Nós ou ChatGPT: quem tem a melhor lista de livros de comida?

Compare as duas seleções e veja se a inteligência artificial leva a melhor sobre a sensibilidade humana

No Dia da Biblioteca (9/4), o iFood News trouxe uma seleção de cinco livros de comida para quem gosta tanto de bons pratos como de histórias interessantes. Mas ficamos intrigados: o que será que o ChatGPT, que pode buscar dados em um universo muito mais amplo, recomendaria?

Então perguntamos quais eram os melhores livros de comida que poderia nos recomendar. E a inteligência respondeu com sua clássica “como um modelo de linguagem IA, não tenho preferências pessoais”. E seguiu: “mas aqui estão alguns livros altamente aclamados sobre comida que você pode achar interessantes”. 

A lista de livros de comida do ChatGPT 

“O Dilema do Onívoro”, de Michael Pollan

“Este livro examina a ética e a sustentabilidade de nossas escolhas alimentares e segue a jornada de quatro refeições da fazenda à mesa”, diz a IA. 

“Sal, Gordura, Ácido, Calor”, de Samin Nosrat

“Este livro explora os elementos fundamentais da boa culinária e como usá-los para criar refeições deliciosas.”

“Minha Vida na França”, de Julia Child e Alex Prud’homme

“Este livro é uma autobiografia de Julia Child, que descreve sua vida na França e como se apaixonou pela culinária francesa.”

“Cozinha Confidencial”, de Anthony Bourdain

“Este livro é uma autobiografia de Anthony Bourdain, onde ele compartilha suas experiências e aventuras como chef de cozinha, além de oferecer uma visão honesta e irreverente do mundo das cozinhas profissionais.”

“Cozinha de Estar: Histórias e Receitas”, de Rita Lobo

“Neste livro, a autora brasileira Rita Lobo compartilha histórias de sua vida, além de receitas de pratos deliciosos que podem ser feitos em casa.”

Ao final, o ChatGPT diz: “estes são apenas alguns exemplos dos muitos livros excelentes sobre comida que existem por aí. Há algo para todos os gostos e interesses, desde livros de receitas até memórias alimentares e livros sobre a ciência da nutrição.”

A lista de livros do iFood News

Aparentemente, nós e o ChatGPT temos gostos bastante parecidos sobre literatura culinária. Tanto é que as nossas listas têm um livro e três autores em comum: Julia Child, Michael Pollan e Anthony Bourdain.

Para comparar, a nossa lista foi esta —qual delas você prefere?

“Cozinhar: uma história natural da transformação”, de Michael Pollan

O jornalista Michael Pollan busca compreender a nossa relação ancestral com o fogo, a água, a terra e o ar e como usamos esses elementos para cozinhar ao longo da nossa evolução como seres humanos.

“Minha vida na França”, de Julia Child e Alex Prud’homme

A deliciosa e bem-humorada história da época em que a norte-americana Julia Child viveu em Paris, onde aprendeu as técnicas da culinária francesa —e a lidar com uma cultura bem diferente da sua. 

“Não é sopa”, de Nina Horta

Compilação das deliciosas crônicas de Nina, que transforma em saborosos textos até mesmo os mais aborrecedores acontecimentos cotidianos e traz algumas receitas.

“Como água para chocolate”, de Laura Esquivel

Aqui, receitas típicas do México se misturam à história mágica e trágica da protagonista Tita, especialista em cozinhar pratos que causam os efeitos mais inesperados em quem os prova.

“Em busca do prato perfeito”, de Anthony Bourdain

Narra a jornada do chef Anthony Bourdain, que sai pelo mundo em busca da comida perfeita e prova os alimentos mais esquisitos (como coração de cobra). Em cada parada, ele traz também algumas pitadas da cultura de cada país visitado.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas