Jovens usam musgo para criar filtro que retém microplásticos

Jovens colombianos vencem prêmio por criar um filtro feito de musgo que retém microplásticos que estão na água; conheça o projeto.

Estudantes colombianos vencem concurso de biodesign usando a natureza para combater a poluição plástica

O musgo, plantinha simples presente em rochas e troncos, já é conhecido por sua capacidade de purificar a água na região da Cordilheira dos Andes. Agora, jovens colombianos descobriram que ele também é capaz de reter microplásticos —e pode fazer parte de um filtro que dá para usar na torneira de casa, informa a Fast Company.

No início de 2022, um grupo de estudantes de design da Universidade dos Andes, em Bogotá (Colômbia), visitou o Parámo, ecossistema responsável por produzir 70% da água doce consumida no país. Lá, se encantaram com as propriedades do esfagno, um tipo de musgo que retém a água da chuva, da névoa e do degelo das geleiras e a armazena no solo para então filtrá-la e liberá-la aos poucos para a planície, pronta para o consumo humano.

Essa capacidade natural do musgo, amplamente encontrado à beira de lagos e riachos, de reter microplástico já era de certa maneira conhecida, mas nunca havia sido aplicada a algo tão cotidiano quanto um filtro d’água. 

O filtro criado pelos estudantes colombianos foi batizado de Mus(t)Go e venceu a edição 2022 do Biodesign Challenge Summit, um programa de educação e competição em biodesign que tem o Google como patrocinador. 

O produto tem uma hélice de aço inoxidável que gira a água de forma que os microplásticos se desprendam, para depois serem retidos pela membrana do musgo, que faz o processo de limpeza. Segundo os inventores, ele retém 80 gramas de microplásticos em dois meses, quantidade equivalente à de 16 cartões de crédito.

O Mus(t)Go ainda não está à venda, e foi idealizado para ser usado em comunidades vulneráveis, onde pode ser acoplado a torneiras e mangueiras. Segundo o site do projeto, a cada 2 meses é preciso fazer a troca do filtro (o produto deve vir de fábrica com 3 peças sobressalentes).

O descarte do filtro usado será feito em local apropriado, numa espécie de sistema drop off. Como o filtro não pode ser reciclado, os alunos agora buscam parceiros de negócio para transformar os resíduos de musgo e microplástico em um produto bioplástico.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas