Quem é o dono do iFood? Conheça a história e a operação da empresa

Preparamos um FAQ que conta como o negócio nasceu e como funciona seu modelo de delivery

Muita gente se pergunta quem é o dono do iFood. Afinal, trata-se de uma empresa brasileira de tecnologia que se tornou referência em delivery na América Latina —e chegou a 2023 entregando mais de 120 milhões de pedidos por mês em todo o Brasil. 

Seu modelo de negócio é bem diferente dos tradicionais. O iFood é uma plataforma digital, ou seja, usa a tecnologia para conectar consumidores, entregadores, restaurantes e varejistas e levar refeições e compras à casa dos clientes.

Essa plataforma hoje tem mais de 400 mil estabelecimentos cadastrados e 400 mil entregadores conectados em mais de 1.500 cidades em todo o Brasil.  

Quer saber mais sobre o que é o iFood? Neste FAQ vamos responder às dúvidas mais frequentes das pessoas sobre a história da empresa, quem é o fundador do iFood e como é seu modelo de operação. 

O que é o iFood?

Uma empresa brasileira de tecnologia especializada em delivery online. Como uma plataforma digital, seu objetivo é conectar, com simplicidade e praticidade, milhões de consumidores a restaurantes, varejistas e entregadores. Mas essa não é a única definição sobre o que é o iFood.

Além da entrega de refeições, o iFood investe no delivery de mercado e em fintech, por exemplo com o iFood Benefícios. 

Dessa forma, a empresa pretende liderar a digitalização do universo da alimentação e contribuir para que todos se beneficiem das oportunidades geradas pela Nova Economia. 

Isso porque o iFood enxerga a tecnologia como meio de melhorar a vida das pessoas e tornar as relações entre consumidores, entregadores e estabelecimentos parceiros cada vez mais produtivas. 

Uma das principais empresas de Nova Economia do país, o iFood movimenta 0,43% do PIB nacional e gera cerca de 730 mil postos de trabalho, aponta um estudo realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com dados de 2020. Só para entregadores, a empresa movimenta cerca de R$ 2 bilhões de renda por ano.

Quem é o dono do iFood?

Desde 2022, a Movile detém o controle acionário do iFood. 

A empresa já era acionista majoritária da empresa, e em novembro adquiriu a fatia restante (33,3%) da então acionista minoritária, a Just Eat Holding Limited.  

Quem criou o iFood?

O iFood foi fundado por três sócios. Quem criou o iFood foram Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante em 15 de maio de 2011, em São Paulo (SP). Então, no começo, o trio era o dono do iFood.

Inicialmente, a empresa era um guia impresso de cardápios chamado Disk Cook, e os pedidos eram feitos por meio de uma central telefônica. 

Em 2012, foram lançados o site e o aplicativo para dispositivos móveis (sistemas Android e iOS). No ano seguinte, a empresa recebeu investimentos da Movile, grupo brasileiro criado no fim dos anos 1990 por Fabricio Bloisi —atual presidente da empresa— e que investe em negócios na área de tecnologia.  

Como funciona o iFood?

Como uma plataforma que viabiliza o delivery de alimentos, bebidas, itens de farmácia e produtos para animais de estimação ao conectar consumidores, estabelecimentos comerciais e entregadores.

É possível baixar gratuitamente o app do iFood em qualquer smartphone, criar um cadastro e, a partir dali, filtrar os estabelecimentos por localização, valor da entrega e tipo de produto. 

Essa operação também pode ser feita pelo desktop. 

Modelos de operação iFood

A empresa possui dois modelos de operação:

Marketplace

É o modelo utilizado em 61% das vendas feitas no app do iFood. 

Nesse formato, as entregas são feitas pelos estabelecimentos, que possuem entregadores próprios ou de terceiros, sem relação com o app do iFood. Por isso, são os restaurantes e mercados que definem a taxa de entrega e gerenciam seus entregadores.

Full service (ou Entrega Parceira)

São as entregas feitas pelos entregadores e entregadoras cadastrados na plataforma do iFood —o modelo é usado em 39% das vendas no app.

Nesse modelo, é o iFood que se encarrega da inteligência logística para alocar entregadores  e definir a taxa e o tempo de entrega.

O iFood é brasileiro?

Sim, o iFood é uma empresa brasileira, e por isso investe também no desenvolvimento de tecnologias nacionais. O fundador do iFood foi o trio de sócios Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante, os primeiros donos do iFood. Na época, chamava Disk Cook), e depois a empresa recebeu, em 2013, investimentos da Movile, grupo brasileiro criado no fim dos anos 1990 por Fabricio Bloisi.  

Esse conteúdo foi útil para você?
SimNão

Indíce

Chefs renomados fazem curadoria exclusiva para o app do iFood e sugerem pratos requintados para os clientes
A diversidade de uma capital que cresceu com a imigração se reflete na sua gastronomia e na programação de aniversário – saiba mais
Empresa aumenta valor mínimo da diária; teto a ser pago em caso de afastamento por acidente pode chegar a R$ 3.000
Pesquisa Ipsos-Ipec apresentada no Fórum Econômico Mundial 2026 mostra como essa plataforma financeira alavanca o desenvolvimento econômico de PMEs