Maratona Tech chega à última fase e vai premiar 600 jovens

Após meses de desafios e aprendizados, estudantes de todo o Brasil concluem a gincana de tecnologia

A Maratona Tech, uma espécie de gincana escolar para despertar o interesse dos jovens pela tecnologia, está chegando a sua reta final. A segunda fase terminou no dia 30 de setembro, finalizando as etapas de formação, aprendizado e desafios dos estudantes participantes. Agora o projeto se encaminha para a premiação, marcada para o dia 20 de outubro.

Até aqui, mais de 26 mil alunos de 98 escolas, públicas ou privadas, espalhadas por 13 estados do país, participaram dessa jornada. Com desafios, gincanas e aulas, esses estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental aprenderam sobre tecnologia e foram instigados a assumir protagonismo em seus projetos de vida.

Ao todo, serão entregues 50 medalhas de ouro, 150 medalhas de prata e 400 medalhas de bronze para os estudantes que mais se destacarem. Mentorias com profissionais do mercado e bolsas para continuar os estudos em tecnologia também estão entre os prêmios. Já os 50 professores vencedores receberão reconhecimento do projeto —e todos os participantes que completarem a segunda fase receberão um certificado digital.

A iniciativa é da Associação Cactus, com apoio do Movimento Tech —uma plataforma de investimento social privado em educação que tem como objetivo despertar o interesse, capacitar e empregar pessoas na área da tecnologia. O iFood é um dos patrocinadores, que investiu recursos e se envolveu na construção da maratona, juntamente com empresas e organizações como XP, Vtex, Arco Educação, Buser, Fundação Behring e Telles Foundation.

Etapas da Maratona Tech

A Maratona Tech é uma jornada de aprendizagem focada em despertar o interesse de estudantes pela tecnologia, mesmo quem nunca teve contato prévio com a temática. O projeto foi dividido em duas fases, que tiveram início em maio e foram finalizadas em setembro.

A primeira fase, realizada entre maio e junho, formou professores e levou gincanas e planos de aulas com foco nas profissões do futuro e pensamento computacional desplugado aos alunos. 

Na segunda fase, que terminou em 30 de setembro, os estudantes participaram de uma formação remota, composta por três módulos: projeto de vida e tecnologia; lógica e pensamento em blocos e criação de histórias digitais no Scratch.

Saiba mais sobre a Maratona Tech acessando o site https://maratona.tech/.

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Publicações relacionadas