Impactos ambientais são todas as alterações no meio ambiente que resultam de atividades humanas. Alguns deles, como a poluição, o desmatamento, as queimadas e o excesso de lixo trouxeram como resultado impactos negativos, como o aquecimento global.
Acompanhe esse guia e saiba mais sobre quais são os impactos ambientais mais comuns, suas causas e consequências —e o que o iFood tem feito para diminuir esse impacto em sua operação de delivery.
O que são impactos ambientais?
Impactos ambientais são alterações químicas, físicas e biológicas no meio ambiente causadas por matéria ou energia resultante de atividades humanas.
Essas alterações afetam direta ou indiretamente a saúde, a segurança e o bem-estar da população, além das atividades sociais e econômicas, a biota, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
Poluição do ar, desmatamento e contaminação do solo e da água são impactos ambientais negativos de grande magnitude e importância que exigem rápidas transformações.
Impactos ambientais: causas e consequências
Os impactos ambientais negativos estão associados ao desenvolvimento econômico desordenado e sem controle dos recursos naturais e ao aumento desenfreado da população.
Entre as principais causas estão atividades econômicas como mineração, indústrias, aterros sanitários, transportes e construção civil, geração de energia e consumo.
Essas atividades geram consequências como desmatamento, excesso de emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, perdas na fauna e flora e contaminação do solo e da água.
O relatório “Fazer as Pazes com a Natureza”, do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (PNUMA), mostra que doenças causadas pela poluição matam, a cada ano, mais de 9 milhões de pessoas no mundo todo.
Os impactos ambientais para os humanos também impedem o avanço do combate às desigualdades sociais, da fome, da pobreza e do desenvolvimento sustentável.
Tipos de impacto
Há diversos tipos de impactos ambientais, e eles variam conforme valor, ordem, frequência, espaço e abrangência.
Impacto ambiental positivo é aquele que resulta da melhoria de algum aspecto ou parâmetro ambiental. Já o impacto ambiental negativo ou adverso é resultado de ações danosas.
Existem também o impacto ambiental direto ou primário (que ocorre quando há uma relação de causa e efeito) e o indireto (resultado de uma reação secundária de uma ação).
O impacto ambiental local acontece quando a ação prejudica somente o local onde ocorreu, enquanto o impacto ambiental regional se propaga por uma área e suas imediações.
Quanto à duração, o impacto ambiental imediato acontece no momento em que a ação é realizada, e o de médio e longo prazo tem efeito que ocorre um tempo depois da ação. O impacto ambiental temporário dura um tempo determinado, ao passo que o permanente causa danos por bastante tempo.
Quais são os impactos ambientais mais preocupantes?
Impactos ambientais, como vimos, têm colocado o mundo em alerta, gerando consequências como o aquecimento global, mudanças climáticas e perda de biodiversidade.
Exemplos de impactos ambientais negativos são emissão de gases do efeito estufa na atmosfera, contaminação do solo, poluição dos oceanos, queimadas e desmatamento.
Os que mais preocupam organizações, sociedades e governos são a degradação da terra, a perda da biodiversidade e as mudanças climáticas. Para superar as crises que causam os impactos ambientais mais preocupantes atualmente são necessários US$ 8,1 trilhões em investimentos na natureza até 2050.
O dado é do relatório Estado das Finanças para a Natureza, do PNUMA, lançado em 2021. O documento mostra que a perda da biodiversidade custa à economia global 10% da sua produção a cada ano.
Impactos no meio ambiente no Brasil
No Brasil, os principais impactos ambientais são o desmatamento e as queimadas, que têm origem, principalmente, na expansão de terras para uso agrícola.
Em 2021, o País liderou o ranking mundial de desmatamento florestal, segundo a plataforma de monitoramento Global Forest Watch. A perda foi de 1,5 milhão de hectare de bioma.
Mesmo com uma legislação ambiental completa, como Novo Código Florestal Brasileiro, Lei de Crimes Ambientais, Política Nacional de Meio Ambiente e outros, o Brasil desmatou 20% a mais em 2021 na comparação com o ano anterior.
Poluição e impacto
A poluição, de modo geral, é uma das principais causas de impacto ambiental nas últimas décadas, causando perdas de biodiversidade, contaminação, doenças.
Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente, a poluição pode ser definida como a degradação da qualidade ambiental causada por atividades que prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população.
Fenômenos naturais e impactos ambientais: entenda a relação
Fenômenos naturais são acontecimentos não artificiais, ou seja, eles ocorrem sem a interferência humana. Porém, eles podem se agravar pelos impactos ambientais.
É o caso do efeito estufa, fenômeno natural de aquecimento que ocorre na superfície terrestre para reter calor de modo a manter as temperaturas médias.
No entanto, com os impactos ambientais causados pelo excesso de emissão de gases do efeito estufa, como o aquecimento global, o efeito estufa tornou-se um problema ambiental.
7 dicas para diminuir o seu impacto
Para diminuir os impactos ambientais, é necessário colocar em prática uma série de ações, medidas e esforços conjuntos entre governos e sociedade.
Mas, individualmente, também podemos praticar algumas ações que diminuem nosso impacto sobre a natureza. Veja dicas de como você pode fazer isso com medidas simples.
- Separe o lixo reciclável do lixo comum. Leve o lixo “limpo” para recicladoras ou se informe sobre serviços de coleta na sua cidade e/ou bairro;
- Se possível, tenha uma composteira em casa. Resíduos sólidos vegetais, como cascas, sementes e restos de legumes e frutas crus viram um poderoso adubo para plantas;
- Diminua o tempo no banho, desligando o chuveiro entre uma ação e outra. Feche a torneira ao escovar os dentes. E, quando der, reutilize água da máquina de lavar para limpeza doméstica;
- Instale, se puder, painéis de energia solar em sua casa ou no escritório. Essa ação traz ganhos não só ambientais mas também financeiros;
- Dê preferência, sempre que possível, ao transporte coletivo em vez do transporte individual, e também por meios de transporte alternativos;
- Reuse, reutilize e reforme itens e bens duráveis, sempre que der, no lugar de comprar novos;
- Aprenda sobre sustentabilidade, como praticá-la, principais ações e como se engajar.