Neste mês, a vice-presidência de Impacto Social do iFood completa o seu primeiro ano de vida. Essa é a área dedicada à melhoria das condições de trabalho e segurança dos entregadores e das entregadoras e à ampliação da equidade em todo o seu ecossistema, que inclui os restaurantes, em busca de contribuir para a mobilidade social.
A vice-presidência de Impacto Social nasceu da convicção do iFood de que as empresas podem conciliar o sucesso nos negócios com um impacto positivo sobre a sociedade e o meio ambiente.
O que faz a área de Impacto Social do iFood?
Uma das primeiras ações lançadas neste primeiro ano foi a Central de Apoio Psicológico e Jurídico, na qual a Black Sisters in Law atende entregadores e entregadoras que sofram discriminação, agressão e assédio no trabalho.
No mesmo mês foi criado o iFood Acredita, e depois o Acredita na Favela, que apoia empreendedores negros de restaurantes que estão no app. O piloto foi iniciado em Salvador e expandido para São Paulo, com foco inicial nas favelas de Heliópolis e Paraisópolis, em parceria com a CUFA e Favela Holding.
Em 2023, a área de Impacto Social do iFood lançou também o edital iFood Chega Junto, que distribuiu R$ 1 milhão a 25 projetos dedicados a entregadores e entregadoras.
Atuando também na redução de conflitos com entregadores e entregadoras, a área promoveu iniciativas de diálogo para entender as queixas dos entregadores e as raízes dos conflitos entre clientes, restaurantes e os profissionais do delivery.
Com base nisso, o iFood investiu em campanhas educativas, como o #BoraDescer, que busca conscientizar os clientes para que desçam para pegar seus pedidos, como um ato de gentileza e respeito.
“Pensando na proteção dos entregadores e das entregadoras, fizemos também melhorias significativas na captura de dados de incidência de acidentes para identificar alavancas de prevenção e melhorar o bem-estar e a segurança de todos”, explica Luana.
Além disso, a área de Impacto Social do iFood promove ações e campanhas contra preconceitos e agressões. Em 2023, o iFood lançou uma nova política de combate à discriminação e à violência, deixando claro que não aceita qualquer tipo de discriminação, preconceito ou violência contra entregadores, clientes, lojas, operadores logísticos e franqueados.
Investimento em educação
Outra frente importante da área de Impacto Social do iFood é a da educação de parceiros. Luana destaca o Meu Diploma do Ensino Médio e a melhoria da experiência de aprendizagem contínua no app do entregador.
O Meu Diploma do Ensino Médio, realizado em parceria com a Termine seus Estudos, ajuda entregadores e entregadoras a completar o Ensino Médio —e em 2024 foi estendido a donos e colaboradores de restaurantes que estão no app.
Em 2023, 5.264 entregadores se formaram na segunda turma do programa —em 2022, foram 950. Eles receberam o diploma do Ensino Médio depois de fazer o curso preparatório para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) e passar no teste que dá o certificado de conclusão do ensino médio.
A área de Impacto Social do iFood abriga também a plataforma de educação Decola, que incentiva o desenvolvimento e a qualificação. Até hoje, mais de 330 mil pessoas (como entregadores, entregadoras, donos e donas de restaurantes e mercados) receberam certificados de conclusão de um dos seus mais de cem cursos gratuitos.
“Eu tenho um sentimento de muito orgulho pelo trabalho que a gente fez ao longo desse último ano e fico muito feliz pelo reconhecimento da efetividade das nossas ações e resultados por stakeholders nacionais e internacionais”, afirma Luana.
Para o segundo ano, vem mais por aí.
“Vamos continuar perseguindo a nossa visão de delivery sustentável, que envolve educação, um futuro de trabalho centrado no bem-estar e na segurança das pessoas”, diz Luana. “E vamos olhar para a frente de meio ambiente, para descarbonizar cada vez mais o nosso ecossistema e escalar o uso de embalagens sustentáveis.”