Iniciativa do iFood de combate à fome e ao desperdício foi um dos vencedores da premiação da Amcham e da Época Negócios
O movimento Todos à Mesa, iniciativa do iFood e da startup de impacto social Connecting Food em parceria com empresas para combater a fome e o desperdício de alimentos, é uma das iniciativas vencedoras do Prêmio ECO Brasil 2022, que reconhece os negócios que desenvolvem as melhores e mais inovadoras práticas de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança).
Essa coalizão de empresas, que já doou 4.000 toneladas de comida, ficou em primeiro lugar na modalidade Práticas de Sustentabilidade da categoria de Processos para Grandes Empresas. A cerimônia de premiação será realizada no dia 28 de julho, em São Paulo.
Os vencedores da 39a edição do prêmio, criado pela Amcham e realizado em parceria com a revista Época Negócios, foram selecionados por um time de 50 jurados e especialistas entre 108 iniciativas inscritas, das quais 28 foram selecionadas.
As doações feitas pelas empresas do Todos à Mesa, lançado em outubro de 2021, já beneficiaram 1,3 milhão de pessoas em todo o país. O movimento é formado pelas empresas Bauducco, Camil, Carrefour, Danone, DPA, iFood, Lopes Supermercados, M. Dias Branco, Nestlé e pela foodtech Connecting Food, especialista em redistribuição de alimentos excedentes.
As empresas que participam do movimento redistribuem alimentos que estão próprios para o consumo humano, mas têm grandes chances de serem desperdiçados, doando-os de forma segura para organizações de combate à fome e bancos de alimentos em 19 Estados.
Em um cenário em que mais de 33 milhões de brasileiros estão em grave insegurança alimentar, o movimento tem o importante papel de conscientizar sobre o desperdício de alimentos e promover o engajamento de mais empresas.
Avanços em ESG
Desde sua criação, em 1982, o Prêmio ECO recebeu mais de 3.000 projetos de sustentabilidade, dos quais 363 foram premiados em reconhecimento ao comprometimento das empresas com o tema da sustentabilidade.
“Ao analisar os projetos desta edição, pudemos observar grandes tendências, entre elas um movimento muito forte de parceria entre empresas de diferentes segmentos, ou mesmo concorrentes, com o objetivo de endereçar temas complexos da agenda ESG, como o combate ao desperdício de alimentos e a violência doméstica”, anunciaram os organizadores do prêmio.
Outro ponto em que as empresas avançaram, segundo a organização, foi na criação de projetos para zerar a emissão de gases do efeito estufa, com metas e indicadores considerados arrojados.
Ao longo dos anos, o Prêmio Eco ganhou reconhecimento pela antecipação de tendências e por sua influência positiva no comprometimento das empresas com os desafios da sustentabilidade.