Boa notícia para quem quer aprender e ensinar sobre diversidade nas escolas: estudantes e professores da rede pública de todo o Brasil agora têm acesso gratuito a um itinerário formativo de direitos humanos focado nesse tema.
Um novo material didático, voltado para o Ensino Médio, está disponível na plataforma AprendiZAP, criada pela Fundação 1Bi para entregar conteúdo para estudantes e docentes via WhatsApp, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Fundação 1Bi é uma instituição social apoiada pelo Grupo Movile e pelas empresas investidas por ele (entre elas, o iFood).
Os itinerários formativos são a grande novidade da reformulação do currículo do Ensino Médio. A partir de 2022, o currículo escolar deve incluir matérias eletivas na formação dos estudantes, e o itinerário é o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo que eles poderão seguir de acordo com a sua aptidão e vocação, com a opção de focar em uma área do conhecimento (como matemática, ciências da natureza e ciências humanas) ou em uma formação técnica e profissional.
O itinerário formativo elaborado pela 1Bi e pela TODXS (ONG que promove a inclusão de pessoas LGBTQIAP+) vai abordar temas como diversidade corporal, direitos humanos e questões de gênero, preconceito contra pessoas LGBTQIAP+, igualdade racial, inclusão de pessoas com deficiência, pessoas transgênero e saúde mental.
Como acessar o AprendiZAP | Direitos Humanos
Esse conteúdo foi criado para apoiar professores e estudantes nesse período de mudanças curriculares do Ensino Médio e oferecer trilhas formativas com atividades, vídeos e exercícios didáticos que explicam os temas em linguagem acessível.
“Percebemos que professores com quem conversamos estavam com dificuldade de encontrar materiais desenvolvidos para o Novo Ensino Médio, com o recorte de itinerário formativo. Quando encontravam, eram planos de aula difíceis de serem adaptados para o contexto escolar”, afirma Bianca Silva, professora e analista de conteúdo do AprendiZAP.
Um exemplo: apenas 26% das instituições de ensino têm projetos para falar de homofobia em sala de aula, e só em 16% há um plano para abordar o machismo segundo o Anuário Brasileiro de Educação Básica de 2021. E pouco menos da metade (48%) das escolas discute o racismo.
O material de estudo sobre diversidade criado pela Fundação 1Bi e pela TODXS está disponível no AprendiZAP. Para iniciar a conversa com o bot e receber os materiais, basta enviar um “Oi” para o número (11) 97450-6763 e conversar com o robozinho.
O AprendiZAP conta com mais de 1.500 aulas prontas e exercícios disponíveis, todos gratuitos. Os conteúdos, disponibilizados em diversos formatos (pdf, vídeo, imagens, texto), já foram utilizados por 100 mil professores e 450 mil alunos.