Abrir a roda e trazer mais mulheres para a tecnologia é o tema do Dia Internacional das Mulheres para a ONU Mulheres, que até o dia 17/3 debate como empoderar jovens e adultas e alcançar a igualdade de gênero também nessa área, seguindo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5.
No mundo todo, há mais mulheres do que homens no ensino superior, mas o quadro se reverte na área de STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática). Nesse caso, as jovens representam 35% dos alunos —e 3% dos estudantes de TIC (tecnologias da informação e comunicação), segundo estudo da ONU Mulheres.
No Brasil, as mulheres também são minoria na área de tecnologia, mas vêm ganhando terreno nos últimos anos. Entre profissionais contratados no setor de TIC (Hardware, Software, Serviços e Comércio) em 2021, 38,6% eram mulheres —um avanço em relação ao número de 2020, que foi de 32,6%, de acordo com um estudo da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação).
Um dos maiores desafios, segundo a associação, é mudar também a qualidade dessas contratações, pois as mulheres ainda estão mais presentes nas áreas de suporte do que nas técnicas.
Segundo o levantamento, elas continuam dominando em áreas como Administrativo, Financeiro e RH (onde ocupam 63% dos cargos), vendas e marketing (52%), mas são minoria nas áreas de TIC, P&D e Engenharia (20%) e serviços industriais (30%).
Bolsas do Potência Tech para mulheres
Uma das maneiras de aumentar a presença das mulheres nos cargos mais técnicos é capacitar mais delas para chegarem lá. E esse é o foco do Potência Tech, a plataforma criada pelo iFood em 2021 para apoiar a formação de profissionais, especialmente dos grupos sub-representados na área, como as mulheres.
Hoje, 37% das pessoas inscritas no Potência Tech são mulheres, e a condição de igualdade é um fator que o programa quer desenvolver.
Em março, o programa oferece 415 bolsas de estudo exclusivas para mulheres. Já estão abertas as inscrições para 375 vagas do curso de Programação Web para Iniciantes, em parceria com a WoMakers Code (até 13/3 no site do Potência Tech).
No dia 13 de março, serão abertas as inscrições para outras 40 vagas, as do curso Imersão na Linguagem Javascript, em parceria com a Reprograma (inscrições de 13/3 a 13/4, também no site do Potência Tech).
Além dessas bolsas, em março o Potência Tech oferece outras 10 mil bolsas para grupos sub-representados (mulheres cis ou trans, homens trans, pessoas pretas, pardas, amarelas ou indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência) e/ou pessoas com renda familiar de até R$ 2.000 por pessoa.
E o iFood apoia a realização do Encontro Mulheres e Carreira em Tecnologia, da Womakers Code, maior comunidade de tecnologia formada por mulheres da América Latina.
No evento, mulheres relevantes na área de tecnologia vão debater assuntos como Inteligência Artificial, DevOps, Testes e Cloud Computing, entre outros.
Formação para a promoção
Em 2021, Éslin Makicine Martins, 27 anos, participou de um bootcamp (curso de imersão intensiva) na linguagem de programação Back-end Java por meio do Potência Tech.
“Eu trabalhava como desenvolvedora havia um ano, mas atuava com uma linguagem que não tinha muita utilização no mercado”, conta Éslin. “Então busquei o bootcamp como forma de me aprofundar em uma linguagem de programação em alta para conseguir uma nova oportunidade na área.”
Depois do bootcamp, ela passou a atuar como engenheira de software. Para Éslin, apesar de a presença de mulheres em tecnologia ainda ser reduzida, o quadro vem melhorando. “Muitas empresas buscam cada vez mais promover iniciativas para fortalecer o protagonismo feminino na área”, diz.
Serviço
Programação Web Para Iniciantes
375 vagas
Inscrições: até 13/3 no site do Potência Tech
Carga horária: 35 horas
Veja aqui o conteúdo
Imersão Na Linguagem Em Javascript
40 vagas
Inscrições: de 13/3 a 13/4
Carga horária: 240 horas
Veja aqui o conteúdo do curso
Encontro Mulheres e Carreira em Tecnologia
Quando: 18/3, das 8h30 às 18h
Onde: Teatro da Faculdade IBMEC, em São Paulo
Confira aqui a programação das palestras
Se interessou pelo assunto? Saiba também como a tecnologia pode impulsionar negócios