O uso da bicicleta para entregas no delivery é uma opção acessível, economicamente viável, não poluente e traz ainda mais autonomia e flexibilidade para qualquer pessoa que queira fazer uma renda extra, desde que seja maior de 18 anos. Diariamente, os entregadores que utilizam a bicicleta também passam por diferentes situações e específicas desse modal – sejam no percurso do pedido, operacionais do aplicativo, ou mesmo com os estabelecimentos e clientes. Com o propósito de promover ainda mais interação e melhorias na experiência desse parceiro, o iFood criou o programa Let’s Bike.
A iniciativa surgiu como uma oportunidade para que diferentes grupos e pessoas da própria empresa possam ter ativamente e na prática essa vivência e, com isso, pensar em novas propostas e soluções para aprimorar o dia a dia do parceiro que faz entregas com bicicleta. Três turmas já participaram com mais de 30 pessoas de diferentes áreas, entre elas produtos, tecnologia, logística, políticas públicas, entre outras. A ideia é que, mensalmente e ao longo de todo o ano, mais de 100 pessoas possam participar.
“Esse é mais um projeto 100% centrado no entregador. Queremos ampliar a familiaridade com o aplicativo sob diferentes olhares e perspectivas, entendendo os desafios dos entregadores no dia a dia, com empatia, para sempre diagnosticar melhorias em que cada um possa levar para a sua área específica”, diz Carolina Teixeira, responsável pela organização do projeto Let’s Bike.
Resultados e Melhorias
Todos os relatos e apontamentos dos participantes do programa Let’s Bike são compilados em uma pesquisa. Existe um time de produtos que é responsável pelas melhorias na experiência do entregador, e entende quais são as principais dificuldades e pontos de atenção que mais se repetem na experiência, e que podem entrar no planejamento de ações da empresa.
O Let’s Bike é adicional e complementar aos feedbacks e pesquisas realizadas diretamente com os entregadores Mensalmente é feita uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score) para colher percepções, sentimentos e informações da experiência de todos os parceiros, além de ter um time focado em escutar – chamado “Voz do Entregador”, que realiza pesquisas semanais de satisfação com o entregadores, e organiza fóruns junto com times operacionais para dar direcionamentos rápidos e estratégicos às principais demandas.
Uma das melhorias já promovidas foi a revisão periódica de rotas, com o intuito de trazer mais qualidade para a realidade do entregador de bicicleta, seja em trechos mais curtos e com menos ladeiras – com a redução para pedidos de no máximo 3 km (antes era 5 km). Essa análises também ajudam a distribuir melhor os pontos de apoio, em regiões que unem densidade de pedidos com localização facilitada para quem usa o Pedal.
Além disso, para os entregadores de bicicleta dentro do próprio iFood Pedal, também existe o grupo “Girando ideias”, que ocorre semanalmente e busca colher opiniões, que são discutidas juntos com os próprios entregadores para promover melhorias para o projeto iFood Pedal.
Experiência na prática
Para passar pelo programa Let’s Bike, é necessário instalar o app do entregador, fazer o cadastro de perfil (neste caso com a seleção do modal de bicicleta) e verificações de segurança da conta, e por último realizar pelo whatsapp o curso Pedal Responsa para desenvolvimento pessoal. A trilha formativa online é composta por cinco vídeos que abordam conteúdos sobre o Uso das Bicicletas Elétricas, Pedalar com Segurança, Cuidados com Saúde e Prevenção de COVID-19, e Comunicação na Entrega. Ao finalizar, é enviado um certificado de conclusão, que também dá direito a receber um kit personalizado com mochila, squeeze, camiseta UV, capacete, jaqueta e power bank.
Todo o processo é exatamente o mesmo que os entregadores bike precisam fazer para ter sua conta. Também é possível se cadastrar no iFood Pedal – programa de bikes compartilhadas do iFood, lançado há pouco mais de um ano em parceria com a Tembici, empresa de tecnologia referência em micro mobilidade e soluções para espaços urbanos, em que são disponibilizados planos de assinaturas que dão acesso a bicicletas elétricas, por exemplo, e funcionam como ponto de apoio para descanso. Atualmente estão disponíveis estruturas do iFood Pedal em seis cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Porto Alegre e Salvador.
Em um dia de experiência, todos os participantes recebem rotas e saem para fazer as entregas.
Leia mais:
Como o iFood ajuda você a reduzir seu impacto ambiental
Por que o futuro das grandes cidades é a multimodalidade
Conheça 6 modais não poluentes que estão em alta nas cidades
Mobilidade urbana sustentável: o que é, importância e principais soluções