Nos próximos meses, usuários do Google nos Estados Unidos poderão pesquisar por pratos de comida específicos e encontrar em quais restaurantes próximos eles estão disponíveis, informa o Portal Terra.
O novo recurso foi anunciado pelo próprio Google na última quarta-feira (28) e promete acabar com a dificuldade na busca por restaurantes na plataforma.
Segundo a empresa, a tecnologia consiste em cruzar dados de diferentes fontes, como avaliações, fotos e vídeos dos próprios usuários, com detalhes fornecidos pelos estabelecimentos, como informações do cardápio ou sites.
Além disso, a ferramenta também usa uma inteligência artificial para relacionar as imagens dos pratos com itens do menu de restaurantes e classificar as informações de acordo com a pesquisa e a localização dos usuários.
Outra vantagem do novo recurso é que, agora, será possível clicar nas fotos dos pratos para conferir detalhes sobre preço, ingredientes e outras informações relevantes, como opções vegetarianas ou veganas.
Até agora, os usuários do Google enfrentam problemas ao buscar por pratos específicos na expectativa de encontrar restaurantes próximos que os disponibilizem.
Muitas vezes, os resultados mostram uma lista de restaurantes próximos, mas que não necessariamente têm o prato em questão no cardápio. Para checar essa informação, é preciso que o usuário verifique o cardápio de cada estabelecimento, tornando o processo lento e ineficiente.
We’ve all been there… a food craving you can’t get off your mind. In the coming months you can search for a specific dish, like “soup dumplings near me,” and quickly see what local restaurants offer it, with pictures and reviews — satisfying that craving in no time. #SearchOn pic.twitter.com/E1oDdk3S0z
— Google (@Google) September 28, 2022
Outras inovações da plataforma
A nova ferramenta de busca por alimentos está alinhada ao objetivo do Google de tornar as pesquisas mais “imersivas”, focando mais em imagens e menos em consultas textuais, informa o New York Times.
Mais do que nunca, as páginas de resultados de pesquisas apresentam mais itens de compras, mapas, novos artigos, boletins informativos e anúncios antes de mostrar a emblemática lista de links azuis.
Agora, as buscas dependerão cada vez menos de palavras-chave, priorizando o uso simultâneo de imagens e perguntas. Isso será feito por meio do recurso Multisearch, que ajuda a empresa a se distanciar da necessidade de buscar os termos corretos, podendo recorrer a outras formas de consulta.
Essa função deve chegar ao Brasil, em português, nos próximos meses —ao contrário da busca por pratos, que só tem previsão de lançamento nos Estados Unidos, em inglês.
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