndicos conscientizados em campanha no RJ sobre subir ou não subir
VALORIZAÇÃO
178 casos recebidos pela Central de Apoio Jurídico e Psicológico
VALORIZAÇÃO
220 encontros com sindicatos e lideranças de entregadores para o diálogo social
VALORIZAÇÃO
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