Saiba como usar essa habilidade para melhorar a sua comunicação no dia a dia
Qual a diferença entre ouvir e escutar? Ouvir é um processo mecânico e involuntário que envolve o sentido da audição, ou seja, não é necessário ter intenção para que essa ação aconteça. Já escutar é diferente: requer interesse pelo que se está ouvindo.
A escuta é uma das soft skills, ou habilidades interpessoais, mais importantes que alguém pode desenvolver. A forma de se posicionar quando outra pessoa está falando tem um impacto muito grande na criação de conexões e nos relacionamentos. Quando o assunto é comunicação no ambiente de trabalho, uma boa escuta pode significar melhores resultados nas entregas e contribuir para um clima mais colaborativo entre as pessoas.
O que é escuta ativa?
A escuta ativa é uma forma de ouvir com atenção o que alguém está falando, sem julgamentos nem interrupções, com o objetivo de realmente compreender e refletir sobre o que está sendo dito. Isso não significa concordar com tudo que a outra pessoa diz, e sim manter a mente aberta para assimilar com empatia o conteúdo da fala.
Escutar ativamente é benéfico para todos os envolvidos: a pessoa que fala se sente valorizada e motivada a transmitir sua mensagem e quem ouve tem um melhor entendimento para poder expressar uma opinião. Esse é um aspecto muito importante para conversas e até mesmo discussões bem-sucedidas, seja em casa, no trabalho, ou em momentos de socialização.
Como praticar a escuta ativa
Existem algumas estratégias simples de escuta ativa que podem ser incorporadas no processo de comunicação. Confira 4 dicas para você praticar:
Demonstre estar prestando atenção
Fazer contato visual e se posicionar de frente para quem está falando são ótimas formas de deixar a pessoa saber que você está prestando atenção nela. A linguagem corporal também pode contribuir: mantenha o corpo relaxado, sem cruzar os braços ou pernas.
Evite interromper
Por mais que você tenha algo a dizer, é importante ter paciência e aguardar a outra pessoa terminar de falar para fazer comentários. Interrupções são frustrantes para quem está tentando se comunicar e podem passar a sensação de que você não considera importante o que está ouvindo.
Reforce o que é dito e faça perguntas
Fazer perguntas relacionadas ao conteúdo da conversa ou que estimulem a pessoa a explorar mais o que está falando demonstra um interesse genuíno pelo assunto. Repetir o que a pessoa disse e confirmar que você compreendeu também é um meio de participar da conversa sem sobrepor sua opinião.
Reflita sobre o que o outro disse
Não se preocupe em formular o que vai dizer em seguida, enquanto a pessoa está falando. A prioridade deve ser manter o foco no que está escutando e refletir sobre o conteúdo da conversa para, então, construir sua opinião a respeito ou entregar uma resposta.
Aperfeiçoar a capacidade de ouvir é o primeiro passo para fortalecer suas relações. Para desenvolver a habilidade da escuta ativa, que tal treinar e incorporar hábitos como esses na sua comunicação do dia a dia?